Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Profissionais da Saúde de Manaus recebem capacitação para o atendimento de crianças e adolescentes com tuberculose
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Prefeitura de Manaus > Profissionais da Saúde de Manaus recebem capacitação para o atendimento de crianças e adolescentes com tuberculose
Prefeitura de Manaus

Profissionais da Saúde de Manaus recebem capacitação para o atendimento de crianças e adolescentes com tuberculose

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 4 de julho de 2022
4 Min Lidos
Compartilhar

 

Profissionais da rede de saúde da Prefeitura de Manaus irão participar, nos dias 5 e 6/7, da Webinar “Manejo Clínico da Tuberculose em Crianças e Adolescentes”, promovida pelo Ministério da Saúde. O evento vai envolver 80 médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que atuam diretamente no atendimento aos pacientes diagnosticados com tuberculose, com a utilização da plataforma Zoom.

 

 

 

Segundo informações do chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, enfermeiro Daniel Sacramento, o objetivo é capacitar os profissionais para o atendimento clínico da tuberculose em crianças e adolescentes, fortalecendo as ações de controle da doença, incorporando novos conhecimentos na prática diária nas unidades de Saúde.

 

“Como a capacitação é uma estratégia de ensino baseada em metodologia ativa fundamentada em casos clínicos, os profissionais terão a oportunidade de aprofundar o conhecimento prático em diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes, na avaliação de contatos dos pacientes com rastreio para infecção latente da tuberculose, em relação à vacina BCG, que ajuda a proteger contra as formas graves da tuberculose, e ainda sobre a coinfecção Tuberculose-HIV. A intenção é que os participantes possam também compartilhar o conhecimento adquirido com outros profissionais na rotina da Unidade de Saúde”, informa Daniel Sacramento.

A doença

 

 

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta prioritariamente os pulmões. O principal sintoma é a tosse e por isso a recomendação é para que pessoas com tosse por duas semanas ou mais sejam examinadas, procurando uma das unidades de Saúde da rede municipal para a realização de exames.

A transmissão ocorre quando, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa, ainda sem tratamento, lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, podendo transmitir a doença para outras pessoas.

 

 

“A Organização Mundial de Saúde (OMS) relata que cerca de nove milhões de pessoas desenvolvem tuberculose a cada ano no mundo, sendo que um milhão de casos ocorrem em crianças com menos de 15 anos. Nesse público, a principal barreira é o diagnóstico, pela dificuldade natural de se obter escarro para a realização do exame, no caso de crianças menores. Assim, a Semsa tem realizado sempre ações de educação permanente para garantir a melhoria da oferta dos serviços, buscando sempre a resolutividade no atendimento”, afirma Daniel Sacramento.

Em 2021, a taxa de incidência por tuberculose em Manaus foi de 103,4 casos/100 mil habitantes, com 2.333 casos novos de tuberculose registrados. Em menores de 15 anos, foram notificados 128 casos da doença, com uma incidência de 19,7 casos por 100 mil habitantes. Do total de 128 casos, dez foram diagnosticados em menores de um ano; 35 na faixa etária entre 1 a 4 anos; 30 casos de 5 a 9 anos; e 53 entre adolescentes de 10 a 14 anos.

 

 

— — — 

 

Foto – Divulgação / Semsa

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

The post Profissionais da Saúde de Manaus recebem capacitação para o atendimento de crianças e adolescentes com tuberculose appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:ManausPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Manaus

Prefeitura de Manaus realiza competição de atletismo na 26ª edição das Municipíadas

Por Redação Informe Digital
13 de junho de 2025
Manaus

David Almeida anuncia liberação de novas pistas do Rei Pelé

Por Redação Informe Digital
13 de junho de 2025
Manaus

David fortalece o terceiro setor com repasse de R$ 9,5 milhões

Por Redação Informe Digital
13 de junho de 2025
Manaus

PMM atua no bairro Santo Agostinho com obras de infraestrutura

Por Redação Informe Digital
13 de junho de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realizará 4ª Conferência Municipal das Cidades nos dias 20 e 21 de junho

Por Redação Informe Digital
13 de junho de 2025

Serviço móvel de saúde da mulher atende em nova localização

Por Redação Informe Digital
13 de junho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?