Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Professores da zona rural transformam vivências em histórias na educação infantil
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Professores da zona rural transformam vivências em histórias na educação infantil
Manaus

Professores da zona rural transformam vivências em histórias na educação infantil

2 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Por uma educação que nasce do olhar e da experiência das crianças, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 19/9, o projeto “Mini-Histórias da Vida Cotidiana em creche: Documentando a Pedagogia da Infância”, que valoriza a autoria docente ao transformar observações do cotidiano das crianças em pequenas histórias. O projeto aconteceu na sede da Divisão Distrital Zonal (DDZ) rural, localizada na Torquato Tapajós, zona Norte da capital.

O projeto acontece em 12 escolas que atendem à fase creche, divididas nas comunidades ribeirinhas dos rios Amazonas e Negro, e uma no Centro de educação infantil Esperança, que oferece turmas de maternal 1, 2 e 3. Nas demais escolas, o atendimento é voltado apenas para o maternal 3.

Segundo a coordenadora da educação infantil da DDZ rural, professora Irany Andrade, o projeto coloca o professor como protagonista no processo de aprendizagem. “As professoras, a partir dos objetivos de aprendizagem, propõem experiências e, a partir da vivência com as crianças, produzem essas histórias”, explicou.

O subsecretário da Semed, Dalmir Salazar, ressaltou a importância da iniciativa. “Projetos como esse fortalecem a relação entre professores e crianças, aproximam a educação da realidade vivida por elas e evidenciam a criatividade e o olhar sensível dos docentes na zona rural”, destacou.

A iniciativa permite que professores unam experiência prática, observação e criatividade, fortalecendo o vínculo com as crianças e contribuindo para o desenvolvimento integral dos pequenos.

A professora Ana Cristina Silva, que leciona na creche Raimunda de Souza, ressaltou a importância de registrar as experiências vividas pelas crianças, transformando observações do cotidiano em aprendizado e histórias significativas.

“Desenvolvi com as crianças o projeto ‘Formigueiro’, que surgiu a partir da rotina do Bryan, que adorava as formigas. A partir daí, observamos como as formigas andam sempre juntas, como trabalham, entre outros temas. A ideia é valorizar essas pequenas vivências e transformar em histórias que ensinam e encantam”, contou Ana Cristina.

— — —

Texto – Jordana Rodrigues/ Semed

Fotos – Eliton Souza/ Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCuKck

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Motta cria comissões para debater política para autistas e concessão de vale para quem vai trabalhar de bicicleta
Próximo artigo Prefeitura de Manaus convoca duas médicas veterinárias aprovadas no concurso público da Semsa

Mais notícias desta categoria

USF Arthur Virgílio Filho suspende atendimentos temporariamente para obras no telhado

5 horas atrás

Parque Municipal do Idoso completa 23 anos e atende mais de 2 mil pessoas por dia em Manaus

5 horas atrás

Intervenção viária na avenida Autaz Mirim avança em Manaus e reorganiza o trânsito da zona Leste

6 horas atrás

Estudantes da Universidade de Parma realizam intercambio saude manaus para estudar atenção primária no SUS

9 horas atrás

Protetores do Amanhã forma 15 estudantes e entrega menções honrosas a 87 participantes em Manaus em 27/11

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia obras do complexo viário Passarão para desafogar trânsito na zona Oeste

10 horas atrás

Fiscalização de vagas especiais em Manaus registra remoção de veículo e 16 autuações na zona Norte

11 horas atrás

Manaus amplia rede de atendimento e promove alinhamento para esporotricose humana na zona Oeste

11 horas atrás

Mais de 230 estudantes participam da Gincana Municipal do Acelera Brasil em Manaus no dia 27/11

11 horas atrás

Sine Manaus oferece 768 vagas de emprego com atendimento presencial nesta sexta–feira 28/11

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus entrega R$ 200 mil no 9º sorteio da Nota Premiada Manaus e divulga participação para último sorteio do ano

11 horas atrás

Manaus realiza Dia D de vacinação contra a influenza neste sábado para públicos prioritários

12 horas atrás
Prefeitura de Manaus conclui obras de drenagem na avenida do Turismo e elimina três pontos de alagamento
Prefeitura de Manaus realiza manutenção no entorno do Mercado Adolpho Lisboa para evitar alagamentos
Manaus realiza palestra sobre credenciamento de unidades dispensadoras de talidomida com foco em controles e exigências
Manausprev encerra cursos de dança e costura para aposentados e pensionistas em 26/11
Programa Qualifica amplia acesso a mestrado e doutorado para professores da rede municipal de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?