O evento foi promovido pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas – CNS
A professora Taciana de Carvalho Coutinho do Instituto Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/Ufam) integrou um grupo de pesquisadores composto por Martha Lucía Calderón Alvarado, do Instituto Amazónico de Investigaciones Científicas (SINCHI), o Engenheiro Jorge Luis Flores Laulete , gerente do plano de gestão empresarial da Cooperativa Agrária Integral Luz de la Esperanza (COOPAILE) na Semana de Sociobiodiversidade, em Brasília, ocorrido entre os dias 04 e 06 de setembro.
A Semana da Sociobiodiversidade é um grande encontro que tem por objetivo promover espaços de diálogo, fortalecimento e articulação entre diferentes setores e redes, com foco no desenvolvimento das economias da sociobiodiversidade da Região Amazônica e demais biomas brasileiros.
O evento proporcionou a fomentar a troca de conhecimentos e experiências com a participação dos coletivos da castanha, pirarucu e seringueiros. Foi um encontro marcado pela presença de 150 extrativistas mais 80 convidados externos e apoiadores. Ao final houve a participação de 230 pessoas.
O encontro foi pautado em agendas políticas e mesas temáticas para discussões sobre as lacunas de dados que dificultam o conhecimento a essas economias desempenham papel significativo para a geração de renda e para a conservação da biodiversidade.
A Semana da Sociobiodiversidade reuniu em Brasília mais de 230 extrativistas da Amazônia para pensar soluções que conciliam o desenvolvimento econômico com a conservação da biodiversidade.
Professora do INC, Taciana Coutinho, participa da Semana de Sociobiodiversidade, em Brasília
red by