Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Projeto cria nova lei sobre educação ambiental nas escolas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Projeto cria nova lei sobre educação ambiental nas escolas
Nacional

Projeto cria nova lei sobre educação ambiental nas escolas

7 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

24/03/2025 – 17:56  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Max Lemos, autor da proposta

O Projeto de Lei 4820/24, em análise na Câmara dos Deputados, cria uma nova lei sobre educação ambiental nas escolas. Atualmente, o tema é regulamentado pela Lei 9.795/99, que criou a Política Nacional de educação Ambiental.

O projeto reforça a obrigatoriedade da inclusão, de forma transversal, da educação ambiental integrada nos currículos da educação básica de escolas das  redes pública e privada de ensino.

Autor da proposta, o deputado Max Lemos (PDT-RJ) afirma que “a educação ambiental é uma ferramenta essencial para a formação de cidadãos mais conscientes, capazes de compreender a importância da preservação ambiental e de adotar práticas sustentáveis no dia a dia”.

“Além disso, a inserção de temas como reciclagem, sustentabilidade e proteção de recursos naturais reforça o compromisso do Brasil com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e com a transição para uma sociedade mais equilibrada e resiliente”, explica o parlamentar.

Segundo a proposta, os conteúdos deverão abranger temas como sustentabilidade; reciclagem e reaproveitamento; proteção dos recursos naturais; e mudanças climáticas. A abordagem deverá ser multidisciplinar e contemplar atividades práticas, com a participação da comunidade escolar.

Ainda de acordo com o texto, caberá ao Poder Executivo regulamentar os padrões mínimos para os conteúdos programáticos de educação ambiental; oferecer formação continuada para professores sobre temas ambientais; e estimular parcerias entre escolas, órgãos ambientais e organizações não governamentais para o desenvolvimento de projetos conjuntos. 

Prioridades e recursos
Segundo o projeto, na implementação da medida, deverão ser priorizadas escolas localizadas em áreas de maior vulnerabilidade socioambiental; iniciativas que integrem tecnologias digitais para ensino ambiental; e programas que promovam a troca de experiências entre escolas de diferentes regiões. 

Os recursos necessários para a execução da lei, se aprovada, serão provenientes do Orçamento Geral da UNIÃO; de fundos voltados à educação e ao meio ambiente; e de parcerias com organismos internacionais e setor privado.

Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de educação; de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, tem que ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Lara Haje
Edição – Pierre Triboli

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura capacita servidores para qualificar atendimento a usuários com hipertensão e complicações crônicas
Próximo artigo Revogação da Lei de Alienação Parental tem apoio de parlamentares de espectros políticos opostos

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova projeto que garante a crianças e adolescentes acesso à saúde mental no SUS

2 horas atrás

Comissão aprova projeto que prevê punição para uso indevido de veículos dos conselhos tutelares

2 horas atrás

Comissão debate mobilidade urbana na perspectiva da mulher

2 horas atrás

Seminário debate atualização dos limites da tabela do Simples Nacional

2 horas atrás

Comissão debate programas sociais das Forças Armadas voltados ao esporte

2 horas atrás

Comissão aprova estabilidade temporária ao trabalhador que doa órgão ou tecido

2 horas atrás

Relator propõe ampliar licença-paternidade com pagamento pelo INSS; ouça

2 horas atrás

Comissão debate exigências para acesso ao crédito rural

2 horas atrás

Cancelado debate sobre medidas de fiscalização de empresas de apostas on-line

2 horas atrás

Comissão aprova projeto que prevê aviso do GPS sobre locais com alta criminalidade

3 horas atrás

Grupo de trabalho divulga os debates que resultaram na proposta de reforma administrativa

3 horas atrás

Comissão discute pagamentos acima do teto remuneratório no serviço público

4 horas atrás
Comissão aprova projeto que proíbe corte de árvore de erva-mate produtora de semente
Comissão aprova projeto que criminaliza uso de IA para produzir pornografia infantojuvenil
CCJ aprova fim do sigilo de processos administrativos da ANTT e da Antaq
Comissão aprova incluir na CLT a obrigatoriedade de exame oftalmológico dos empregados
Ganhos com exploração de petróleo não se traduzem em desenvolvimento, afirmam debatedores
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?