Projeto Ater Digital realizou capacitações e oficina de avaliação final na comunidade indígena Açaituba.
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) desenvolveu, ao longo do ano, trabalhos de assistência técnica e extensão rural (Ater) na comunidade indígena Açaituba, em Santa Isabel do Rio Negro, a 630 quilômetros de Manaus. As ações incluíram capacitações para cultivo de mandioca, banana e treinamentos em avicultura, realizadas pela Unidade Local (UnLoc) Idam/Santa Isabel do Rio Negro em conjunto com o Idam Central.
Atividades realizadas
Conforme Danielle Fernandes Almeida, gerente de Convênios do Idam, o projeto promoveu uma série de capacitações voltadas para as culturas mencionadas e para a criação de aves. As intervenções tiveram como objetivo a geração de ocupação econômica e renda, além de fortalecer o desenvolvimento rural sustentável na comunidade.
No dia 8 de novembro, coordenadores do projeto retornaram à comunidade para realizar a oficina de avaliação final do Projeto Ater Digital. A iniciativa buscou analisar as contribuições das ações e abrir espaço para o diálogo sobre demandas futuras. Durante a visita foram levantadas necessidades como regularização fundiária, capacitação para beneficiamento da mandioca e treinamentos em avicultura.
Organização comunitária e acesso a políticas públicas
Segundo a equipe, durante a oficina parcial foi identificada a necessidade de a comunidade se organizar formalmente e obter personalidade jurídica. “Durante a oficina parcial, identificou-se a necessidade de a comunidade organizar-se formalmente e obter personalidade jurídica. O Idam, por meio de palestras e capacitações, apoiou todo esse processo, incluindo a elaboração do Estatuto. A solicitação de emissão da personalidade jurídica está em tramitação e, após a obtenção do CNPJ, a comunidade poderá participar de diversas políticas públicas, especialmente dos programas PAA e PNAE”, destacou Lázaro Reis.
A organização com personalidade jurídica foi apresentada como passo necessário para que os moradores tenham acesso a programas e mercados, além de facilitar a continuidade das ações iniciadas pelo projeto.
Perfil e atividades da comunidade
Localizada na margem esquerda do Rio Negro, a comunidade Açaituba é habitada por indígenas das etnias Baré e Tukano. Os moradores praticam predominantemente a agricultura familiar e a avicultura, atividades centrais nas capacitações oferecidas pelo projeto.
Assuntos nesse artigo:
#ater_digital, #idam, #acaituba, #santa_isabel_do_rio_negro, #rio_negro, #bare, #tukano, #mandioca, #banana, #avicultura, #assistencia_tecnica, #ater, #projeto_ater, #unloc, #cnpj, #paa, #PNAE, #agricultura_familiar, #capacitacao, #desenvolvimento_rural
