Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto cria plataforma digital pública para receber denúncias de crimes ambientais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Projeto cria plataforma digital pública para receber denúncias de crimes ambientais
Nacional

Projeto cria plataforma digital pública para receber denúncias de crimes ambientais

4 semanas atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

19/02/2026 – 17:03  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Amom Mandel: o projeto contribui para a aplicação da Lei de Crimes Ambientais

O Projeto de Lei 6303/25 cria a Plataforma Nacional Guardiões da Floresta, um sistema digital público para que qualquer pessoa denuncie e acompanhe casos de desmatamento, queimadas, poluição e outros crimes ambientais. O objetivo é facilitar a participação popular na proteção das florestas brasileiras, com foco na Amazônia Legal. A Câmara dos Deputados analisa a proposta.

A plataforma será composta por:

  • aplicativo gratuito para enviar denúncias com fotos, vídeos, descrição do problema e localização exata do fato (georreferenciamento).
  • painel digital que reúne as informações e as compartilha em tempo real com os órgãos responsáveis.
  • treinamento de agentes comunitários ambientais, em parceria com universidades e institutos federais.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima coordenará a execução do programa em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a polícia Federal e os governos locais.

Segurança e Financiamento
Os dados coletados farão parte do Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente (Sinima) e servirão para subsidiar investigações e orientar políticas públicas de combate ao desmatamento. A coleta das informações deverá seguir as normas da Lei Geral de Proteção de Dados, que protege os dados pessoais dos cidadãos.

Para custear a iniciativa, o texto prevê o uso de dotações orçamentárias da UNIÃO, recursos do Fundo Amazônia e do Fundo Nacional do Meio Ambiente, além de parcerias com empresas de tecnologia e organismos internacionais.

O autor da proposta, deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), afirma que a iniciativa moderniza o combate a crimes ambientais ao promover a integração entre o poder público e quem vive na floresta.

“O projeto contribui para a aplicação da Lei de Crimes Ambientais porque facilita a identificação de crimes e torna mais rápido o encaminhamento de denúncias para as autoridades competentes”, acrescentou.

Próximas etapas
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcia Becker

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Toada Kids leva itens mirins e programação infantil ao Largo de São Sebastião em 22/02 no Carnaval na Floresta 2026
Próximo artigo Cinema de Arte exibe três curtas de Fábio B. Reis no Cine Teatro Guarany nesta sexta

Mais notícias desta categoria

Câmara aprova projeto que obriga companhias aéreas a dar assistência a familiares de vítimas de acidentes

5 horas atrás

Congresso promulga nesta terça-feira o acordo entre Mercosul e União Europeia

21 horas atrás

CPMI do INSS cancela oitiva de ex-presidente da Contag marcada para esta segunda-feira

2 dias atrás

Comissão aprova sala exclusiva no IML para atender crianças e adolescentes vítimas de violência

5 dias atrás

Comissão debate proposta que pune com mais rigor atraso em entregas do Minha Casa, Minha Vida

5 dias atrás

CPMI vota convocação de Campos Neto e ouve depoimentos

6 dias atrás

Comissão ouve ministro de Minas e Energia nesta quarta-feira

7 dias atrás

Plenário pode votar projetos sobre violência contra a mulher e proteção de direitos

7 dias atrás

CPMI do INSS cancela depoimento do ex-sócio de Daniel Vorcaro

7 dias atrás

Comissão mista debate estatísticas sobre violência contra a mulher; participe

7 dias atrás

Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado

1 semana atrás

Deputados podem votar projetos de proteção e saúde das mulheres

1 semana atrás
Leis aprovadas pelo Congresso em 2025 ampliam direitos das mulheres e reforçam combate à violência
Cancelada reunião da CPMI do INSS desta quinta-feira
Comissão sobre PEC da Segurança Pública analisa relatório hoje
Câmara aprova regras para denominação de produtos lácteos e carnes
CPMI do INSS ouve presidente da Dataprev nesta segunda-feira
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?