Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam
A Defesa Pública de Memorial Acadêmico do professor Mário Salvatierra ocorreu na tarde desta terça-feira, 8, em formato remoto via Google Meet. Agora, professor titular da Universidade Federal do Amazonas, Salvatierra apresentou suas memórias em processo escalonado, envolvendo sua vida antes e depois de ingresso na Universidade, sempre pautado na ética profissional.
O professor Edjair de Souza Mota (Ufam) presidiu a Comissão Especial de Avaliação, que estava constituída pelos seguintes membros: professores Orizon Pereira Ferreira (membro externo/Universidade Federal de Goiás/UFG); João Xavier da Cruz Neto (membro externo/Universidade Federal do Piauí/UFPI) e Sandra Augusta Santos (membro externo/Universidade Estadual de Campinas/Unicamp).
Avaliação
Após relatar todo um histórico de sua vida acadêmica, envolvendo uma pedagogia específica em conformidade com sua área de conhecimento direcionada tanto para alunos de graduação quanto de pós-graduação. Projetos de pesquisas como Iniciação Científica e publicações de artigos e experiências com pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa foram mencionados pelo professor direcionando para uma dinâmica participativa de alunos e professores.
Após seu relato, Salvatierra ouvi os pronunciamentos de seus avaliadores. No início, a professora Sandra Santos solicitou explicações sobre projetos de alevinos e de peixes envolvendo vários pesquisadores, assim como as coorientações e, afirmou que seu relato foi muito enriquecedor. O membro avaliador, professor Orizon Ferreira, acredita que a pesquisa com modelagem é difícil, mas com a praticidade característica do professor, permite encontrar soluções. Outro item pontuado são as atividades de iniciação científica que chama a atenção devido desenvolver essas atividades com jovens pesquisadores na graduação. Planos futuros na pós-graduação foram mencionados.
Em seguida, o professor João Xavier Neto, disse que o entusiasmo é uma marca do professor Salvatierra, principalmente quando há uma disposição para ajudar o próximo. Neto disse também que, a pesquisa com madeira relatado por Salvatierra chamou sua atenção, em razão de lembrar a Amazônia e sua diversidade. No entanto, o avaliador implicou algumas recomendações.
Ao final, constituindo a terceira etapa de avaliação, o professor Mário Salvatierra foi aprovado na defesa do Memorial Acadêmico constituindo referência para futuras defesas.
.