Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Programação histórica do mês do meio ambiente da prefeitura inclui mutirão de limpeza no igarapé do Mindu
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Programação histórica do mês do meio ambiente da prefeitura inclui mutirão de limpeza no igarapé do Mindu
Manaus

Programação histórica do mês do meio ambiente da prefeitura inclui mutirão de limpeza no igarapé do Mindu

8 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus continua com a programação do “Junho Verde”, mês em que se celebra o meio ambiente. Neste sábado, 14/6, equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) e de limpeza urbana (Semulsp), em parceria com voluntários, realizaram um mutirão de limpeza no igarapé do Mindu, no Parque Municipal do Mindu, localizado na rua Domingos José Martins, bairro Parque 10 de Novembro. Quase meia tonelada de resíduos foi recolhida, na ação que envolveu 150 pessoas.

O mutirão de limpeza reforça o trabalho da gestão ambiental da Prefeitura de Manaus. De janeiro de 2021 até hoje, foram retiradas mais de 23 mil toneladas de resíduos apenas na orla do rio Negro, pela Semulsp. Com a implantação das ecobarreiras em 11 pontos de igarapés da cidade, houve uma redução em quase 40% da quantidade de resíduos coletados mensalmente. Outras dez ecobarreiras vão ser implantadas pela prefeitura e mais de 100 pontos já foram mapeados pela Semmasclima, para futuras instalações das estruturas flutuantes, que permitem o bloqueio do escoamento de resíduos.

“Além dos mutirões de limpeza, estamos conscientizando cada um, para nos ajudar a cuidar do meio ambiente”, enfatizou o secretário da Semmasclima, Fransuá Matos, ao relembrar que, inclusive dentro do Parque Municipal do Mindu, há um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), para que as pessoas destinem os resíduos recicláveis, como plástico, papel, papelão, vidro e metal.

O titular da Semmasclima explicou ainda que quando resíduos sólidos são descartados em rios e igarapés, há consequências ambientais negativas, como a contaminação microbiana, o desequilíbrio da flora e fauna, odores desagradáveis, alteração do sistema de circulação das águas, o aumento da velocidade de assoreamento (que é o acúmulo de sedimentos e a redução da profundidade e da capacidade de armazenamento desses corpos d’água), além de afetar visualmente o ambiente.

Quem passeava pelo parque aproveitou a ação de doação de mudas, como foi o caso da bióloga Bianca Matos. Ela destacou a importância da preservação do parque do Mindu, que é uma área protegida. “A floresta precisa ter essa preservação cada vez mais ativa, inclusive da mata ciliar (às margens dos igarapés), tendo um leito regular e evitando desmoronamentos e alagações”, enfatizou.

educação ambiental

A importância da ação foi destacada pela jovem membro do grupo de escoteiros Ágape, Rebeca Ferregueti, que participou tanto do mutirão de limpeza quanto da doação de mais de 500 mudas no local. “A gente plantando hoje, vai se conscientizando para que quando fiquemos adultos, não joguemos lixo nos rios, nas ruas e tomemos conta do meio ambiente, porque é onde a gente vive”.

As secretarias municipais de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) e a de limpeza urbana (Semulsp) trabalham de forma integrada, com ações de educação ambiental. De janeiro de 2021, até maio de 2025 foram realizadas mais de mil ações educativas em diversos bairros de Manaus, pela Semmasclima. O coordenador de coleta seletiva da Semulsp, Luiz Paz, aproveitou para fazer um pedido à população. “Vamos parar de jogar resíduos nos rios e igarapés. Eu tenho certeza: se a população abraçasse esta causa, nós não precisaríamos estar aqui retirando resíduos do igarapé. Quem ganha com essa atitude é a própria população”, lembrou Luiz.

A Prefeitura de Manaus dispõe do serviço gratuito e agendado de coleta de grandes objetos. Para marcar, basta entrar em contato por meio do WhatsApp (92) 98459-5618 e (92) 98415-9563. Para resíduos recicláveis, há tanto os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), como o agendamento para a coleta seletiva porta a porta. Neste caso, basta enviar solicitação para o e-mail: Semulsp@Manaus.am.gov.br 

Programação do ‘Junho Verde’

A programação do “Junho Verde – Manaus Mais Ambiental” continua até o fim do mês. As próximas atividades são: Oficina Regional de construção do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU), que ocorre nos dias 17 e 18/6, das 8 às 17h, no auditório da Ciência, localizado no Bosque da Ciência – INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia); Ação de plantio, doação de mudas e educação ambiental na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, na manhã do dia 25/6 e Lançamento da Campanha de Combate às Queimadas, na sexta-feira, 27/6, no Parque Municipal do Mindu.

Manaus fazendo história

Esta é a programação mais extensa do Mês do Meio Ambiente já realizada pela Prefeitura de Manaus, com doação recorde de 21 mil mudas apenas na primeira semana de junho, em mais de 50 pontos simultâneos de distribuição; com a celebração do marco de mais de 14 mil mudas plantadas em menos de seis meses, além de importantes feitos em projetos internacionais, como o Geração Restauração, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e a certificação no programa Meu Município pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A gestão ambiental também avança na elaboração de importantes planos: de Ação Climática; de saneamento básico; de Redução de Riscos e Desastres, além da revisão do Código Ambiental de Manaus.

— — —

Texto – Taianna Castro / Semmasclima
Fotos –  Antonio Pereira/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjChWF3

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Ilumina+ Amazonas: Governador Wilson Lima anuncia modernização da iluminação pública de Anamã com tecnologia LED
Próximo artigo Sine Manaus oferta 272 vagas de emprego nesta segunda–feira, 16/6

Mais notícias desta categoria

Implurb de Manaus registra 269 ações fiscais em janeiro e aponta aumento nas notificações

49 minutos atrás

Prefeitura inicia planejamento para imunização de bebês prematuros contra bronquiolite – Prefeitura Municipal de Manaus

2 horas atrás

Manaus inicia planejamento para imunizar bebês prematuros com nirsevimabe até o final deste mês

2 horas atrás

Manaus amplia rede de ecobarreiras e instala 14ª estrutura para proteger o rio Negro

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia rede de proteção ao rio Negro com instalação da 14ª ecobarreira

3 horas atrás

Prefeito David Almeida ficará afastado das funções administrativas de Manaus por cinco dias a partir de 13/2

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia obras de contenção de encostas e libera R$ 67,1 milhões para 13 áreas críticas

16 horas atrás

Bailinho Estrela reúne cerca de 400 crianças no Cime Dra. Viviane Estrela e abre ano letivo em Manaus

17 horas atrás

Manaus promove formação sobre escrita de projetos para Programa Ciência na Escola em comunidade ribeirinha

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus conclui recuperação da rede de drenagem na rua Girassol e restabelece escoamento das águas pluviais no Lírio do Vale 1

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia programação do parque Cidade da Criança com minigolfe, badminton e atividades familiares durante a Copa do Mundo

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza demolição administrativa de obras irregulares em dois bairros da cidade

19 horas atrás
CMDU de Manaus analisa 30 processos em janeiro de 2026 e registra 27 deferimentos
Manaus inicia capacitação para médicos sobre ofertas de cuidados integrados na atenção primária
Prefeitura de Manaus divulga resultado do Ração do Meu Pet e convoca mil beneficiados para retirada em fevereiro de 2026
Manaus amplia acesso a linha de crédito para vendedores informais com apoio de Basa e Semacc
Prefeitura de Manaus inicia recuperação da rede de drenagem na rua Tomas de Vila Nova para evitar alagamentos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?