Projeto ofereceu orientação, registros e serviços de diversas secretarias e empresas à população local.
O Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) realizou, na quinta e sexta-feira, 11 e 12/12, a última edição de 2025 do projeto Procon Manaus Itinerante na associação de moradores do bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste. A ação encerrou o calendário anual do órgão e levou atendimento presencial com orientação ao consumidor, registro de reclamações e recebimento de denúncias.
Atendimento e serviços
Durante o evento, o Procon Manaus ofereceu orientação ao consumidor, registro de reclamações e recebimento de denúncias. Houve também palestra de educação Financeira promovida pelo Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS).
A Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc) participou com atualização e inclusão no cadastro único, orientação sobre o programa Bolsa Família e verificação de eventuais bloqueios e cancelamentos. A Secretaria Municipal do trabalho, empreendedorismo e Inovação (Semtepi) realizou cadastro no Sine Manaus, encaminhamento para vagas de emprego, orientação sobre carteira de trabalho digital e sobre seguro-desemprego.
A Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) ofereceu orientação sobre programas habitacionais, títulos definitivos e inscrições ativas. A Amazonas Energia disponibilizou negociação de débitos, atendimento para demandas relacionadas ao fornecimento de energia elétrica e palestra sobre Tarifa Social. A operadora Claro atuou com negociação de débitos com descontos diferenciados, atendimento para demandas técnicas e financeiras e orientações sobre seus serviços.
O Cartório de Protesto (IEPTB-AM) ofereceu consultas gratuitas de protesto de CPF/CNPJ e emissão de boletos para cancelamento de protestos.
Declarações
“Concluímos o ano de 2025 com a ampliação dos serviços oferecidos e com a presença mais próxima do Procon Manaus nas comunidades, missão assumida pela gestão atual. Agradeço à equipe e aos parceiros pelo comprometimento ao longo do ano e reforço que seguiremos avançando para garantir que cada vez mais cidadãos tenham acesso aos seus direitos”, declarou a presidente do Procon Manaus, Onilda Abreu.
A moradora Dany Kelly Barreto afirmou sobre a ação no bairro: “É muito importante para a gente, que não tem tempo de ir até esses órgãos públicos. Vindo na comunidade, é mais fácil a gente resolver o que precisa. Para mim, é ótimo”.
Encerramento do calendário
A última edição do projeto em 2025 marcou o fechamento do calendário anual do Procon Manaus Itinerante, com participação de secretarias municipais e empresas parceiras para ampliar o acesso da população a serviços públicos e orientações.
Texto – Lara Bernardes/Procon Manaus
Fotos – Valdo Leão/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCDvtp
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