Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Profissionais de saúde celebram o Dia dos Povos Indígenas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Profissionais de saúde celebram o Dia dos Povos Indígenas
Manaus

Profissionais de saúde celebram o Dia dos Povos Indígenas

10 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Idosos moradores da comunidade Parque das Tribos, no bairro Tarumã, zona Oeste, participaram de uma atividade em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, promovida por profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus, na manhã desta sexta-feira, 25/4. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a ação incluiu relatos de vivências dos idosos, apresentações culturais, exibição de artesanato, ao lado da oferta de serviços de aferição de pressão arterial e glicemia.

Realizada na Maloca dos Povos Indígenas, a atividade integra as ações do projeto Bühkürã Ekatiri Mahsã, conduzido pelas equipes da unidade de saúde da Família (USF) Parque das Tribos, vinculada ao Distrito de saúde (Disa) Oeste, com apoio dos núcleos de Promoção da Equidade às Populações Vulneráveis e de Atenção à saúde do Idoso. O projeto, cujo nome na língua tukano significa “Idosos Felizes”, é voltado à promoção da saúde dos idosos da comunidade indígena e entorno.

A técnica responsável pelos programas de saúde Indígena e saúde do Idoso no Disa Oeste, assistente social Graciete Carvalho, relata que as atividades do projeto nesta edição foram diferenciadas, abrindo espaço para relatos de vivências dos idosos indígenas, nas língua tukano e tuyuca, mostra de artesanato com demonstração prática da produção de enfeites e outros itens, e apresentação cultural da dança cariçu.

“Toda a programação foi alusiva ao Dia dos Povos Indígenas. Foi um momento de valorização e reconhecimento da importância dessas populações”, assinalou a servidora.

De acordo com o coordenador do Bühkürã Ekatiri Mahsã – Idosos Felizes, fisioterapeuta Paulo André Chaves, o projeto tem atualmente 82 participantes cadastrados, incluindo povos de 13 etnias moradores do Parque das Tribos. Na celebração, ele conta, o grupo compartilhou histórias da vida nas aldeias e na cidade.

“Nesse encontro buscamos conhecer mais sobre eles, que falaram de suas culturas, de suas vidas nas aldeias, antes da vinda para Manaus, da diferença da vida na cidade. Fiquei muito feliz, foi um momento enriquecedor e engrandecedor, de muito aprendizado”, declarou.

A programação na Maloca das Tribos iniciou às 7h30, com a oferta de aferição de pressão arterial e glicemia, acolhida com músicas indígenas e café da manhã com iguarias típicas. Após a roda de conversa com os idosos, houve apresentação de cânticos e danças tradicionais, com a participação de membros da comunidade, e oficinas de artesanato. Um ritual de gratidão marcou o encerramento do encontro.

Iniciativa

Desenvolvido pelas equipes da USF Parque das Tribos desde maio de 2023, o projeto Bühkürã Ekatiri Mahsã – Idosos Felizes é voltado à promoção da saúde de idosos da comunidade, por meio de exercícios físicos, avaliação médica, monitoramento da pressão arterial e glicemia e ações de educação em saúde, entre outras atividades.

Inicialmente composto apenas de idosos indígenas, o grupo hoje acolhe também usuários não indígenas de outras comunidades da região do Tarumã-Açu, entre elas Cidade das Luzes e Cristo-Rei.

As atividades do projeto acontecem semanalmente, sempre às sextas-feiras, na Maloca dos Povos Indígenas, na rua Rio Purus, no Parque das Tribos.

Reconhecimento

O Dia dos Povos Indígenas é celebrado em 19 de abril, reconhecendo os direitos e valorizando a diversidade, a riqueza cultural e a história dos povos originários do Brasil.

A data comemorativa foi instituída em 1943, então como Dia do Índio, tendo recebido a denominação atual por meio da Lei 14.402, de 8 de julho de 2022. 

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sancionada lei que agrava pena em crime de violência contra a mulher com uso de IA
Próximo artigo Comissão aprova prazo para cartórios informarem sobre nascimentos sem nome do pai

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus emite alerta de alagamento para moradores nesta segunda-feira 16/2

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus alerta para risco de alagamento durante chuvas nesta segunda-feira

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus registra recolhimento de mais de 35 toneladas em operação de limpeza urbana no sambódromo durante o Carnaval

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus recolhe mais de 35 toneladas de lixo no sambódromo durante os desfiles do Carnaval 2026

1 dia atrás

Unidades móveis de saúde da mulher de Manaus terão horários ajustados durante o Carnaval e feriado

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus informa que Unidades Móveis de Saúde da Mulher funcionam normalmente nesta segunda, 16/2

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus acompanha vítimas de naufragio no Encontro das Águas e oferece suporte

2 dias atrás

Prefeitura e ManausCult acompanham desfiles e investem no Carnaval de Manaus com repasses por edital

2 dias atrás

CarnaIdoso 2026 reúne mais de 2,5 mil pessoas no Parque Municipal do Idoso em Manaus

3 dias atrás

Recuperação asfáltica na rua Cardo Santo em Manaus avança para melhorar a mobilidade local

3 dias atrás

Escola de Transporte Inclusivo do IMMU inicia qualificação para permissionários do transporte complementar em Manaus

3 dias atrás

Concretagem da oca avança no parque Encontro das Águas Rosa Almeida em Manaus com 380 metros cúbicos de concreto

3 dias atrás
Semsa de Manaus orienta foliões sobre cuidados de saúde no Carnaval para evitar desidratação e riscos à saúde
Prefeitura de Manaus apreende 15 kg de medicamentos em tabacarias durante operação conjunta em 12/2
Prefeitura de Manaus mantém serviços essenciais durante o Carnaval e ponto facultativo
Procon Manaus divulga pesquisa de preços de combustíveis com valores, variações e abrangência na cidade
Prefeitura de Manaus prorroga prazo de matrículas EJA Manaus até 28 de fevereiro e mira 10 mil vagas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?