Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Prodam comemora 50 anos com assinatura de acordos de cooperação técnica
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Prodam comemora 50 anos com assinatura de acordos de cooperação técnica
Gestão Estadual

Prodam comemora 50 anos com assinatura de acordos de cooperação técnica

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 30 de agosto de 2022
4 Min Lidos
Compartilhar
FOTO: Divulgação/Prodam

No ano em que comemora 50 anos de atividades, a Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) dá provas de que continua na vanguarda da tecnologia pública e assina, de forma inédita, uma série de acordos de cooperação técnica com institutos, fundações e universidades ligadas à área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

De acordo com o diretor-presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes Silva, os acordos são uma inovação na área governamental. “A transformação digital não exige inovação apenas em produtos e serviços. Também precisamos inovar nos nossos processos. Para isso, apostamos na parceria com esses centros de excelência que deverão, sob orientação da Prodam, desenvolver soluções de governo digital. É um novo modo de fazer, mas o objetivo continua o mesmo: facilitar, por meio da tecnologia, o dia a dia do cidadão amazonense”, afirmou.

O primeiro acordo assinado foi com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), para o desenvolvimento de projetos no âmbito do Programa Prioritário de Economia Digital (PPED). O programa é uma iniciativa do Governo Federal coordenada em Manaus pelo INDT, e tem como objetivo criar um polo tecnológico de inovação global na Amazônia.

“Sempre almejamos utilizar verba de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) na Prodam, mas ainda não tínhamos encontrado um modelo que fosse viável para a nossa realidade. Com esse programa, será possível fomentar uma série de soluções de governo baseado nosso enorme banco de dados”, explicou o diretor técnico da Prodam, Heleno Ferreira. Com o mesmo objetivo, também foi assinado um acordo de cooperação técnica com o Instituto de Tecnologia e Negócios do Norte (ITN).

Outra parceria a ser firmada é com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam). Para tratar dos últimos detalhes do acordo, o diretor-presidente da Prodam se reuniu, no dia 15 de julho, com o pró-reitor de Extensão em exercício, Luiz Carlos Ferreira, e o pró-reitor de Pesquisa, José Pinheiro.

“Com o Ifam, além do desenvolvimento de aplicativos com a verba de P&D, nossa parceria também proporcionará a contratação de estagiários das diferentes áreas da tecnologia”, afirmou João Guilherme.

A diretoria da Prodam também está articulando acordos semelhantes com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Banco de Ideias – Para definir quais projetos serão desenvolvidos em parceria com os institutos parceiros, o Departamento de Produtos e Marketing  da Prodam vem trabalhando na estruturação de um banco de ideias.

“Fizemos um estudo para identificar projetos que foram, em algum momento, demandados por clientes ou que a Prodam enxergou como necessários, mas que, por motivos diversos, ainda não foram realizados. A partir dessa lista, identificamos o que é prioritário, do ponto de vista do interesse público, e chegamos a 41 potenciais projetos”, explicou Heleno Ferreira.

O banco de ideias contém projetos das áreas de educação, trânsito, administração, setor rural e produtivo, que podem ser agrupados em quatro áreas principais: automação de processos, machine learning, inteligência artificial e IoT (Internet das Coisas, na sigla em inglês).

Próximos passos – “Já compartilhamos nosso Banco de Ideias com o INDT, e eles já estão avaliando quais projetos se enquadram nas regras do Programa Prioritário de Economia Digital. Após essa seleção, o instituto deverá buscar as startups para desenvolver os projetos”, finalizou Heleno.

Tags:Estado do Amazonasinteligência artificialManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus promove prévia da ‘Jornada Pedagógica 2025’

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?