Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Professor e alunos do EJA criam jogo para trabalhar conceitos termoquímicos em Barreirinha, com apoio do Governo do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Professor e alunos do EJA criam jogo para trabalhar conceitos termoquímicos em Barreirinha, com apoio do Governo do Amazonas
Governo do Amazonas

Professor e alunos do EJA criam jogo para trabalhar conceitos termoquímicos em Barreirinha, com apoio do Governo do Amazonas

17 minutos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Projeto foi apoiado pela Fapeam, por meio do Programa Ciência na escola

Foto: Divulgação/Arquivo pessoal Evaldo de Jesus Valente Belo

Ensinar os conceitos da termoquímica e suas aplicações no dia a dia de forma lúdica e pedagógica foram os objetivos do jogo ‘Caminho termoquímico’, criado com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por professor e alunos da educação de jovens e adultos (EJA), da escola Estadual Padre Seixas, em Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus).

O projeto “Caminho termoquímico: Proposta de jogo didático para trabalhar a Termoquímica em turmas da educação de jovens e adultos”, realizado no âmbito do Programa Ciência na escola (PCE), edital n° 002/2024, foi desenvolvido por 18 alunos na faixa etária de 18 a 62 anos e coordenado pelo professor da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, Evaldo de Jesus Valente Belo.

O jogo de tabuleiro ‘Caminho Termoquímico’ contém um trajeto dividido em 30 casas numeradas, além de mais duas casas indicando o início e o fim do percurso. As regras são simplificadas, o que incentiva o processo educativo com conceitos-chave relacionados ao conteúdo de termoquímica, que estuda as trocas de calor (energia térmica) em reações químicas e transformações físicas.

No tabuleiro, cada casa é representada por placas igualmente numeradas, além disso cada placa possui uma pergunta. No total são 34 perguntas divididas em: cartas azuis (carta pergunta), cartas vermelhas (volte uma casa) e cartas verdes (carta-da-sorte), além de duas cartas amarelas que simbolizam a saída e a chegada.

“A aplicação do projeto propiciou o desenvolvimento da criatividade e do processo de ensino e aprendizagem de maneira natural e prazerosa. Essa estratégia pedagógica demonstrou ser um recurso motivador, e permitiu o desenvolvimento de várias competências”, explicou o coordenador, Evaldo Valente Belo.

A construção, o estudo e a aplicação do jogo foram praticadas em oito aulas de 40 minutos, que totalizaram oito semanas. Após a conclusão do jogo, foram realizados momentos de debates com os alunos, no qual eles conversaram sobre a compreensão do conteúdo abordado, relacionando-o às aulas expositivas e lúdicas.

Foto: Divulgação/Arquivo pessoal Evaldo de Jesus Valente Belo

Aprender brincando

O professor aponta que a dificuldade de aprendizagem está, muitas vezes, relacionada ao distanciamento entre os conceitos químicos e a realidade social dos alunos. A expectativa, a longo prazo, é de que as atividades teóricas com práticas lúdicas tornem o processo de aprendizagem mais dinâmico e significativo.

“Acreditamos que a aplicação do jogo nas aulas de Química será uma excelente ferramenta pedagógica para proporcionar aos educandos maior assimilação do conteúdo de termoquímica, sendo uma boa estratégia de auxílio para o ensino”, destacou o coordenador.

Ao transformar conceitos abstratos em experiências interativas, o jogo contribui para uma maior assimilação do conteúdo, estimula a participação ativa dos educandos e fortalece o processo de ensino-aprendizagem, aproximando o conhecimento científico do cotidiano dos estudantes e promovendo uma educação inclusiva e transformadora.

Apoio da Fapeam

Para o coordenador, o PCE incentiva a formação de futuros cientistas e a popularização da ciência no interior do Amazonas, e o apoio da Fapeam é fundamental para a ampliação desse conhecimento.

“A Fundação impulsiona o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, inovação tecnológica e artísticos na educação básica. Sua fundamental importância está na promoção do avanço do conhecimento e na formação de professores e alunos, impactando positivamente na qualidade do ensino e na divulgação do conhecimento científico produzido no ambiente escolar”, explicou Evaldo Valente Belo.

Programa Ciência na escola

O Programa Ciência na escola (PCE) é direcionado à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus e Tefé em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas. O PCE apoia a participação de estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª à 3ª série do ensino médio, incluindo modalidades como educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Semig entrega 6 toneladas de calcário em Itacoatiara e reforça combate às queimadas e ao desmatamento
Próximo artigo ADS realiza dez edições das Feiras de Produtos Regionais nesta semana

Mais notícias desta categoria

Pré-Fórum Cultura Viva Amazonas inicia programação da Teia Estadual no Palacete Provincial

9 minutos atrás

ADS realiza dez edições das Feiras de Produtos Regionais nesta semana

12 minutos atrás

Semig entrega 6 toneladas de calcário em Itacoatiara e reforça combate às queimadas e ao desmatamento

26 minutos atrás

Policlínica e Hospital-Dia no Complexo Hospitalar Sul terão entrega prevista para março com obras acima de 80%

15 horas atrás

Governador Wilson Lima vistoria obras da Policlínica e do Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul, que ultrapassam 80% de execução

15 horas atrás

Manaus ganha destaque em pesquisa global sobre tendências de viagem para 2026

15 horas atrás

Apresentação do Prosamin+ em workshop do BID detalha investimentos e obras em Manaus

17 horas atrás

Prosamin+ é apresentado ao Governo de São Paulo como referência em desenvolvimento socioambiental e urbanístico

17 horas atrás

Ipaam amplia em 359,4% as análises do Cadastro Ambiental Rural e atua em 15 municípios do Amazonas

17 horas atrás

Preme credencia 1.206 fornecedores para merenda escolar em 44 municípios do Amazonas em 2026

17 horas atrás

Matrículas e rematrículas nos sete Centros de Convivência do Amazonas com cronograma divulgado para janeiro de 2026

19 horas atrás

Sine Amazonas divulga 110 vagas para terça-feira e orienta sobre atendimento e documentos

20 horas atrás
Governo do Amazonas avança 41% na pavimentação da Estrada do Membeca em Caapiranga com investimento previsto
Festa de São Sebastião do Terreiro da Mãe Bena reúne cultura, música e participação popular em Parintins
FVS-RCP disponibiliza Acolhimento Institucional para gestores municipais do Amazonas com curso online de 40 horas
Detran-AM registra 792 infrações e 398 veículos com irregularidades em fiscalização na capital entre 16/01 e 18/01
Manaus é apontada pela Booking.com como destino de turismo de natureza e cultura para 2026
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?