Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas conecta pesquisadoras e empreendedoras com C&T
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas conecta pesquisadoras e empreendedoras com C&T
Governo do Amazonas

Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas conecta pesquisadoras e empreendedoras com C&T

4 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Uma série de podcasts e um livro foram produzidos com recursos do programa PEF/Fapeam

Foto: Divulgação/Arquivo da pesquisadora Inara Regina

Coordenado pela professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e coordenadora do Laboratório de Comunicação e Conexão Estratégicas (LabConEst), Inara Regina Batista da Costa, o projeto visou valorizar e fortalecer o trabalho de mulheres na ciência e tecnologia na Amazônia, usando a divulgação científica para mostrar suas pesquisas e incentivando o empreendedorismo feminino. A iniciativa gerou a série de podcasts “Elas na Ciência” e o livro “Ciência e empreendedorismo: experiências de pesquisadoras na Amazônia”.

“Trata-se de importantes projetos de pesquisas que estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e suas descobertas geram impacto social, ambiental e econômico”, comentou Inara Costa.

A série distribuída em dez episódios, de cerca de 30 minutos, abordou entre os temas, a contribuição da ciência para o desenvolvimento social do Amazonas, empreendedorismo feminino e a comunicação pública da ciência, por meio de reflexões sobre o trabalho desenvolvido por pesquisadoras na Amazônia, assim como estudos para a elaboração de projetos de leis e políticas públicas nas áreas ambiental, econômica, científica e tecnológica.

Apresentado por Inara Regina Costa e pela jornalista e empreendedora Edilene Mafra, os episódios do podcast detalham a construção da Cidadania por meio da ciência e a importância da divulgação de projetos de pesquisa para a sociedade. As entrevistadas deram depoimentos sobre os desafios regionais da área da ciência, o protagonismo das mulheres cientistas, e soluções inovadoras para problemas tecnológicos, culturais e sociais no Amazonas.

“Recebemos feedbacks de estudantes, professores e de profissionais autônomos. Nosso desejo é divulgar mais projetos de pesquisas inéditos, lançando a segunda temporada do podcast “Elas na Ciência”, ampliando o alcance dessas vozes femininas que transformam a Amazônia com ciência e inovação”, afirmou Inara Regina Costa.

Foto: Divulgação/Arquivo da pesquisadora Inara Regina

Ela reforça que o desenvolvimento de uma parceria entre jornalistas e cientistas contribui para o compartilhamento de dados importantes de projetos que podem melhorar a qualidade de vida da população. Para a pesquisadora, o conteúdo dos episódios do podcast tem o potencial de formar um público interessado em Ciência e Tecnologia, apresentando possíveis novos caminhos para a geração de renda.

Entre as outras atividades executadas, foi realizada uma roda de conversas com mulheres empreendedoras e lideranças científicas, durante a Feira do Empreendedor do Sebrae, em setembro de 2024.

Sobre o livro “Ciência e empreendedorismo: experiências de pesquisadoras na Amazônia”, este apresenta relatos das cientistas entrevistadas no podcast, e seus projetos de pesquisa relacionados aos ODS. A obra está disponível gratuitamente no link: https://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7707

Apoio da Fapeam

A pesquisadora destaca o apoio da Fundação como fundamental para a produção de materiais com alta qualidade técnica. “Para além dos recursos financeiros, a Fapeam nos possibilitou, por meio de um único projeto, amplificar as vozes de dez mulheres cientistas e fazer a devolutiva da ciência à sociedade de forma profissional e democrática”, concluiu.

Os episódios do “Elas na Ciência” estão disponíveis no Spotify e em formato de vídeo no YouTube em: https://www.youtube.com/@PodcastElasNaCiencia

PEF/Fapeam

O programa teve como objetivo fomentar projetos de pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para produtos, serviços e/ou processos, por meio de ações colaborativas entre mulheres cientistas, vinculadas a instituições de pesquisa e/ou ensino superior ou centros de pesquisa, e mulheres empreendedoras à frente de startups, microempresas ou empresas de pequeno porte, transformando ideias inovadoras em empreendimentos sustentáveis.

O post Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas conecta pesquisadoras e empreendedoras com C&T apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova autorização para motorista de aplicativo parar em qualquer local para passageiro com necessidade especial
Próximo artigo Virada Amazônica une teatro, sustentabilidade e saberes tradicionais em Manaus e comunidades ribeirinhas

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima apresenta balanço e destaca primeiro transplante de fígado realizado no Hospital Delphina Aziz

15 horas atrás

Operação Black Friday: Procon-AM inicia ações de orientação em lojas de Manaus

16 horas atrás

Governo do Amazonas lança campanha de vacinação antecipada contra a gripe, nesta segunda-feira

17 horas atrás

ADS promove 16 edições das Feiras de Produtos Regionais esta semana

17 horas atrás

SES-AM avança no fortalecimento das residências médicas com foco na formação de profissionais para o SUS

19 horas atrás

Amazonas tem a menor taxa de desmatamento desde 2017, aponta Prodes

20 horas atrás

Detran-AM: Durante fiscalização, motociclista sem capacete é preso após tentar fugir e agredir autoridades

20 horas atrás

Novembro Azul: Centros de Convivência reforçam importância da prevenção do câncer de próstata

20 horas atrás

Operação Natal Mais Seguro fortalece comércio e tranquiliza a população

20 horas atrás

Governador Wilson Lima acompanha apresentação de 700 quilos de cocaína avaliados em R$ 57 milhões

21 horas atrás

Galeria do Largo celebra 20 anos com lançamento de registro digital histórico

21 horas atrás

Prazo para inscrições no programa inédito da Fapeam, ‘BigAmazonas CT&I’, encerra em 7 de novembro

21 horas atrás
Operação Águia: Polícia Militar do Amazonas prende quatro pessoas e captura dois foragidos da Justiça
Sejusc realizou mais de 1.030 atendimentos durante a 25ª edição do Governo Presente na zona leste de Manaus
Em menos de uma hora, Corpo de Bombeiros controla incêndio de grandes proporções na zona leste de Manaus
Governo Presente: SES-AM faz mais de 1,5 mil consultas, exames e ações preventivas no Grande Vitória, neste sábado
Governo Presente leva cultura, economia criativa e lazer para o bairro Grande Vitória
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?