Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Produzido no PIM: selo da garça em pleno voo ganha novo manual de identidade visual
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Produzido no PIM: selo da garça em pleno voo ganha novo manual de identidade visual
AmazonasGestão Estadual

Produzido no PIM: selo da garça em pleno voo ganha novo manual de identidade visual

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

O famoso selo nos produtos do Polo Industrial de Manaus (PIM), reconhecido pelas frases “Produzido no Polo Industrial de Manaus” e “Conheça a Amazônia”, com a imagem de uma garça em pleno voo, passou por uma atualização e ganhou um novo Manual de Identidade Visual (MIV) completo e detalhado. Desenvolvido pela Suframa, o lançamento do MIV está marcado para sexta-feira (1º de março), durante a 313ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), em celebração aos 57 anos do modelo de desenvolvimento, completados em 28 de fevereiro.

O selo é obrigatório em todos os produtos fabricados com os incentivos ficais da Zona Franca de Manaus por meio do Decreto Lei nº 288/1967, tanto no produto ou embalagem, quanto nas campanhas publicitárias. A base legal para aplicação está na Resolução n° 205 do Conselho de Administração da Suframa, de 25 de fevereiro de 2021.

De acordo com o técnico em Comunicação Social da Suframa e responsável pela criação do MIV, Fábio Alencar, o formato do selo lançado no Manual adequa as medidas e proporções do selo anterior aos novos meios digitais e equipamentos mais modernos de impressão. “Também estão previstas novas formas de aplicação por parte das empresas”, destacou.

História Desde a criação pelo publicitário Reginaldo Lima, em 1982, o selo passou por evoluções, adaptando-se à expansão dos incentivos da Zona Franca de Manaus. A versão de 1982 continha as inscrições ‘Produzido na Zona Franca de Manaus’ e ‘Conheça o Amazonas’.

No fim dos anos 1990, com a ampliação dos benefícios da Zona Franca de Manaus para as Áreas de Livre Comércio nos Estados do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima, adotou-se o texto ‘Produzido no Pólo Industrial de Manaus’ e ‘Conheça a Amazônia’, tornando-se mais específico em relação à origem do produto e mais abrangente em relação à região incentivada.

Em 2013, a marca passou por nova alteração para se adequar à reforma ortográfica de 2009, quando caiu o acento agudo da palavra ‘Polo’ – as mudanças apontadas na reforma se tornaram obrigatórias em 2016.

Garça Além da leveza e apelo visual, a escolha da garça como elemento gráfico pelo criador do selo baseou-se no conceito de ser um pássaro capaz de alçar grandes voos. A garça, enquanto símbolo do Polo Industrial de Manaus, passa mensagem da busca constante por novos mercados. A ave também tem a característica de não ser exclusiva da Amazônia, podendo ser encontrada em diversos pontos do País, o que ajuda a demonstrar o caráter nacional de desenvolvimento econômico e social da Zona Franca de Manaus.

    

Tags:Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Polícia Civil indicia dupla por furtos de cabos telefônicos e fibra óptica subterrânea no bairro Centro 
Próximo artigo Adiada sessão de julgamento da 2ª Turma do TRT-11, que ocorreria na segunda (4/3)

Mais notícias desta categoria

Procon-AM notifica cinema – Entrada de alimentos externos

11 horas atrás

Incineração de Drogas: O Governo do Amazonas Age

15 horas atrás

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

8 meses atrás

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

8 meses atrás

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

8 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás

Graduandos em Pedagogia da Fametro visitam a Câmara Municipal de Manaus

8 meses atrás

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás

Atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

Prefeitura de Manaus realiza encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

Concurso público da Câmara: gabarito da prova objetiva será divulgado amanhã (19/11)

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?