Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Procurador-geral do MPAM prestigia posse do desembargador João Simões na presidência do TRE-AM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Procurador-geral do MPAM prestigia posse do desembargador João Simões na presidência do TRE-AM
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

Procurador-geral do MPAM prestigia posse do desembargador João Simões na presidência do TRE-AM

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Criado: Segunda, 13 Mai 2024 17:47

Em entrevista à imprensa, o presidente do TRE, desembargador João Simões, afirmou que combaterá as notícias falsas com severidade

O procurador-geral do Ministério Público do Estado (MPAM), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, prestigiou, na manhã desta segunda-feira (13/05), a posse dos novos presidente, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), os quais vão conduzir as eleições municipais deste ano, em mandato tampão. A solenidade de posse aconteceu no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, na avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona Centro-Sul.

O desembargador João de Jesus Abdala Simões toma posse como presidente em substituição ao desembargador Jorge Manoel Lopes Lins. Já o desembargador Airton Luís Corrêa Gentil assume a vice-presidência e a corregedoria eleitoral no lugar da desembargadora Carla Maria Santos dos Reis.

Presente na solenidade, o procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, parabenizou os novos dirigentes da Corte Eleitoral e afirmou que o MPAM contribuirá da melhor maneira possível, assim como em anos anteriores, no processo eleitoral, para que a Eleição de 2024 seja uma das melhores do últimos anos. “O MPAM, por meio das promotorias, trabalhará dentro de suas competências para que o processo eleitoral seja o reflexo máximo da festa da democracia”, comentou.

O mandato temporário da dupla, ambos eleitos por aclamação em eleição extraordinária em fevereiro deste ano, obedeceu a uma resolução do próprio TRE-AM, que estabeleceu, em decisão colegiada, uma nova data para a posse dos dirigentes da Corte, para que o período de gestão coincidisse com o exercício financeiro e com o ano civil. Em razão da mudança, as eleições dos novos dirigentes passarão a ocorrer no mês de setembro de cada ano.

Esta é a segunda vez que Simões vai comandar o TRE, cargo que já havia exercido no biênio 2018/2020.

À imprensa, o presidente do TRE, desembargador João Simões, afirmou que, em sua gestão, atacará as notícias falsas com severidade e que servidores do TRE trabalharão com afinco para que cada denúncia seja imediatamente apurada. “Este ano, a vazante será mais severa. Nós já estamos nos preparando para superar esse obstáculo”, acrescentou.

O governador Wilson Lima, ao parabenizar a posse dos desembargadores, afirmou que a Justica Eleitoral tem um papel importante na manutenção do processo democrático e colocou a estrutura do Estado para contribuir com o processo eleitoral. “Considerando toda a logística para o deslocamento do TRE aos municípios e a forte vazante que se aproxima, coloco toda a estrutura do Estado, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), a Secretaria de Educação (Seduc), com suas escolas; e o Departamento de Trânsito (Detran), por exemplo, à disposição do TRE, para que as eleições aconteçam da melhor maneira”, disse.

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades de todos os poderes estaduais, além do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell, e da ex-ministra Eliana Calmon, primeira mulher a ingressar no STJ.

Texto: Elvis ChavesFotos: Ulisses

   

Tags:DenúnciasEleiçõesGoverno do AmazonasPolíciaPolícia Militar
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura realiza evento em alusão ao Dia das Mães e ao Dia do Assistente Social para as OSCs
Próximo artigo Secretaria de Educação define plano de ação para minimizar impactos da estiagem para alunos e educadores

Mais notícias desta categoria

Procon-AM notifica cinema – Entrada de alimentos externos

8 horas atrás

Incineração de Drogas: O Governo do Amazonas Age

12 horas atrás

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

8 meses atrás

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

8 meses atrás

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

8 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás

Graduandos em Pedagogia da Fametro visitam a Câmara Municipal de Manaus

8 meses atrás

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás

Atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

Prefeitura de Manaus realiza encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

Concurso público da Câmara: gabarito da prova objetiva será divulgado amanhã (19/11)

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?