Projeto desenvolvido pela educadora foi selecionado entre mais de 900 iniciativas, sendo o único do Amazonas a chegar à final e votação popular definirá vencedores


Do município de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus), a professora Elzilene de Araújo, do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) José de Araújo Rodrigues, é uma das 30 finalistas da 2ª edição do Prêmio Professor Porvir. A professora de Química foi selecionada entre mais de 900 inscrições e está concorrendo na categoria votação popular.
Sendo a única professora do Amazonas a se classificar para a etapa final, a professora Elzilene é a segunda a se classificar como finalista da rede estadual de ensino em duas edições da premiação. A professora apresentou o projeto ‘Cultura Indígena na Educação em Ciências’, com os estudantes da 2ª série do Ensino Médio.
O projeto foi executado no ano de 2023, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), com o objetivo de promover a integração equitativa do conhecimento tradicional indígena e da ciência ocidental, enriquecendo assim o processo educacional.
A professora Elzilene afirma que estar entre os finalistas é uma grande felicidade, mas o maior mérito desse prêmio foi contribuir para a formação de cidadãos conscientes, respeitosos da diversidade cultural e comprometidos com a preservação ambiental na região amazônica.
“Estou feliz só do meu projeto ter sido selecionado como finalista nessa premiação. É uma forma de valorização e reconhecimento do meu trabalho na escola. Isso vale a pena, continuar estimulando os alunos a continuar seus estudos e sempre querer algo a mais”, contou a professora.


Prêmio Professor Porvir
O Prêmio Professor Porvir é uma iniciativa nacional do site Porvir, em parceria com a Nubank e Wings, onde são celebradas as práticas pedagógicas que fazem a diferença na educação brasileira. Participam professores das redes públicas e privadas de todo o país, do Ensino Fundamental e Médio, que tenham implantado projetos inovadores nos anos letivos de 2023 e 2024.
O Prêmio Professor Porvir está dividido em quatro categorias, sendo elas Educação Infantil, Ensino Fundamental — anos iniciais; Ensino Fundamental — anos finais; e Ensino Médio para votação popular e escolha dos jurados. A premiação se dedica a temas como: metodologias ativas, educação antirracista, educação socioemocional e tecnologia e, em 2024, a premiação inaugurou uma nova categoria focada na educação financeira.
A categoria Votação Popular está aberta até o dia 28 de fevereiro por meio do link porvir.org. Os resultados, das categorias votação popular e escolha dos jurados, serão divulgados no dia 10 de março no site do Porvir. Os vencedores de cada categoria irão para São Paulo participar do “Encontro com o Porvir” e a prática pedagógica será publicada em um e-book.
O post Professora de escola estadual de Codajás é finalista do Prêmio Professor Porvir apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.