Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Professora da rede estadual de ensino é selecionada para a semifinal do Prêmio Professor Transformador
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Professora da rede estadual de ensino é selecionada para a semifinal do Prêmio Professor Transformador
Governo do Estado

Professora da rede estadual de ensino é selecionada para a semifinal do Prêmio Professor Transformador

3 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
Seduc3 300x200 1


Há 18 minutos
Por Agência Amazonas

Desenvolvido pelo Instituto Significare, o prêmio busca promover e estimular práticas de educação transformadoras

FOTO: Eduardo Cavalcante / SeducSelecionada entre mais de 350 iniciativas transformadoras, o projeto “Escola, Educação Ambiental: Práticas Lúdicas e Perspectivas Futuras”, que têm a concepção da professora Nilce Pantoja, da Escola Estadual Francelina Assis Dantas, na zona Oeste da Manaus, é semifinalista do Prêmio Professor Transformador, iniciativa que busca reconhecer e dar visibilidade a educadores e projetos pedagógicos ousados e inovadores de todas as partes do Brasil.

O Prêmio Professor Transformador é concebido e estruturado pelo Instituto Significare e implementado conjuntamente com a Base2Edu, rede que conecta e fortalece profissionais e iniciativas voltadas à transformação da Educação; e pela Bett Educar, maior feira de inovação em educação da América Latina. O Prêmio busca destacar projetos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Projeto

O projeto segue para a próxima fase, na qual serão selecionadas três propostas de cada segmento da educação básica (Educação Infantil, Fundamental 1, Fundamental 2 e Ensino Médio).

O trabalho desenvolvido por Nilce foi aplicado nas turmas do Ensino Fundamental 2. A iniciativa apresenta o entrelaçamento da escola, da Educação Física e da educação ambiental enquanto formação para a cidadania, tendo o ambiente escolar como espaço social na construção dessa consciência.

Prof Nilce Pantoja – FOTO: Eduardo Cavalcante / SeducSegundo a idealizadora, a efetivação do projeto no período da pandemia da Covid-19, suscitou em resultados exitosos. “Nós tivemos a participação das famílias dos estudantes, obtivemos a construção de uma rede ampliada de compartilhamentos do projeto, concretizando uma representatividade heterogênea. Isto demonstra a importância de pensarmos as potencialidades formativas da Educação Ambiental no contexto escolar”, afirmou.

Durante o projeto, foram produzidos 144 jogos em papelão, sendo 46 jogos da velha, 52 jogos de boliche e 46 jogos de futebol. Como ferramentas metodológicas, foram usados a leitura e discussão de texto; vídeo aulas; produção de redação, e oficina de jogos com material reciclado, que proporcionou a efetivação do projeto pelos educandos.

FOTOS: Eduardo Cavalcante / SeducA professora reforça, ainda, que a atividade demonstrou um aprendizado das habilidades e competências dos estudantes, na qual aconteceu a ressignificação do processo de construção dos jogos a partir do material reciclável.

“A atividade possibilitou a prática de atividades lúdicas, onde os estudantes foram incentivados a criticar e a questionar os problemas socioambientais, sensibilizando-os para a responsabilidade individual e coletiva”, finalizou a educadora.

Tags:Educação AmbientalEducação BásicaEducação InfantilGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoManausWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior WhatsApp Image 2022 03 22 at 15.15.50 2 225x300 1 Estudantes da educação especial na rede estadual de Tefé são aprovados no vestibular da UEA
Próximo artigo MAJOR ROUGET 1 1 300x168 1 Em dois meses, SSP-AM registra redução de mais de 20% em furtos à unidades públicas de saúde

Mais notícias desta categoria

AMTUR FITUR FOTO ANAYRA BENEVIDES 3

Amazonas na Feira Internacional de Turismo de Madri

3 anos atrás
FURTO 14a E 30a CICOM 768x1024 6

Três homens foram detidos por furto durante o fim de semana em Manaus

3 anos atrás
6a CICOM SIMULACRO E DROGAS 1024x768 6

Em Manaus, PM prende dois homens e apreende dois adolescentes com entorpecentes

3 anos atrás
FORCA TATICA ARMA 5

Policiais da Força Tática prendem dois homens e apreende adolescente na zona norte de Manaus

3 anos atrás

Rocam prende dois homens com armas e drogas em Manaus e na Região Metropolitana

3 anos atrás

Mais de 65 quilos de drogas são apreendidos durante operação Hórus em Tabatinga

3 anos atrás

Estudo avalia o desempenho produtivo da cafeicultura no Amazonas

3 anos atrás

Atendimento 190 recebe reforço de novos profissionais

3 anos atrás

Resíduos de sementes do guaraná podem servir como alternativa na produção do etanol

3 anos atrás

Batalhão Ambiental intensifica operação Pantera nas rodovias e na orla de Manaus

3 anos atrás

Boletim: Amazonas atualiza cenário da Covid-19 neste domingo (24/07)

3 anos atrás

JEA’s 2022: Estudante da rede estadual conquista medalha de ouro na modalidade de Natação Infantil

3 anos atrás

Agentes da SSP-AM apreendem sete quilos de drogas no Porto de Manaus

Paciente ganha festa de aniversário em novo projeto de humanização do Hemoam

UEA realiza Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia de 27 a 29 de julho

Procon-AM alerta que instalação de ‘medidores aéreos’ de energia está proibida no Amazonas

JEAs 2022: gêmeos de Boa Vista do Ramos vencem concorrentes e se classificam para vôlei de praia em jogos nacionais

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?