Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto ‘Arte Pela Cidade’ começa nesta sexta-feira e transforma espaços públicos em palcos culturais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Projeto ‘Arte Pela Cidade’ começa nesta sexta-feira e transforma espaços públicos em palcos culturais
Manaus

Projeto ‘Arte Pela Cidade’ começa nesta sexta-feira e transforma espaços públicos em palcos culturais

9 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Parte do programa “Cultura Itinerante”, o projeto é organizado pela diretoria de Cultura da Manauscult e leva apresentações artísticas a terminais de ônibus, feiras e praças, espalhando música, performances e intervenções culturais por todas as zonas da capital.

Lançado oficialmente na quinta-feira (8), no Centro de Arqueologia do Amazonas (CAM), no centro histórico, o projeto foi apresentado a autoridades, artistas e representantes da cena cultural manauense. A ação contempla aproximadamente 500 artistas locais que receberão apoio financeiro para realizarem suas apresentações ao longo de todo o ano. Estão envolvidos músicos, grupos de teatro, companhias de circo, dançarinos, artistas visuais, músicos e outros promovedores de cultura.

Com apresentações gratuitas e itinerantes, o “Arte Pela Cidade” busca fortalecer a economia criativa, gerar renda direta para os artistas e fomentar o comércio local. Além disso, valoriza o trabalho cultural desenvolvido em Manaus e promove o uso qualificado dos espaços públicos como polos de convivência e expressão artística.

“As pessoas vão se surpreender ao encontrar arte no caminho de casa, no terminal, na feira, na praça do bairro. Estamos levando cultura para onde as pessoas estão, tornando a cidade mais viva, mais criativa e mais nossa”, destacou o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato.

Nos terminais de ônibus, as apresentações artísticas prometem quebrar a rotina e transformar a experiência de quem utiliza o transporte público diariamente. Nas feiras, a presença dos artistas contribuirá para dinamizar o ambiente, valorizar o espaço e impulsionar as vendas. Já nas praças, a proposta é fomentar encontros comunitários e aproximar a população da rica e diversa produção cultural da cidade.

Entre as novidades desta edição está a ampliação dos circuitos de apresentações para todas as regiões da cidade: Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro e Centro-Sul, incluindo feiras e mercados reformados, áreas de lazer e até intervenções permanentes, como a pintura de viadutos com arte urbana.

O DJ Klelson Freitas, que se apresenta, nesta sexta, no Terminal 1, a partir das 17h, celebra a iniciativa. “É muito importante sermos reconhecidos e termos espaço para mostrar o que fazemos. Esse projeto não só nos valoriza como profissionais, mas também mostra que a arte está viva em todos os cantos da cidade”.

A programação completa do final de semana já está disponível e também PODE ser acompanhada pelas redes sociais da Manauscult.

Confira a programação do primeiro fim de semana do projeto “Arte Pela Cidade”:

Sexta-feira – 9 de maio

Feira da Panair – Colônia Oliveira Machado

8h às 9h – Pammy DJ (solo)

9h15 às 10h45 – Dany Alves – Beiradão (trio)

Feira da Compensa – Compensa

8h às 9h – Ane Queiroz – Beiradão (trio)

9h15 às 10h15 – Jhonny Lemos – Diversos (trio)

Terminal 1 – Constantino Nery

16h às 17h – Fernando Sax Amazonas (solo)

17h15 às 18h15 – Kelson Freitas – DJ (solo)

Terminal 2 – Cachoeirinha

16h às 17h – Daniel – Sax (solo)

17h15 às 18h15 – DJ Tubarão (solo)

Praça Desembargador Verçosa – Dom Pedro

18h às 19h – Idevan Santos – DJ Carapanã (solo)

Sábado – 10 de maio

Praça Desembargador Verçosa – Dom Pedro

17h30 às 21h30 – Marcos Arigó (apresentador)

18h às 19h – Idevan Santos – DJ Carapanã (solo)

19h15 às 20h15 – Gabriel – Diversos (trio)

20h30 às 21h30 – Paulinho Viana – Boi (banda)

Domingo – 11 de maio

Feira Eduardo Ribeiro – Centro

9h às 10h – Renato Almeida – MPB (dupla)

10h15 às 11h15 – Kboclos – Boi (banda).

— — — 

Texto – Jéssica Trajano/Manauscult

Fotos – João Viana/Semcom e Thelson Souza/Manauscult

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCdw2g

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto que prevê mais transparência sobre defesa agropecuária
Próximo artigo Prefeitura participa do 6º ‘Prêmio de Turismo Maria Helena Fonsêca’ e celebra inovação no segmento

Mais notícias desta categoria

Chuvas em Manaus geram 22 chamados e Defesa Civil atende ocorrências em 23/1 com ação rápida

10 horas atrás

Recuperação asfáltica avança nas ruas Carauari, Miracema e Araguacema em Manaus e reforça infraestrutura local

12 horas atrás

Recuperação asfáltica na rua Águas Marinhas melhora tráfego na zona Leste de Manaus

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera drenagem profunda na avenida Curaçao após danos por chuvas e descarte irregular

13 horas atrás

Colônia de férias No Quintal do Parque reúne cerca de 40 crianças em Manaus com oficinas de Kung Fu e Yoga Kids

14 horas atrás

Chuvas em Manaus mobilizam Defesa Civil e geram 17 ocorrências atendidas até 23/1

15 horas atrás

Manaus conquista assento no Conselho Superior do CG-IBS e integra decisões da Reforma Tributária nacional

15 horas atrás

Queda de árvore na avenida Darcy Vargas causa desvio e mobilização de equipes da Prefeitura em Manaus na tarde de 23/1

15 horas atrás

Chuvas em Manaus: Prefeitura registra nove chamadas atendidas pela Defesa Civil até 23/1 e mantém monitoramento

16 horas atrás

IPTU 2026 em Manaus já pode ser consultado e pago pelo Manaus Atende com descontos e prazos definidos

17 horas atrás

Procon Manaus realiza capacitação sobre LGPD para servidores e estagiários no shopping Phelippe Daou em 22/1 com foco em dados pessoais

17 horas atrás

Manaus entra na lista de destinos tendência e debate estratégias para consolidar o turismo em Manaus como destino global permanente

18 horas atrás
Prefeitura de Manaus inicia serviço de contenção de erosão na rua Ladário com drenagem profunda e desvio de rede
Falecimento de David Benedito, filho do prefeito de Manaus, confirmado em 23/1 e causa luto na Prefeitura
Oficina de música em colônia de férias da Prefeitura de Manaus reúne crianças de 3 a 5 anos no parque Cidade da Criança
Prefeitura de Manaus implanta semáforo em frente à escola para aumentar a segurança viária na zona Norte
Recuperação asfáltica mobiliza Seminf e avança em ruas do Coroado, zona Leste de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?