Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Procon-AM autua supermercado por comercializar mais de 46 kg de alimentos impróprios para consumo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Procon-AM autua supermercado por comercializar mais de 46 kg de alimentos impróprios para consumo
Governo do Amazonas

Procon-AM autua supermercado por comercializar mais de 46 kg de alimentos impróprios para consumo

11 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

A ação foi desencadeada após denúncia veiculada nas redes sociais, que relatava a presença de um roedor circulando no balcão frigorífico do estabelecimento

FOTOS: João Pedro/Procon-AM

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) autuou, na segunda-feira (12/05), um supermercado localizado na zona norte de Manaus por comercializar cerca de 46,39 kg de produtos alimentícios em condições impróprias para o consumo humano. A ação foi desencadeada após denúncia veiculada nas redes sociais, que relatava a presença de um roedor circulando no balcão frigorífico do estabelecimento.

Durante a fiscalização, os agentes do Procon-AM identificaram diversos alimentos com embalagens violadas, mal-acondicionados, vencidos ou com prazos de validade ilegíveis. Foram apreendidos itens como linguiça, calabresa, frango, carne bovina, salsicha, além de produtos enlatados e congelados, totalizando mais de 46 kg.

Também foram encontradas mercadorias sem informações obrigatórias, como data de fabricação, validade e número de lote, em desconformidade com o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), especialmente os artigos 6º, inciso I (direito à vida, saúde e segurança), 18 (responsabilidade por vício do produto) e 31 (oferta e apresentação de produtos devem assegurar informações corretas e claras).

De acordo com o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, a conduta representa risco direto à saúde da população e é considerada extremamente grave.

“A comercialização de produtos impróprios é uma violação inaceitável aos direitos do consumidor e à segurança alimentar. É essencial que os comerciantes respeitem rigorosamente as normas estabelecidas para garantir a saúde e o bem-estar da população”, destacou.

FOTOS: João Pedro/Procon-AM

Os produtos foram descartados no próprio local e o supermercado responderá processo administrativo, podendo sofrer aplicação de multa, além de outras penalidades previstas em lei.

Canais de denúncia do Procon-AM:

  • Telefones: (92) 3215-4009 / 0800 092 1512 (segunda a sexta, das 8h às 14h)
  • E-mail: [email protected]

O post Procon-AM autua supermercado por comercializar mais de 46 kg de alimentos impróprios para consumo apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Polícia Militar do Amazonas divulga convocação de remanescentes para a vaga de soldado
Próximo artigo Projeto ‘Laboratório de Beats com DJ Wkilla’ no bairro Novo Israel

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas reforça valorização das Forças de Segurança com data-base e promoção de militares

11 horas atrás

Novo tratamento infantil contra malária começa a ser implantado no Amazonas

12 horas atrás

PC-AM divulga imagem de dois homens que desapareceram em datas e locais distintos de Manaus

13 horas atrás

Sine Amazonas divulga 248 vagas de emprego para esta quinta-feira

14 horas atrás

Cosama faz diagnóstico técnico do sistema de abastecimento em comunidades rurais de Urucurituba

14 horas atrás

Complexo Hospitalar Sul lança boletim digital para acompanhamento de pacientes de UTI

14 horas atrás

Sema forma 43 Agentes Ambientais Voluntários em três Unidades de Conservação no Amazonas

14 horas atrás

Décima edição do seminário amazonense de atividades motoras adaptadas é apoiada pelo Governo do Amazonas

14 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quarta-feira (22/04)

14 horas atrás

Queijaria assistida pelo Idam é premiada no 4º Mundial de Queijo do Brasil

15 horas atrás

Governo do Amazonas garante viagem de atletas do Pelci para disputa de competição nacional

15 horas atrás

Rede estadual de saúde registra 26,5 mil atendimentos durante o feriado prolongado de Tiradentes

15 horas atrás
Amazonas movimenta US$ 1,55 bilhão na corrente de comércio em março de 2026
Governo do Amazonas abre inscrições para Curso de Defesa Pessoal Feminina na zona leste de Manaus
Fundação Hospitalar Alfredo da Matta finaliza mutirão de cirurgias dermatológicas
Sine Amazonas divulga 210 vagas de emprego para esta quarta-feira
Feiras de Produtos Regionais terão calendário alterado devido ao feriado nacional nesta semana
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?