Em alusão ao Dia do Gari, celebrado em 16 de maio, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), deu início, nesta segunda-feira, 12/5, a uma programação especial voltada aos trabalhadores que se dedicam à limpeza da cidade, na sede da secretaria, localizada no bairro Compensa, zona Oeste.
A abertura da comemoração contou com o Campeonato de Futebol Amador, reunindo 24 equipes formadas por trabalhadores das empresas terceirizadas responsáveis pela limpeza de Manaus e um time de servidores da própria Semulsp. A competição está sendo disputada em duas categorias: adulto e master — esta última com atletas a partir dos 50 anos.
“Esse campeonato é mais do que um jogo. É um momento de união, respeito e valorização daqueles que cuidam da nossa cidade todos os dias com dedicação e dignidade. O gari é o símbolo da resistência e esperança”, afirmou o secretário da Semulsp, Sabá Reis.
O servidor da Semulsp, Carlinhos Silva, que está coordenando o torneio, destacou o papel do esporte como elo de integração entre os profissionais. “O futebol sempre foi uma paixão dos nossos garis, e ver essa energia aqui é emocionante. Eles merecem todas as homenagens e muito mais. Estamos fazendo uma festa com o coração”, disse.
A competição será disputada em três rodadas eliminatórias, com a grande final marcada para esta quinta-feira, 15/5, a partir das 17h, na área de eventos da Semulsp. A premiação inclui troféu e medalhas para os times que conquistarem o primeiro e segundo lugares, além de medalhas para o terceiro colocado.
Após a final, a comemoração continua com uma animada programação cultural, que contará com a apresentação do coral da Semulsp e do grupo lúdico Garis da Alegria, que encantam com mensagens de educação ambiental e valorização da profissão.
As comemorações do Dia do Gari são uma tradição na Semulsp e refletem o compromisso com o respeito e o reconhecimento a esses profissionais que mantêm Manaus limpa, organizada e mais humana.
“A limpeza urbana não é só um trabalho, é um ato de amor à cidade. E os garis são os verdadeiros heróis do cotidiano”, concluiu Sabá Reis.

— — —
Texto – Dora Tupinambá/Semulsp
Fotos – Divulgação/Semulsp