Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Processo de transição para transferência de gestão do novo CBA começa a ser alinhado na Suframa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Processo de transição para transferência de gestão do novo CBA começa a ser alinhado na Suframa
Amazonas

Processo de transição para transferência de gestão do novo CBA começa a ser alinhado na Suframa

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Suframa e a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (Fuea) começaram a alinhar, nesta segunda-feira (8), o processo de transição para a efetiva transferência de gestão do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA). Transformado em Organização Social (OS) por meio de decreto presidencial assinado no último dia 3 e que também tem o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT-SP) como cogestor, a instituição ganhou personalidade jurídica e agora vive a expectativa da formação do Conselho Administrativo para dar início à missão de contribuir com o desenvolvimento da bioeconomia na Amazônia, de forma autônoma e com o apoio de parceiros públicos e privados.

Os trâmites administrativos que visam efetivar o contrato junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), além de outros pontos relevantes do cronograma de ações, foram tratados entre o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e o diretor-executivo da Fundação Universitas, Elias Moraes de Araújo. “O primeiro passo foi dado e agora vamos adiante, com o intuito de criar oportunidades para as pessoas e as próprias empresas, por mais investimentos na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação na Amazônia”, destacou Bosco Saraiva.

                                                             

A meta de ambos é dar início às reuniões o mais breve possível, verificar todas as condições de infraestrutura dos ativos e pensar logo no estágio seguinte para a consequente assinatura do contrato de gestão. “Temos pressa para começar os trabalhos e a expectativa é que tudo esteja efetivado em até 30 dias”, sugeriu Elias Araújo, que tem uma carreira toda construída na indústria e atuou por quase 35 em empresas da Zona de Manaus (ZFM).

Estrutura
O CBA foi criado em 2002 e conta com uma estrutura de 12 mil metros quadrados que inclui 26 laboratórios, um núcleo de produção de extratos, uma planta piloto industrial e uma incubadora de empresas, entre outros equipamentos e instalações.

Novos negócios
Com o NOVO modelo de gestão, o centro ganha a oportunidade de multiplicar o orçamento e desenvolver tecnologias e novos negócios a partir dos recursos naturais da Amazônia.

Tags:EconomiaManausPIMPólo Industrial de ManausSuframaSuperintendência da Zona Franca de ManausZFM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Wilker Barreto flagra pais desesperados e denuncia superlotação e demora de atendimento no Hospital Joãozinho
Próximo artigo Prefeitura tem alta de 20,4% em atendimento no licenciamento urbano no quadrimestre

Mais notícias desta categoria

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

9 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

9 meses atrás

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

9 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

9 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

9 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

Em visita institucional, MP do Amazonas estreita laços e reafirma compromisso com servidores

Ministério Público do Amazonas ajuíza ação civil pública contra o Estado por falta de estrutura na delegacia de Boca do Acre

Ouvidora-geral do MPAM participa da 73ª Reunião Ordinária do CNOMP

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?