Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Profissionais da rede estadual participam de formação ministrada pelo MEC sobre o Pé-de-Meia
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Profissionais da rede estadual participam de formação ministrada pelo MEC sobre o Pé-de-Meia
Governo do Amazonas

Profissionais da rede estadual participam de formação ministrada pelo MEC sobre o Pé-de-Meia

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A evasão escolar foi o principal tema de debate entre os participantes

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Profissionais da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar participaram, nesta quinta-feira (07/11), da formação “Pé-de-Meia pelo Sucesso Escolar”, ministrada por técnicos do Ministério da educação (MEC), a qual abordou, entre os temas principais, a evasão escolar, suas causas e soluções de enfrentamento.

A formação faz parte do o programa “Pé-de-Meia” do Governo Federal. O Amazonas foi o primeiro estado a receber esta formação, que seguirá, nas próximas semanas, em outros entes federativos do país. Coordenadores Distritais, coordenadores adjuntos pedagógicos de ensino médio, assessores pedagógicos, além de diretores e pedagogos escolares em instituições que contam com o ensino médio compuseram o público-alvo das atividades.

“O Pé-de-Meia é um incentivo expressivo para que os alunos continuem dentro de sala de aula. Estamos de olho nesse programa, e a nossa comunicação com a equipe de educação básica do MEC é constante, temos muita abertura e facilidade de contato. Hoje, eles estão aqui, para discutirmos sobre essa iniciativa tão importante para o Amazonas e para o Brasil”, ressaltou a secretária de educação do Amazonas, Arlete Mendonça.

Mais de 155 mil estudantes da REDE estadual do Amazonas, que estão no ensino médio, estão dentro dos requisitos para receber o Pé-de-Meia. O benefício vem sendo pago pelo Governo Federal desde março deste ano.

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Momento formativo

Além de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o momento formativo contou também com representantes da Secretaria de educação básica do MEC, com os setores de Incentivo a estudantes da educação básica, da Articulação de Políticas, Benefícios e Condicionalidades e da Articulação com Redes e Beneficiários.

Durante as palestras, a evasão escolar foi dissecada em diversas perspectivas, desde as suas causas, os seus impactos sociais e financeiros para a população brasileira, além da discussão sobre qual é o papel da escola no objetivo de mitigar o risco de abandono escolar, por meio do monitoramento preventivo.

De acordo com a diretora do departamento de Incentivo a estudantes da educação básica do MEC, Marisa Costa, os temas fazem parte da nova fase do Pé-de-Meia.

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

“O Pé-de-Meia é um programa muito NOVO, ainda em implantação. O foco nos primeiros meses foi na organização dos dados dos milhões de alunos beneficiados. Agora, Podemos avançar para o real objetivo da iniciativa, que é discutir, desenvolver materiais, orientações e diretrizes para mitigar o abandono escolar em todo país. Dialogar com cada realidade local, gerar reflexão mesmo”, destacou Marisa.

Com 27 escolas sob sua responsabilidade, o coordenador da Coordenadoria Distrital de educação (CDE) 6, Augusto Cordeiro, presente na atividade formativa, enfatizou a importância de discutir sobre o tema. De acordo com ele, a sua coordenadoria realiza um trabalho semanal em busca dos alunos infrequentes.

“O Pé-de-Meia é muito importante para os estudantes, ainda mais para aqueles em vulnerabilidade social. Temos uma equipe para isso na coordenadoria. Buscamos os infrequentes, contatamos os pais, vamos atrás dos motivos das faltas. É um trabalho individualizado, porque sabemos que manter eles na escola é garantir um futuro melhor”, compartilhou o coordenador.

A formação foi realizada, presencialmente, no auditório da escola Superior de ciências da saúde (ESA), da Universidade do Estado do Amazonas. Entretanto, o momento também teve transmissão ao vivo para todo o estado, por meio do Centro de Mídias de educação do Amazonas, disponível no link: http://bit.ly/FormaçaoPe-de-Meia.

O post Profissionais da rede estadual participam de formação ministrada pelo MEC sobre o Pé-de-Meia apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasEducação BásicaEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Desmatamento no Amazonas registra queda 29% em 2024, segundo Inpe
Próximo artigo ”Estão nos acolhendo”, diz aluno beneficiado com kit do “Merenda em Casa” na zona rural de Manaus

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas promove programação nos Centros Estaduais pelo Dia da Consciência Negra com atividades culturais

14 horas atrás

Programa Crédito Rosa já injetou R$ 38 milhões e beneficiou mais de 5,5 mil mulheres no Amazonas

14 horas atrás

Temporada de cruzeiros no Porto de Manaus começa com chegada do navio MS Insígnia e previsão de seis escalas até abril de 2026

14 horas atrás

Feirão do Pescado em Manaus terá venda de tambaqui, matrinxã e pirarucu nos dias 28 e 29 de novembro com valores definidos

14 horas atrás

Incineração de drogas no Amazonas destrói quatro toneladas apreendidas em 2025 e reforça operações estaduais

15 horas atrás

Projeto Mulheres Rurais inicia produção de mudas de cacau e açaí em Boa Vista do Ramos e beneficia 30 agricultoras

15 horas atrás

Amazonas Band faz concerto gratuito dedicado à música afro-brasileira no Teatro da Instalação em Manaus

16 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas apreende mais de uma tonelada de maconha skunk e calcula prejuízo de R$ 44,4 milhões ao narcotráfico

16 horas atrás

Ipaam Itinerante oferece mutirão para regularização ambiental e fundiária em Autazes de 24/11 a 29/11

16 horas atrás

Natal nos Cetis leva Pocket Memórias do Balé Jovem Claudio Santoro a escolas de tempo integral do Amazonas

17 horas atrás

ADS entrega insumos agrícolas e equipamentos a trabalhadores rurais em Nova Olinda do Norte para fortalecer setor primário

17 horas atrás

Saúde AM Digital amplia telessaúde e passa a oferecer atendimento 24 horas por clínico geral no Amazonas

17 horas atrás
Detran Amazonas apresenta projetos sociais e soluções tecnológicas no Congresso Nacional de Trânsito em Gramado até 19/11
Detran-AM entrega kits de segurança a 250 mototaxistas em Nova Olinda do Norte na manhã de 18/11
Governo destina investimentos em Nova Olinda do Norte e implanta Ilumina+ Amazonas com entregas ao setor primário e social
SES-AM mantém plantão 24 horas em prontos-socorros, maternidades, SPAs e UPAs durante o feriado
Governo do Amazonas avança na regularização fundiária de quilombos em articulação com Incra
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?