Um mês e meio após a retomada das audiências na sede do Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM), o órgão registrou mais de 1,1 mil sessões de conciliação. Os dados compreendem o período entre 13 de julho e 27 de agosto deste ano.
Em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o órgão precisou suspender as atividades presenciais. O atendimento aos consumidores com registro de denúncias e reclamações continuou por telefone e via internet, mas as audiências tiveram programação totalmente interrompida.
A programação de conciliações foi retomada em julho e, desde então, o Procon-AM contabilizou 1.157 audiências. Nesse período de retomada, agosto já concentra o maior número do ano, com 651 audiências – no mesmo mês em 2019, foram 541 conciliações registradas pelo Procon-AM.
Sobre a Conciliação – Após o registro da reclamação na sede do Procon-AM, o órgão segue com processo administrativo e, para isso, convoca o consumidor e a empresa para uma audiência, que pode ser concluída com um acordo ou com o encaminhamento do caso para o juizado competente.
“O consumidor não pode esperar. Ele tem que ser atendido de forma efetiva, célere e imediata. Dessa forma, nós conseguimos aumentar o número de conciliações e atender o maior número de consumidores possível, de acordo com os decretos de prevenção do coronavírus. Nós estamos com a sede do Procon em pleno funcionamento e é muito importante que os consumidores saibam que precisam efetuar suas reclamações e trazer as documentações correspondentes para que seus problemas sejam solucionados”, afirma o diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe.