Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto ‘Aprender Lutando’ promove inclusão na rede municipal de ensino
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Projeto ‘Aprender Lutando’ promove inclusão na rede municipal de ensino
Manaus

Projeto ‘Aprender Lutando’ promove inclusão na rede municipal de ensino

12 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

Mais de 15 estudantes com deficiência da escola Municipal de educação especial (Emee) André Vidal de Araújo participaram, nesta quinta-feira, 10/4, do projeto “Aprender Lutando”, da Prefeitura de Manaus, realizado pela Secretaria Municipal de educação (Semed), há cerca de 5 anos. A iniciativa trabalha a inclusão e contou com atividades adaptadas. 

De acordo com o professor Alexandre Romano, para realizar a inclusão, foi criada uma metodologia própria, usando as artes marciais judô, jiu-jítsu e capoeira. “Nós temos crianças com deficiência intelectual, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) fazendo a mesma aula. O nosso diferencial é que a gente sempre trabalha dentro de um tema, de uma brincadeira, de um jogo, de uma história”, explica Alexandre. 

Além das atividades desenvolvidas dentro da escola, os professores ensinam atividades para as famílias com o intuito de desenvolver as crianças não só na escola, mas em casa também.  

Essa ação faz a diferença na vida das famílias, como relata Marília Paiva Neves, 66, mãe de um dos estudantes da escola André Vidal. A mãe conta que o filho evoluiu muito desde que participou do projeto. “Os professores são atenciosos com a gente e nos passam exercícios até para casa. Foi muito bom para mim e para o meu filho participar desse projeto”, acrescenta. 

‘Aprender Lutando’ 

O projeto “Aprender Lutando” faz parte do programa de governo da gestão municipal. Atualmente, atende a 25 escolas com as modalidades jiu-jítsu, taekwondo, judô e capoeira da educação infantil, ensino fundamental Anos Iniciais e Finais e da educação de jovens e adultos (EJA). 

Para o coordenador de esportes da Semed, Ronnie Melo, o objetivo é expandir o projeto para mais unidades de ensino.  “Nossa proposta é ter a adesão de mais professores, para chegarmos ao número de 140 escolas e alcançar mais de 2 mil estudantes”, finaliza Ronnie Melo.

— — —

Texto – Alexandre Abreu/ Semed 

Fotos – Lúcio Santos/ Semed 

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Grupo de trabalho tem pressa em entregar proposta de novo sistema de segurança para a Câmara
Próximo artigo Comissão aprova projeto que cria cadastro de condenados por violência contra idosos

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus destaca protagonismo tecnológico no ‘Nutanix .NEXT 2026’, em Chicago

6 horas atrás

Prefeitura avança com manutenção asfáltica no bairro São José

8 horas atrás

Prefeitura intensifica recuperação de drenagem profunda no Aleixo

8 horas atrás

Prefeito Renato Junior realiza visita institucional ao TCE-AM

10 horas atrás

Cmei encerra atividades da ‘Semana de Literatura Amazonense’

11 horas atrás

PMM participa de capacitação do Ministério da Igualdade Racial

11 horas atrás

Implurb passa a operar integralmente na nova sede

11 horas atrás

Quarta parcela do ISS Fixo 2026 com desconto para pagamento digital vence nesta sexta-feira, 10/4

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus acelera obra do complexo viário Passarão e promete revolucionar trânsito na zona Oeste

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus acelera obra do complexo viário

13 horas atrás

Consultas de puericultura integram as estratégias para acompanhar o crescimento de crianças

13 horas atrás

Puericultura: estratégias para acompanhar o crescimento de crianças

13 horas atrás
Prefeitura de Manaus tem alta de 16% em emissão de certidões de endereço pelo Implurb no trimestre
Prefeitura de Manaus realiza ‘Integração dos Professores Ingressantes’ 2026
Prefeitura de Manaus promove ‘Abril Verde’ para prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho
Prefeitura de Manaus informa sobre suspensão temporária no sistema do Cadastro Único nesta sexta-feira
Prefeitura avança com recuperação asfáltica no bairro Coroado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?