Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Professores da Universidade do Estado da Bahia conhecem estratégias e ações de saúde da prefeitura
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Professores da Universidade do Estado da Bahia conhecem estratégias e ações de saúde da prefeitura
Manaus

Professores da Universidade do Estado da Bahia conhecem estratégias e ações de saúde da prefeitura

10 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Gestores e equipes de saúde da Prefeitura de Manaus apresentaram estratégias e ações da gestão municipal na Atenção Primária à saúde, nesta segunda-feira, 17/2, a um grupo de professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A comitiva esteve na sede da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), durante visita para conhecer o trabalho da pasta com enfoque no atendimento à saúde da população indígena e no emprego das práticas integrativas complementares de saúde (Pics) no âmbito da Atenção Primária.

A secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, ao lado do subsecretário de Gestão da saúde, Djalma Coelho, e outros gestores da pasta, deu as boas-vindas ao grupo, formado pelos professores e pesquisadores extensionistas do Departamento de ciências da Vida da Uneb, Fernanda Warken Rosa, Marcelo Peixoto e Roberto Maciel. Shádia ressaltou a importância dos intercâmbios interinstitucionais para o compartilhamento de saberes e experiências e para o avanço na saúde pública em seus diferentes cenários e contextos.

“Temos reforçado esses intercâmbios da Semsa com o Brasil inteiro, buscando promover essa troca de experiências e conhecimentos com pesquisadores e profissionais de outras cidades, e ficamos muito felizes em receber hoje os professores da Uneb”, declarou a secretária.

A professora Fernanda Warken Rosa expressou gratidão pela acolhida e relatou as expectativas do grupo de poder ampliar e fortalecer as ações extensionistas no âmbito da Uneb, bem como de estabelecer possíveis articulações entre a universidade estadual e a Semsa. Ela assinala que a universidade estadual é uma instituição multicampi, presente em 29 cidades do território baiano.

“Um dos objetivos de nossa visita é conhecer as estratégias para utilização das Pics na prevenção e promoção da saúde, inclusive no tocante à dengue, e discutir a possibilidade de uma parceria na formação de trabalhadores da saúde”, destacou a docente, pontuando que ela e seus colegas desenvolvem na Uneb um projeto formativo nessa mesma linha.

Outra motivação para a vinda a Manaus, de acordo com Fernanda, foi a de conhecer outras formas do cuidado em saúde voltado à população indígena, com o viés da imersão na natureza e da utilização dos recursos naturais. Ela assinala o fato de que a universidade baiana recebe estudantes de diversas etnias, além de uma experiência recente dos docentes na produção de um documentário sobre a medicina tradicional de indígenas da etnia Kaimbé, na Bahia.

“Vimos uma oportunidade de conhecer como é a atenção à saúde da população indígena em Manaus, no âmbito da Atenção Primária à saúde, tendo em vista toda a história e de tudo que representam as etnias indígenas aqui na região”, explicou.

visitação

Durante a visita na Semsa, nesta segunda-feira, os visitantes da Uneb se reuniram com o subsecretário Djalma Coelho e com gestores da Semsa, que apresentaram ao grupo um panorama da Atenção Primária à saúde (APS) no município, destacando ainda a gestão da informação na Semsa e as ações e estratégias da secretaria no enfrentamento da malária e arboviroses na capital.

Participaram da reunião as diretoras de Atenção Primária, Sonja Farias; de Inteligência de Dados, Sanay Pedrosa; da escola de saúde Pública (Esap Manaus), Karina Cerquinho; e de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da saúde do trabalhador, Marinélia Ferreira; além dos gerentes de Gestão da Atenção Primária, Dario Aguiar; e de Promoção da saúde, Tayanan Medeiros; e do chefe da Divisão de Promoção da Equidade às Populações Vulneráveis, Celso Cabral.

A programação da comitiva em Manaus segue na terça-feira, 18/2, com visitas à unidade de saúde da Família (USF) José Rayol dos Santos, USF Anna Barreto e USF Parque das Tribos, respectivamente situadas nos Distritos de saúde (Disas) Sul, Norte e Oeste.

A visita do grupo se encerra na manhã da quarta-feira, 19/2, com apresentação do Farmácia Viva, nas dependências da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na zona Leste. O projeto, desenvolvido pela Semsa em parceria com a universidade federal, enfoca a valorização do conhecimento tradicional e a utilização de plantas medicinais nos tratamentos de saúde no contexto do Sistema Único de saúde (SUS).

— — —
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus melhora a mobilidade urbana da avenida Coronel Teixeira
Próximo artigo UBSs vão receber visita de representantes de instituições do Japão

Mais notícias desta categoria

Chuvas em Manaus deixam infiltração, desabamento e rompimentos de bueiros até 24/12, diz prefeitura

12 horas atrás

Prefeito David Almeida participa de café natalino no Centro Pop e reafirma ações de acolhimento em Manaus

15 horas atrás

Natal da Fundação Dr. Thomas reúne 153 idosos em evento de confraternização em Manaus

16 horas atrás

Fiscalização de alimentos em Manaus na operação Natal com Saúde descarta 688 quilos impróprios

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda na rua Negreiro Ferreira para melhorar escoamento e mobilidade

1 dia atrás

Rede municipal de saúde de Manaus registra mais de 3,1 milhões de atendimentos em 2025 e amplia a atenção primária

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção da drenagem profunda na rua Rio Içá no Vieiralves

1 dia atrás

Manaus testa projeto-piloto de organização de cabos aéreos para reduzir poluição visual e riscos

2 dias atrás

Semulsp retira 3.495 toneladas e consolida limpeza hídrica permanente na orla do rio Negro em 2025

2 dias atrás

Proben+ abre credenciamento para empresas oferecerem descontos a servidores da Educação de Manaus por 12 meses

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus mantém serviços essenciais de saúde e assistência durante o feriado de Natal

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus divulga episódio do podcast sobre esporotricose animal com gerente do CCZ disponível nas plataformas

2 dias atrás
Vacinação contra o HPV em Manaus é prorrogada até o primeiro semestre de 2026 e continuará disponível nas salas do SUS
Implurb registra aumento nas análises da CTPCU e fortalece planejamento urbano de Manaus entre janeiro e novembro de 2025
Manaus inicia projeto de restauração ecológica produtiva para recuperar 70 hectares e apoiar comunidades tradicionais
Guarda Municipal de Manaus amplia efetivo com 127 novos formados e lança operação de fim de ano
Mirante Lúcia Almeida terá horários especiais de funcionamento nas festas de fim de ano em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?