Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Programa do Governo do Amazonas apoia a criação de exposição digital da Casa da Ciência, do Inpa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Programa do Governo do Amazonas apoia a criação de exposição digital da Casa da Ciência, do Inpa
Governo do Estado

Programa do Governo do Amazonas apoia a criação de exposição digital da Casa da Ciência, do Inpa

4 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos


Há 16 minutos
Por Agência Amazonas

O projeto é amparado pelo Programa Amazônidas: Mulheres e Meninas na Ciência, da Fapeam

FOTOS: Arquivo pessoal da pesquisadora Itanna de Oliveira Fernandes“Moldando o futuro: utilização de realidade aumentada em atrações de museus” é um projeto apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que propõe tornar digital a exposição da Casa da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisa do Amazonas (INPA), seguindo tendência das atrações dos museus mais atuais do mundo.

De acordo com a pesquisadora e coordenadora do projeto, doutora em ciências Biológicas, Itanna de Oliveira Fernandes, a presente proposta será direcionada para a ala de invertebrados, onde estão expostos exemplares de formigas, borboletas, efemerópteros (ordem de insetos aquáticos) e gafanhotos. Para os insetos sociais, a realidade aumentada será direcionada para a organização social, mostrando como é dentro de um ninho e como um fungo patogênico infecta uma formiga, tornando-a um zumbi. Algo, que até o momento, não foi apresentado em nenhuma exposição.

Para a coordenadora, a realidade aumentada tem se tornado uma poderosa arma de imersão e educação de alta qualidade, na exposição de acervos, para inspirar e aproximar estudantes e público interessado em conhecimento específico e novas experiências.

“Uma das imagens a ser projetada é a de uma borboleta morpho popularmente conhecida como ‘Capitã do Mato’, nome dado pelo hábito de voar por trilhas abertas ou clareiras na floresta. A imagem ao ser lida pelo código QR, irá aparecer na tela do smartphone ou tablete e o visitante poderá acompanhar a borboleta pela ala central da exposição”, detalha Itanna Fernandes.

Conforme a proposta, todas as imagens expostas terão algum tipo de direcionamento tecnológico ou estrutural, fazendo com que o visitante não apenas interaja com o objeto que está sendo apresentado, mas também reflita sobre a potencialidade daquele ser, sob novas descobertas e fique realmente curioso ao ponto de elaborar questões a respeito do assunto.

“Nessa vertente, para avaliarmos a evolução na nossa proposta, aplicaremos um pequeno questionário voltado para as impressões dos visitantes/alunos sobre a exposição. Essa é uma forma de contribuirmos para a criação e melhoramento do acervo da Casa da Ciência”, completa.

Modelo – Itanna explica que muitos museus ao redor do mundo já utilizam esse recurso em suas exposições, dentre eles, o Smithsonian American Art Museum (Washington – EUA), que realiza desde 2016 uma série de experimentos com realidade virtual e aumentada, com o objetivo de avaliar as diferentes potencialidades deste recurso como veículo de experiências educacionais e estéticas da instituição.

Metodologia – O sistema terá uma base de dados das informações sobre um modelo de ambiente em 3D, o qual será gerido por um software, que possibilita a visualização e interação em tempo real com este modelo/organismo simulado.

“Estamos finalizando os últimos gráficos para o Aplicativo (Google Play e Apple Store). Já temos prontos, a formiga zumbi, o bicho folha, a borboleta morpho, o ninho das formigas cortadeiras e um efemeróptero. Todo o projeto foi moldado para insetos encontrados na região Amazônica. No próximo mês, a equipe de produção de software irá finalizar outros três insetos (besouro, cigarra e o mosquito transmissor da malária)”, adiantou.

A coordenadora defende que o projeto, programado para finalizar em setembro deste ano, será uma adaptação promocional para visitas à nova exposição da Casa da Ciência, que também foi prejudicada pela pandemia provocada pelo NOVO coronavírus.

“Com a chegada do NOVO coronavírus o investimento em infraestrutura e formação de pessoas qualificadas, para atividades mediadas por aplicativos e softwares, acabaram se mostrando como caminhos promissores e necessários. É perceptível que inspirar os alunos com novos materiais educacionais tem se tornado cada vez mais importante, à medida que o ensino continua a evoluir em um mundo, em breve, pós-Covid. E é nesse intuito que gostaríamos de apresentar a nova exposição da Casa da Ciência”, destacou.

visitação – A visitação e interação virtual serão liberadas com a abertura da Casa da Ciência, que está fechada no momento. A exposição será acessível assim que o estado de emergência for retirado.

A expectativa é que o público principal seja de estudantes de escolas públicas e privadas, turistas e moradores da cidade de Manaus. Os visitantes da Casa da Ciência ao entrarem na exposição poderão baixar gratuitamente, nos seus tablets ou celulares, o aplicativo com todos os modelos usados na exposição. Os códigos QR estarão dispostos na ala de invertebrados e serão lidos pelas câmeras do dispositivo do usuário.

“Serão disponibilizados tablets para usuários que não possuírem, tornando assim, a exposição acessível para todos os públicos. Caso alguma dúvida ou curiosidade surja, teremos bolsistas para auxiliar, tanto na instalação do aplicativo quanto na resolução de dúvidas sobre os animais virtuais”, garantiu.

A coordenadora frisa que a proposta pretende impactar e inspirar outros museus em Manaus, bem como empresas que desenvolvem software para a educação. “Acreditamos que, junto com o Governo do Estado e da Fapeam, futuramente a realidade aumentada será uma ferramenta que ajudará fortemente em todos os processos educacionais”, conclui.

Sobre o Programa – O Programa Amazônidas: Mulheres e Meninas na Ciência, Edital N.º 002/2021, foi lançado no dia 11 de fevereiro do ano passado, como ação afirmativa da Fapeam para estimular uma maior participação de mulheres e meninas na ciência, e reduzir as desigualdades de gênero na ciência, tecnologia e inovação. A iniciativa inédita está alinhada ao Plano Plurianual 2020-2023 do Governo do Estado, à Agenda 2030 Brasil e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Tags:Estado do AmazonasGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoManausRealidade aumentadaWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Exposição Sarana, na Casa das Artes, dá início à Semana Nacional do Quadrinho em Manaus
Próximo artigo Sine Amazonas divulga 60 vagas de emprego em diversas áreas para esta segunda-feira (31/01)

Mais notícias desta categoria

Amazonas na Feira Internacional de Turismo de Madri

3 anos atrás

Três homens foram detidos por furto durante o fim de semana em Manaus

3 anos atrás

Em Manaus, PM prende dois homens e apreende dois adolescentes com entorpecentes

3 anos atrás

Policiais da Força Tática prendem dois homens e apreende adolescente na zona norte de Manaus

3 anos atrás

Rocam prende dois homens com armas e drogas em Manaus e na Região Metropolitana

3 anos atrás

Mais de 65 quilos de drogas são apreendidos durante operação Hórus em Tabatinga

3 anos atrás

Estudo avalia o desempenho produtivo da cafeicultura no Amazonas

3 anos atrás

Atendimento 190 recebe reforço de novos profissionais

3 anos atrás

Resíduos de sementes do guaraná podem servir como alternativa na produção do etanol

3 anos atrás

Batalhão Ambiental intensifica operação Pantera nas rodovias e na orla de Manaus

3 anos atrás

Boletim: Amazonas atualiza cenário da Covid-19 neste domingo (24/07)

3 anos atrás

JEA’s 2022: Estudante da rede estadual conquista medalha de ouro na modalidade de Natação Infantil

3 anos atrás
Agentes da SSP-AM apreendem sete quilos de drogas no Porto de Manaus
Paciente ganha festa de aniversário em novo projeto de humanização do Hemoam
UEA realiza Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia de 27 a 29 de julho
Procon-AM alerta que instalação de ‘medidores aéreos’ de energia está proibida no Amazonas
JEAs 2022: gêmeos de Boa Vista do Ramos vencem concorrentes e se classificam para vôlei de praia em jogos nacionais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?