Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Professores da Educação Especial da prefeitura participam de formação sobre estratégias pedagógicas inclusivas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Professores da Educação Especial da prefeitura participam de formação sobre estratégias pedagógicas inclusivas
Manaus

Professores da Educação Especial da prefeitura participam de formação sobre estratégias pedagógicas inclusivas

3 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Com o intuito de capacitar os profissionais da educação para proporcionar o ensino e aprendizagem de excelência aos estudantes da REDE municipal de ensino, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta segunda-feira, 13/3, o primeiro Módulo da formação sobre estratégias pedagógicas para “educação especial”, voltada para professores que atuam nas salas de recursos das Divisões Distritais Zonais (DDZs) Leste II, Norte e Sul, da Secretaria Municipal de educação (Semed).

O momento formativo ocorreu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. No encontro, foi abordado sobre o Portage, que é um instrumento para avaliação e acompanhamento do desenvolvimento infantil em crianças de 0 a 6 anos de idade.

O respectivo instrumento pedagógico PODE ser aplicado para constatação e acompanhamento de qualquer deficiência intelectual e não somente para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), conforme explica a palestrante do encontro, professora Jânia Cátia, lotada na Gerência de formação continuada (GFC), da DDPM.

“Estamos apresentando o Instrumento Operacionalizado Portage, que é sobre a avaliação de desenvolvimento. Então, isso é muito importante para que os professores saibam identificar qual nível se encontra o estudante, para daí fazer uma intervenção eficaz. O nosso público de educação especial tem déficits no desenvolvimento e precisamos descobrir onde está e qual o nível de déficit. Por meio desse instrumento de avaliação, conseguimos identificar o nível em socialização, linguagem, cognição, autocuidados e desenvolvimento motor”, explicou a formadora.

Aprendizados

Para a professora Alcione Flores, lotada na escola Municipal professora Rita de Cássia, localizada no bairro NOVO Israel, zona Norte, o encontro foi positivo, tendo em vista que atua com 28 estudantes com deficiência, diariamente.

“Todas as formações voltadas para alunos especiais são bem válidas, porque quando estamos nessa área, precisamos ter todo o conhecimento de como trabalhar com as crianças com deficiência. Então, a formação é maravilhosa e está sendo bem esclarecedora. Tenho certeza que vai agregar muito no nosso conhecimento”, relatou a educadora.

Outra envolvida na ação foi a professora Alicia Rocha, lotada na escola Municipal Álvaro César de Carvalho, situada no bairro NOVO Reino, zona Leste. A participante afirmou que o aprendizado adquirido no encontro contribuirá para a aplicação das suas aulas.

“O encontro é excelente, porque todo conhecimento é bem-vindo. Quando eu sei sobre o que estou trabalhando, tenho mais autonomia para fazer um trabalho melhor. Gostei de ter conhecido o instrumento Portage. Eu achei excelente, porque ele nos dá um norte de como trabalhar em sala de aula”, frisou a educadora.

— — —

Texto – Andrew Ericles / Semed

Fotos – Cleomir Santos / Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAvxTu

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus segue com reforma do Terminal 2 com troca de telhas e pintura do local
Próximo artigo Prefeitura de Manaus oferta dose adicional para crianças imunossuprimidas de 5 a 11 anos

Mais notícias desta categoria

Edinaldo Marinho de Castro

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera sistema de drenagem no bairro Adrianópolis

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza intervenção emergencial na Djalma Batista neste domingo

21 horas atrás

Prefeitura informa localização das Unidades Móveis de Saúde da Mulher a partir desta segunda-feira, 15/9

1 dia atrás

Sine Manaus oferta 370 vagas de emprego nesta segunda–feira, 15/9

1 dia atrás

Projeto ‘Concultura nos Bairros’ da Prefeitura de Manaus leva ações culturais ao Novo Aleixo

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus atende duas ocorrências durante chuva na manhã deste sábado

2 dias atrás

Prefeitura lança pagamento on-line de multas com cartão de crédito e Pix direto pelo site

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus transforma beco Santo Antônio com nova pavimentação e garante melhor qualidade de vida à comunidade

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus leva coleta de resíduos às comunidades rurais e indígenas da capital

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus recupera drenagem e calçada no bairro São Raimundo

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus instala corrimão e reforça segurança em escadaria no bairro Dom Pedro

3 dias atrás
CadÚnico – Prefeitura de Manaus intensifica busca ativa
Educadores representam o Amazonas com projeto inovador de sustentabilidade
Prefeitura entrega ponte mista na comunidade Alfredo Nascimento
Prefeitura inicia ciclo de atividade para orientar profissionais de saúde sobre a Doença de Alzheimer
Prefeito David Almeida vistoria obras de reforma e ampliação da escola Waldir Garcia no bairro São Geraldo
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?