Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto cria plataforma para integrar universidades e pequenos municípios
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Projeto cria plataforma para integrar universidades e pequenos municípios
Nacional

Projeto cria plataforma para integrar universidades e pequenos municípios

5 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

26/06/2025 – 18:46  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Baldy: acesso a soluções inovadoras será facilitado

O Projeto de Lei 4671/24, do deputado Adriano do Baldy (PP-GO), institui a Plataforma de Integração de Municípios e Universidades (Plimu) para promover o desenvolvimento sustentável de municípios com até 50 mil habitantes por meio da cooperação com universidades e centros de pesquisa. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Entre os objetivos da iniciativa estão:

  • estimular a cooperação entre universidades, centros de pesquisa e municípios para a criação de soluções inovadoras que atendam a demandas locais;
  • oferecer programas de capacitação para gestores públicos municipais; e
  • facilitar o acesso de pequenos municípios a recursos acadêmicos e soluções inovadoras por plataforma digital que conecte universidades e municípios.

Um comitê nacional com representantes dos ministérios da educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovações, além de associações de municípios e universidades e centros de pesquisa, fará a gestão da Plimu. Além de universidades e pequenos municípios, órgãos do governo federal participarão da Plimu com recursos financeiros e suporte técnico, incluindo a alocação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento Local (FNDEL).

As informações da iniciativa ficarão em uma plataforma digital com as soluções, projetos e pesquisas para facilitar o acesso dos municípios às informações e permitir o compartilhamento de boas práticas.

De acordo com Baldy, pequenos municípios frequentemente enfrentam desafios de gestão pública eficiente, inovação tecnológica e solução de problemas estruturais, por falta de recursos financeiros e técnicos. “Ao disponibilizar soluções práticas e adaptadas às realidades locais, a Plimu potencializa o uso de recursos acadêmicos para o desenvolvimento sustentável dos municípios”, disse.

O projeto, segundo Baldy, busca fomentar a capacitação dos gestores municipais, permitindo acesso às melhores práticas de administração pública, com o apoio de consultorias técnicas e programas de treinamento. “Com a criação de uma plataforma digital integrada, o acesso a soluções inovadoras será facilitado, garantindo maior transparência e agilidade na implementação dos projetos”, afirmou o deputado.

Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Ciência, Tecnologia e Inovação; de educação; de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania.

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto regulamenta atuação dos bancos comunitários no Brasil
Próximo artigo Livros e revistas jurídicas da PGE-AM vão integrar acervo da Biblioteca do Congresso Americano

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova dispensa de autorização de prefeitos para obras do Minha Casa, Minha Vida

7 horas atrás

Comissão aprova prioridade de saneamento em áreas de preservação ambiental

7 horas atrás

Cancelado debate sobre atuação do crime organizado no sistema financeiro

7 horas atrás

Deputados destacam desafio climático global no primeiro dia da COP30, em Belém

7 horas atrás

Comissão aprova projeto que reforça garantia de locadores com caução registrada em imóvel

9 horas atrás

Hugo Motta defende união institucional contra o crime organizado

9 horas atrás

Comissão mista vota nesta terça-feira a MP do Plano Brasil Soberano

10 horas atrás

Líder do PT critica mudanças no projeto antifacção; relator diz que busca eficiência da polícia

11 horas atrás

Comissão aprova nova regra para financiamento às escolas de educação especial

11 horas atrás

Comissão aprova medidas para incentivar acessibilidade em aplicativos de transporte e entrega

12 horas atrás

Comissão aprova projeto que permite falta semanal ao trabalho para acompanhar cônjuge em tratamento de câncer

16 horas atrás

Comissão aprova inclusão em lei de obrigatoriedade de certificação de produtos para a saúde de alto risco

16 horas atrás
Audiência debate valorização dos servidores do MPU e fortalecimento da justiça
Comissão aprova uso de tecnologias da informação contra transtornos cognitivos em pessoas idosas
Comissão aprova programa nacional para qualificar e apoiar microempreendedores individuais
Comissão debate atividades da Confederação Brasileira do Desporto Universitário
Motta: Marco Legal de Combate ao Crime Organizado preserva proposta do governo e endurece penas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?