Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Procuradorias do Meio Ambiente divulgam Carta do Amazonas, resultado de encontro nacional realizado em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Procuradorias do Meio Ambiente divulgam Carta do Amazonas, resultado de encontro nacional realizado em Manaus
Gestão EstadualPolítica

Procuradorias do Meio Ambiente divulgam Carta do Amazonas, resultado de encontro nacional realizado em Manaus

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

O 3º Encontro Nacional de Procuradorias do Meio Ambiente (ENPMA) ocorreu no último mês de março

FOTO: Divulgação / PGE-AM

A Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), a Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM) e a Associação dos Procuradores do Estado do Amazonas (Apeam) elaboraram e aprovaram a Carta do Amazonas, como resultado dos debates travados durante o 3º Encontro Nacional de Procuradorias do Meio Ambiente (ENPMA), realizado em Manaus, no último mês de março.

O objetivo do encontro, uma realização da Anape e da Apeam, foi discutir a importância da advocacia pública na concretização da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, buscando garantir o aumento da sustentabilidade e da eficiência na defesa e na orientação dos Estados e do Distrito Federal.

Na ocasião, além dos painéis temáticos, foi realizado, de forma inédita, um workshop com o fim de debater temas comuns sobre a atuação das Procuradorias do Meio Ambiente dos Estados e Distrito Federal, que contou com o apoio do Grupo de trabalho de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Conpeg).

A coordenação da reunião foi realizada pela Comissão Científica do evento, composta, entre outros, pela representante da Anape, Procuradora do Estado de São Paulo Patricia Ulson Pizarro Werner; e pelos procuradores da PGE-AM, Luis Eduardo Mendes Dantas, José Gebran Batoki Chad e Aldenor de Souza Rabello, ex-presidente da Apeam.

O grupo aproveitou a oportunidade para conhecer melhor e compartilhar um quadro do perfil das Procuradorias Ambientais, com o intuito de compartilhar vivências e estruturar temas relevantes comuns.

O debate contou com a participação de representantes dos Estados do Amazonas, Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, do Distrito Federal e da UNIÃO.

A Carta do Amazonas assinala, entre outros pontos, a necessidade de especialização e estruturação das Procuradorias do Meio Ambiente, considerando a necessidade de uma atuação proativa e específica da Advocacia Pública dos Estados e do Distrito Federal na tutela do meio ambiente.

O documento completo PODE ser acessado nos sites da Anape (www.anape.org.br) e da PGE-AM (www.pge.am.gov.br).

O post Procuradorias do Meio Ambiente divulgam Carta do Amazonas, resultado de encontro nacional realizado em Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:Estado do AmazonasManausmeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Ipaam renova Licença de Operação do Zoológico do Cigs
Próximo artigo Quatro réus são condenados pelo Tribunal do Júri por execução de homem na Comunidade Valparaíso, em Manaus

Mais notícias desta categoria

Ressonâncias de 2025 – Um Concerto Imperdível

39 minutos atrás

Prosamin+ transforma Manaus com projetos inovadores

17 horas atrás

Curso de Mergulho Autônomo – Novas turmas no Amazonas

23 horas atrás

Proesc: 5 Anos de Avanços na Educação em Manaus

1 dia atrás

Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário

1 dia atrás

REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida

1 dia atrás

COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável

2 dias atrás

Ação de Cidadania: Direitos em Parintins

2 dias atrás

Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose

2 dias atrás

Governo do Amazonas: Parceria com Banco Mundial

2 dias atrás

Câncer de próstata: cuide-se desde a infância

2 dias atrás

Vistoria garante novas vagas de carga e descarga

3 dias atrás
ilhática amazônica – Arte e Isolamento Criativo
Água Boa: Wilson Lima transforma Benjamin Constant
Grupamento de Combate a Incêndio em Atalaia do Norte
Cooperação Técnica – Seminário em Amazonas e Acre
Amazonastur brilha na WTM Londres com parcerias
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?