Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Projeto amazonense de educação chega à final de prêmio realizado pela Rede Globo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Projeto amazonense de educação chega à final de prêmio realizado pela Rede Globo
Amazonas

Projeto amazonense de educação chega à final de prêmio realizado pela Rede Globo

Por biblia
Última atualização: 13 de março de 2023
5 Min Lidos
Compartilhar

O anúncio dos seis vencedores ocorrerá no dia 26 de abril, na TV Globo, com transmissão para todo o país, em que cada um levará o prêmio de R$ 200 mil para casa

FOTOS: Arquivo pessoal/ professor Rosenilson

O projeto amazonense “Prática de Campo: Sonhos e Possibilidades” está na final da segunda edição do “Prêmio LED – Luz na Educação”, organizado pela Rede Globo e a Fundação Roberto Marinho. Com o objetivo de promover e engajar transformações que acelerem novas formas de ensinar e aprender, o edital premia seis vencedores com R$ 200 mil cada.

Criado pelo professor de Geografia da Escola Estadual Professora Maria Belém, localizada no município de Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus), Rosenilson Gama, o projeto amazonense acontece desde 2019 na unidade de ensino. De acordo com o educador, a iniciativa nasceu após o corpo docente perceber que a escola recebe, anualmente, uma quantidade considerável de alunos ribeirinhos, quilombolas e indígenas da etnia Sateré-Mawé, e que seria importante desenvolver ação voltada para auxiliar na socialização dos mesmos.

“Normalmente, esses estudantes apresentam dificuldade de interação e socialização. Atividades simples, como apresentar trabalhos e seminários, tornam-se muito difíceis. Precisávamos fazer algo a respeito, porque essa dificuldade tinha como consequência a evasão escolar”, observou o professor.

Nesse contexto, a proposta do projeto é a de promover inclusão por meio de atividades em campo com os alunos. Entre as principais ações realizadas, estão Gincana de Educação Ambiental na Praia do Caturetê (com a participação de aproximadamente 150 alunos e 20 professores); Projeto “Educação Ambiental por meio de trilhas ecológicas”, realizado no entorno da escola e nas margens do rio Andirá; visitas técnicas nas matas de igapó e nas áreas degradadas; e realização do Ritual da Dança da Tucandeira, com a presença de alunos, ex-alunos e não indígenas.

O professor Rosenilson explica, ainda, que, após começarem a realizar as atividades, o desempenho escolar dos alunos começou a apresentar uma melhora considerável.

“Realizamos inúmeras visitas às comunidades ribeirinhas, quilombolas e áreas indígenas. Ao final das práticas de campo, percebemos que os alunos começaram a interagir mais, socializar mais, afinal, esse é o lugar que eles possuem mais afinidade e familiaridade. Trouxemos a realidade dos estudantes para as nossas atividades escolares”, destacou Rosenilson Gama.

Outros projetos

FOTOS: Arquivo pessoal/ professor Rosenilson

O projeto do professor Rosenilson não é o único desenvolvido pela Escola Estadual Profª. Maria Belém. Por meio da interdisciplinaridade, a unidade de ensino possui outras iniciativas, que também ganharam prêmios. Foram vencedores do prêmio “Criativo da Escola”, sob tutela do professor de Biologia Jonailson Xisto; e, pelo Projeto Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Amazonas (Fapeam), o professor de História, Erivaldo Glória, conquistou o prêmio na categoria de professor-pesquisador, com a “Educação Indígena através das Histórias em Quadrinhos (HQS): Entre Desafios e Possibilidades no Universo Escolar”.

Fase final

Depois de mais de 2 mil inscrições analisadas em todo Brasil, em diversas fases de seleção, a edição do Prêmio LED – Luz na Educação chega à final. A iniciativa amazonense concorre com outros 14 projetos, espalhados por 8 estados brasileiros.

Os projetos finalistas agora são avaliados por um grupo de especialistas e, em seguida, por uma banca de jurados, a partir dos critérios de inovação, impacto e escalabilidade. A celebração e reconhecimento dos vencedores acontece durante um programa especial na TV Globo, transmitido para todo o país, no próximo dia 26 de abril.

“Ano passado, assisti a final do programa pela televisão e achei encantadora. Hoje, estamos nela. Será emocionante! A nossa proposta é inclusiva e ousada. Ela gera custos, temos adversidades, mas sempre corremos atrás e conseguimos. Sair dos muros da escola é sempre importante para aprender com o mundo real”, finalizou Rosenilson.

Tags:BarreirinhaEducação AmbientalManausmanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Nacional

Paula Litaiff: Da Imprensa à Pesquisa, Fortalecendo o Diálogo sobre Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
Nacional

O Legado de Paula Litaiff e a Contribuição para a Pesquisa em Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: O Olhar da Comunicação para a Pesquisa da UFAM sobre Gênero e Poder

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
Nacional

Paula Litaiff e a UFAM: Liderança Feminina e Resiliência na Amazônia

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
Nacional

Paula Litaiff Fortalece o Gepos da UFAM: Um Novo Capítulo para a Pesquisa em Gênero na Amazônia

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: Reforço Estratégico para o Gepos da UFAM e a Pesquisa em Gênero e Poder na Amazônia

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?