Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Profissionais de saúde da zona Leste participam de curso de coleta do exame preventivo em meio líquido
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Profissionais de saúde da zona Leste participam de curso de coleta do exame preventivo em meio líquido
Manaus

Profissionais de saúde da zona Leste participam de curso de coleta do exame preventivo em meio líquido

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 21 de novembro de 2024
4 Min Lidos
Compartilhar

Profissionais da Prefeitura de Manaus que atuam nas unidades da rede básica de saúde na zona Leste participam, na tarde desta sexta-feira, 22/11, de um curso de técnica da coleta do exame preventivo em meio líquido. A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e compõe uma série de formações voltadas ao aprimoramento da linha de cuidado do câncer do colo do útero, um dos tipos que mais atingem as mulheres na região Norte.

Trinta profissionais, dentre médicos e enfermeiros de unidades básicas do Distrito de Saúde (Disa) Leste, da Semsa, integram a nova turma do curso, realizado na Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino (Uddae), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na zona Sul. Eles serão orientados sobre o cenário e linha de cuidado do câncer uterino, e terão atividades práticas da técnica de coleta do preventivo em meio líquido, com o uso de simulador pélvico.

A técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, Vera Hoshiba, explica que a formação visa fortalecer a atuação das equipes da rede de Atenção Primária à Saúde (APS) na prevenção e rastreio do câncer do colo do útero.

“O exame preventivo, ou citopatológico, é a principal forma de detectar lesões que podem vir a desenvolver a doença. Nesse curso, as equipes de saúde recebem noções teóricas e práticas para realizar a coleta do exame em meio líquido do modo mais eficiente e seguro”, relata.

Vera assinala que o método de coleta em meio líquido é considerado superior ao tradicional, possibilitando maior sensibilidade na análise e menor número de casos de falsos negativos, entre outras vantagens.

“A Semsa Manaus foi precursora entre as capitais ao implementar essa técnica na rede básica, no ano passado. A coleta do exame preventivo é ofertada em todas as nossas unidades, sendo que 53 delas realizam o procedimento em meio líquido”.

A nova etapa do curso de aprimoramento iniciou no dia 1º/11, com uma turma de profissionais do Disa Norte. Após as equipes do distrito Leste, as próximas a participar da atividade serão as do Oeste, na segunda-feira, 25/11; e do Sul, na terça, 26/11. A primeira etapa da ação de educação permanente em saúde ocorreu em agosto passado, com a formação de 200 profissionais.

O curso “Aprimoramento da Linha de Cuidado do Câncer do Colo de Útero: enfoque para técnica de coleta por meio líquido na APS Manaus” é conduzido pela Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, em articulação com a Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), o Laboratório Municipal de Especialidades Professor Sebastião Marinho e Distritos de Saúde da Semsa, com o apoio da UEA.

Agravo prevenível

Também chamado de câncer cervical, o câncer do colo do útero é o tumor maligno de maior incidência entre a população feminina em Manaus, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A doença é prevenível e tem maiores chances de cura se diagnosticada e tratada precocemente.

O exame preventivo é a principal forma de rastreio do câncer uterino, sendo capaz de detectar estágios pré-cancerosos da doença. O procedimento é indicado para mulheres na faixa de 25 a 64 anos, de forma prioritária, devendo ser realizado a cada três anos, após dois resultados negativos em anos consecutivos.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Manaus

Ebenezer Bezerra assume a Ouvidoria-Geral do Município e reforça equipe da CGM

Por Redação Informe Digital
19 de maio de 2025
Manaus

Prefeito David Almeida anuncia novo concurso para a Guarda Municipal em 2026 e reforça compromisso com a segurança preventiva

Por Redação Informe Digital
19 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza alargamento em trecho de pista e recuperação de calçada na avenida Lourenço Braga

Por Redação Informe Digital
19 de maio de 2025
Manaus

PMM intensifica fiscalização de veículos pesados na zona Norte

Por Redação Informe Digital
19 de maio de 2025
Manaus

PMM inicia visitas às escolas para fortalecer desempenho no Saeb

Por Redação Informe Digital
19 de maio de 2025
Manaus

Prefeito David Almeida entrega novo Núcleo da Guarda Municipal

Por Redação Informe Digital
19 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?