Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Procon-AM autua três agências bancárias por descumprimento da Lei das Filas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Procon-AM autua três agências bancárias por descumprimento da Lei das Filas
Gestão EstadualPolítica

Procon-AM autua três agências bancárias por descumprimento da Lei das Filas

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A ação foi desencadeada após denúncias de atrasos no atendimento reportadas ao órgão

Foto: João Pedro/Procon-AM

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) realizou nesta segunda-feira (20/05), uma série de fiscalizações em agências bancárias de Manaus. Três instituições financeiras, localizadas em áreas distintas da cidade, foram autuadas por descumprimento à Lei Estadual das Filas n.º 5.867/2022. A ação foi desencadeada após denúncias de atrasos no atendimento reportadas ao órgão.

O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, ressaltou a importância da aplicação da lei das filas em relação ao tempo máximo de espera e enfatizou as consequências para as agências que não respeitarem a legislação.

“A lei das filas estipula autuações, tempo de espera e tempo de atendimento. Há uma normativa estadual que prevê penalidades para instituições financeiras que excedam o tempo de atendimento. As multas começam em 50 mil e aumentam em casos de reincidência, ou seja, se uma instituição já foi autuada e reincide, as multas serão mais elevadas”, destacou

Conforme a lei, o tempo máximo de espera em dias comuns é de 30 minutos, podendo ser estendido para 40 minutos em vésperas e após feriados prolongados, e para 50 minutos nos dias de pagamento dos servidores públicos municipais, devido à complexidade dos serviços.

Segundo o Chefe de Departamento de Fiscalização do órgão, Pedro Malta, ao chegar no local foi constatado que os clientes estavam aguardando atendimento por mais de uma hora.

Foto: João Pedro/Procon-AM

“Nas três agências, constatamos que as denúncias eram verdadeiras. Havia uma quantidade significativa de pessoas aguardando atendimento por mais de uma hora, e, após a verificação, as agências foram enquadradas conforme a Lei das Filas. É fundamental que os cidadãos alertem as autoridades competentes quando seus direitos não forem respeitados, pois somente assim conseguiremos assegurar os direitos de todos”, refletiu.

Canais de denúncia

Em caso de descumprimento da legislação, o Procon-AM orienta os consumidores a solicitar a autenticação da senha de chegada, com o horário do atendimento, e a apresentarem essa documentação ao órgão para formalizar a denúncia. Também é possível relatar a situação por telefone para ser investigada e punida conforme a legislação vigente, utilizando os números (92) 3215-4009 / 0800-092-1512.

O post Procon-AM autua três agências bancárias por descumprimento da Lei das Filas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:DenúnciasFiscalizaçãoManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sema participa de oficina com Banco KfW para dar início à execução do Programa Floresta em Pé
Próximo artigo Sema credencia 27 Agentes Ambientais Voluntários para atuar em quatro Unidades de Conservação

Mais notícias desta categoria

Adaf: Ações de Educação Sanitária Impactam o Público

21 horas atrás

Proteção às crianças e adolescentes – Capacitação do Governo do Amazonas

21 horas atrás

Designer de Sobrancelhas: Curso Gratuito em Manaus

23 horas atrás

Bazar das Mulheres Empreendedoras: renda e oportunidades

4 dias atrás

FVS-RCP capacita microscopistas revisores para qualidade

4 dias atrás

Prefeito David Almeida combate desordem no centro histórico

4 dias atrás

Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas: Incêndio Extinto

4 dias atrás

Amazonas Green Jazz Festival marca o lançamento do álbum

5 dias atrás

Agosto Lilás: Conscientização em Manaus

5 dias atrás

Governador Wilson Lima e R$ 500 mil para Expoap 2024

5 dias atrás

Governador Wilson Lima: Combate a Incêndio em Manaus

5 dias atrás

Praça dos Remédios: Revitalização e Políticas Sociais

5 dias atrás
Padaria Artesanal: Um Ano de Sucesso e Empreendedorismo
Atendimento humanizado melhora a qualidade de vida do paciente
Amazonas: Plano Brasis 2025-2027 Impulsiona Turismo
Centro histórico de Manaus – Turismo comunitário em foco
Camelôs e lojistas unidos para reordenamento em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?