Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Programa de treinamento: FVS-RCP sedia turma do curso EpiSUS para capacitação em epidemiologia de campo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Programa de treinamento: FVS-RCP sedia turma do curso EpiSUS para capacitação em epidemiologia de campo
Gestão EstadualPolítica

Programa de treinamento: FVS-RCP sedia turma do curso EpiSUS para capacitação em epidemiologia de campo

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Os participantes são capacitados para lidar com desafios reais em epidemiologia de campo nos serviços de saúde

FOTOS: Jaqueline Macedo/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), sedia, até sábado (18/05), em parceria com o Ministério da saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-Brasília), módulo da Especialização em Epidemiologia de Campo EpiSUS Intermediário, da escola de Governo FIOCRUZ – Brasília.

O curso, realizado em Manaus, com 50 profissionais da região Norte do país, tem como objetivo capacitar profissionais de nível superior para atuação em situações de emergência em saúde pública e integrar a formação dos profissionais da saúde. A iniciativa é realizada em parceria com o Departamento de Emergências em saúde Pública da Secretaria de Vigilância em saúde e Ambiente (DEMSP/SVSA) do Ministério da saúde.

Conforme a FIOCRUZ Brasília, o trabalho de campo desse módulo do curso fortalece, ainda, o conhecimento sobre a cobertura vacinal em crianças menores de cinco anos e os motivos para a não vacinação. A atividade também acontece em Belém.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância do programa EpiSUS. “O curso oferece três níveis de capacitação – fundamental, intermediário e avançado – preparando os participantes para lidar com desafios reais em epidemiologia de campo nos serviços de saúde”, afirmou Tatyana.

FOTOS: Jaqueline Macedo/FVS-RCP

De acordo com a coordenadora adjunta do núcleo de epidemiologia e vigilância em saúde da FIOCRUZ Brasília, Noely Fabiana Oliveira de Moura, por meio do curso, os profissionais do Serviço Único de saúde (SUS) são capacitados para enfrentar emergências de saúde pública. “Esse curso de epidemiologia de campo é essencial para preparar os participantes para lidar com epidemias e surtos no dia a dia, oferecendo uma formação prática e aplicável”, explicou Noely.

Durante o evento, duas alunas do curso EpiSUS compartilharam suas experiências e expectativas. Jamila Ferreira da Silva, residente de Porto Walter, no Acre, enfatizou a importância de levar os conhecimentos adquiridos para a comunidade de origem do profissional. “Trazer essa temática para meu município e aplicar o que aprendi aqui é fundamental para melhorar a saúde da minha região”, disse Jamila.

Enfermeira atuante no Amazonas, Adriana Sales de Abreu destacou a relevância do programa para complementar seu conhecimento e fortalecer a atuação profissional. “O EpiSUS ampliou minha compreensão das áreas em que trabalho, além de contribuir para a gestão de saúde pública, tanto no Brasil quanto no exterior”, afirmou Adriana.

O curso oferece aulas teóricas e práticas ministradas por especialistas em vigilância em saúde, métodos epidemiológicos e investigação de surtos. O treinamento visa fortalecer a capacidade técnica dos profissionais para enfrentar desafios epidemiológicos e contribuir para uma melhor gestão da informação em saúde.

O EpiSUS Intermediário é um curso de especialização desenvolvido como estratégia de capacitação em serviço para profissionais que atuam no SUS. A turma atual é composta por 50 profissionais da Região Norte do país.

O post Programa de treinamento: FVS-RCP sedia turma do curso EpiSUS para capacitação em epidemiologia de campo apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:capaManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Cetam realiza provas para cursos técnicos em Silves neste domingo
Próximo artigo No Dia Internacional Contra Homofobia, Sejusc reforça os serviços disponíveis e a luta por respeito

Mais notícias desta categoria

Cidadania com DNA gratuito: avanço em direitos essenciais

8 horas atrás

Convocação da Semsa: Oportunidades em Manaus

10 horas atrás

Trupe da Mostra Teatro Company: 4ª edição em Manaus

12 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas apreende drogas em Santa Isabel

24 horas atrás

Samu capacita servidores da educação em primeiros socorros

1 dia atrás

UEA inicia projeto de cibersegurança com IA

1 dia atrás

Governador Wilson Lima: Iluminação Pública em Canutama

2 dias atrás

Raízes do Investimento: Valorização do PIM no Amazonas

2 dias atrás

Carnaval na Floresta: seminário do Governo do Amazonas

2 dias atrás

Gincana de Robótica: Apoio do Governo do Amazonas

2 dias atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Recorde de Público em Manaus

3 dias atrás

Levantamento de Aedes aegypti em Manaus começa hoje

3 dias atrás
Procon Manaus leva serviços ao Nova Esperança
Procon Manaus: Aumento na cesta básica em supermercados
Governo do Amazonas mantém serviços essenciais no feriado
#SouManaus: Prefeito David Almeida e entrega de kits
Análise da água: nova ferramenta para detectar metais pesados
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?