Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Profissionais da rede estadual participam de formação ministrada pelo MEC sobre o Pé-de-Meia
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Profissionais da rede estadual participam de formação ministrada pelo MEC sobre o Pé-de-Meia
Governo do Amazonas

Profissionais da rede estadual participam de formação ministrada pelo MEC sobre o Pé-de-Meia

11 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A evasão escolar foi o principal tema de debate entre os participantes

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Profissionais da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar participaram, nesta quinta-feira (07/11), da formação “Pé-de-Meia pelo Sucesso Escolar”, ministrada por técnicos do Ministério da educação (MEC), a qual abordou, entre os temas principais, a evasão escolar, suas causas e soluções de enfrentamento.

A formação faz parte do o programa “Pé-de-Meia” do Governo Federal. O Amazonas foi o primeiro estado a receber esta formação, que seguirá, nas próximas semanas, em outros entes federativos do país. Coordenadores Distritais, coordenadores adjuntos pedagógicos de ensino médio, assessores pedagógicos, além de diretores e pedagogos escolares em instituições que contam com o ensino médio compuseram o público-alvo das atividades.

“O Pé-de-Meia é um incentivo expressivo para que os alunos continuem dentro de sala de aula. Estamos de olho nesse programa, e a nossa comunicação com a equipe de educação básica do MEC é constante, temos muita abertura e facilidade de contato. Hoje, eles estão aqui, para discutirmos sobre essa iniciativa tão importante para o Amazonas e para o Brasil”, ressaltou a secretária de educação do Amazonas, Arlete Mendonça.

Mais de 155 mil estudantes da REDE estadual do Amazonas, que estão no ensino médio, estão dentro dos requisitos para receber o Pé-de-Meia. O benefício vem sendo pago pelo Governo Federal desde março deste ano.

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Momento formativo

Além de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o momento formativo contou também com representantes da Secretaria de educação básica do MEC, com os setores de Incentivo a estudantes da educação básica, da Articulação de Políticas, Benefícios e Condicionalidades e da Articulação com Redes e Beneficiários.

Durante as palestras, a evasão escolar foi dissecada em diversas perspectivas, desde as suas causas, os seus impactos sociais e financeiros para a população brasileira, além da discussão sobre qual é o papel da escola no objetivo de mitigar o risco de abandono escolar, por meio do monitoramento preventivo.

De acordo com a diretora do departamento de Incentivo a estudantes da educação básica do MEC, Marisa Costa, os temas fazem parte da nova fase do Pé-de-Meia.

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

“O Pé-de-Meia é um programa muito NOVO, ainda em implantação. O foco nos primeiros meses foi na organização dos dados dos milhões de alunos beneficiados. Agora, Podemos avançar para o real objetivo da iniciativa, que é discutir, desenvolver materiais, orientações e diretrizes para mitigar o abandono escolar em todo país. Dialogar com cada realidade local, gerar reflexão mesmo”, destacou Marisa.

Com 27 escolas sob sua responsabilidade, o coordenador da Coordenadoria Distrital de educação (CDE) 6, Augusto Cordeiro, presente na atividade formativa, enfatizou a importância de discutir sobre o tema. De acordo com ele, a sua coordenadoria realiza um trabalho semanal em busca dos alunos infrequentes.

“O Pé-de-Meia é muito importante para os estudantes, ainda mais para aqueles em vulnerabilidade social. Temos uma equipe para isso na coordenadoria. Buscamos os infrequentes, contatamos os pais, vamos atrás dos motivos das faltas. É um trabalho individualizado, porque sabemos que manter eles na escola é garantir um futuro melhor”, compartilhou o coordenador.

A formação foi realizada, presencialmente, no auditório da escola Superior de ciências da saúde (ESA), da Universidade do Estado do Amazonas. Entretanto, o momento também teve transmissão ao vivo para todo o estado, por meio do Centro de Mídias de educação do Amazonas, disponível no link: http://bit.ly/FormaçaoPe-de-Meia.

O post Profissionais da rede estadual participam de formação ministrada pelo MEC sobre o Pé-de-Meia apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasEducação BásicaEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Desmatamento no Amazonas registra queda 29% em 2024, segundo Inpe
Próximo artigo ”Estão nos acolhendo”, diz aluno beneficiado com kit do “Merenda em Casa” na zona rural de Manaus

Mais notícias desta categoria

Novas políticas em discussão: Seas abre 15ª Conferência Estadual de Assistência Social

3 horas atrás

“Uma História Mágica”: Alunos do Liceu apresentam espetáculo gratuito inspirado em Mozart no Teatro Amazonas

3 horas atrás

FVS-RCP capacita profissionais para atuação em casos de intoxicação por metanol

4 horas atrás

Ilumina+ Amazonas: Governo do Estado conclui a modernização da iluminação pública em Nova Olinda do Norte

4 horas atrás

Exposição “Sankofa” marca reabertura da Galeria do Largo com celebração à moda e ancestralidade afro-amazônica

4 horas atrás

Outubro Rosa: Instituto Dona Lindu promove campanha de prevenção voltada às servidoras do CHS

4 horas atrás

Ipaam reforça lista de atividades sob licenciamento da SemmasClima e explica critérios de baixo impacto ambiental

5 horas atrás

Ipaam resgata sete animais silvestres após acionamento da população em Manaus

5 horas atrás

Sine Amazonas divulga 243 vagas de emprego para esta quinta-feira

6 horas atrás

Quarenta pessoas foram contempladas nos sorteios da Nota Fiscal Amazonense desta quarta-feira

6 horas atrás

Polícia Civil divulga imagens de três pessoas desaparecidas

6 horas atrás

Arsepam realiza terceira edição da Ouvidoria Cidadã com atendimentos para emissão do Passe Legal e CIPTEA

6 horas atrás
HPS Platão Araújo – Centro de Simulação e Treinamento
Dia do Professor: a voz do protagonismo de quem transforma a educação no Amazonas
Amazonas Filarmônica apresenta ‘Assim falou Zaratustra’ em noite de clássicos no Teatro Amazonas
Sedecti recebe empresas europeias voltadas ao uso de tecnologias sustentáveis
Evento apoiado pelo Governo do Amazonas promove a popularização da ciência em estudos sobre a malária
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?