Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Projeto considera uso indevido do serviço de telecomunicações disparo massivo de chamadas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Projeto considera uso indevido do serviço de telecomunicações disparo massivo de chamadas
Nacional

Projeto considera uso indevido do serviço de telecomunicações disparo massivo de chamadas

2 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

30/06/2025 – 16:19  

Mario Agra / Câmara dos Deputados

Deputado Murilo Galdino, autor do projeto de lei

O Projeto de Lei 1003/25 altera a Lei Geral de Telecomunicações para incluir o direito de o usuário não receber chamadas indevidas de telemarketing, caso o requeira, e para considerar como uso indevido de serviço de telecomunicações o disparo massivo de chamadas em volume superior à capacidade humana de atendimento e comunicação.

De acordo com o texto em análise na Câmara dos Deputados, as prestadoras de serviços de telefonia deverão identificar e bloquear, pelo período de 60 dias, os números de empresas que gerarem ao menos 1 mil chamadas em um dia e em que o total de chamadas curtas represente 30% ou mais do total de chamadas. 

A proposta considera chamadas curtas aquelas não completadas por qualquer motivo ou destinadas à caixa postal e, quando completadas, desligadas pelo originador ou pelo destinatário em até 6 segundos. As operadoras também estarão sujeitas às demais penalidades já previstas na lei, incluindo advertências e multas. 

Regulamentação tolerante
Autor do projeto, o deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB) cita números da Agência Nacional de telecomunicações (ANATEL), mostrando que o telemarketing abusivo é responsável por realizar mais de 1 bilhão de chamadas por mês no Brasil.

“Considerando que a quantidade de linhas telefônicas é maior do que a população brasileira, o número de chamadas reportado equivale a que cada brasileiro tenha recebido ao menos cinco ligações abusivas por mês”, disse. “Isso ocorre apesar das iniciativas como o naomeperturbe.com.br, onde o usuário cadastra o seu telefone para não receber chamadas de telemarketing, ou das regulamentações emitidas pela ANATEL”, acrescentou.

Para o parlamentar, essa prática indevida ocorre pelo fato de a regulamentação do órgão regulador ser demasiadamente tolerante. A regulamentação (Despacho Decisório 22/24) da ANATEL determina o bloqueio da empresa por 15 dias quando ultrapassar o limite de 100 mil ligações por dia e 85% destas forem de menos de 6 segundos de duração.

Assim, Murilo Galdino buscar trazer para a lei os dispositivos que considera pertinentes no despacho, alterando os limites para 1 mil ligações por dia e permitindo que, no máximo, 30% das chamadas originadas não completadas sejam curtas. “Em complemento, determinamos que a suspensão das empresas infratoras passe a ser de 60 dias”, concluiu.

Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Comunicação; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto regulamenta comercialização de produtos e serviços Halal no Brasil
Próximo artigo Moradores do São Raimundo celebram chegada do asfalto

Mais notícias desta categoria

Comissão debate instalação de portos secos no Brasil

2 horas atrás

Frente parlamentar Brasil-ASEAN participa de assembleia-geral na Malásia

3 horas atrás

Comissão discute a PEC da Segurança com o ministro da Justiça

3 horas atrás

Comissão aprova meia-entrada para acompanhante de pessoa idosa

3 horas atrás

Comissão discute relação entre ufologia, segurança e transparência

3 horas atrás

Comissão aprova projetos que beneficiam pessoas com transtorno do espectro autista

4 horas atrás

Comissão aprova projeto que proíbe o uso do termo “elefantíase” em documentos públicos

4 horas atrás

Câmara debate adesão de municípios de MG e ES a programa de indenização por desastre ambiental

4 horas atrás

Câmara autoriza a realização de concurso público para analista legislativo e técnico legislativo

5 horas atrás

Comissão aprova regras para comércio de narguilé no Brasil

6 horas atrás

Comissão aprova projeto que impede uso do princípio da insignificância em crimes contra mulher

6 horas atrás

Seminário aponta desafios da exploração de minerais críticos e estratégicos no Brasil

6 horas atrás
Comissão de Direitos Humanos aprova política de fomento à produção cultural negra
Comissão aprova projeto que incentiva hortas escolares e coletivas
Comissão aprova dedução do IR de gastos com cuidador de pessoa com deficiência
Comissão aprova projeto que obriga planos de saúde a fornecerem carteiras físicas para usuários
Comissão aprova inclusão da violência religiosa entre os tipos de violência psicológica contra a mulher
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?