Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Procedimentos cirúrgicos no HPS 28 de Agosto aumentam 11,52% no segundo trimestre de 2025
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Procedimentos cirúrgicos no HPS 28 de Agosto aumentam 11,52% no segundo trimestre de 2025
Governo do Amazonas

Procedimentos cirúrgicos no HPS 28 de Agosto aumentam 11,52% no segundo trimestre de 2025

8 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Foram 2.778 procedimentos de janeiro a março, contra 3.098 de abril a junho

Type=N, Mode=P, DE=None

Foto: Guilherme Fragas / CHS 

O Hospital e pronto-socorro (HPS) 28 de Agosto registrou mais um recorde de cirurgias. Entre o primeiro e o segundo trimestre de 2025, o número de procedimentos cresceu 11,52%, saindo de 2.778 de janeiro a março, para 3.098 de abril a junho. O resultado consolida a tendência de melhoria na eficiência da unidade após a mudança no modelo de gestão para Organização Social de saúde (OSS).

Unidade da REDE estadual de saúde, o HPS integra o Complexo Hospitalar Sul (CHS) junto com Instituto da Mulher Dona Lindu, que desde dezembro do ano passado passou a ser gerenciado pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em saúde (Agir), entidade sem fins lucrativos.

“O aumento da produção aliado à segurança do paciente, é resultado de uma gestão eficiente. O compromisso do governador Wilson Lima é oferecer atendimento cada vez mais ágil e resolutivo à população”, afirmou a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud.

Desde que a Agir assumiu o hospital, em dezembro de 2024, a média de cirurgias vem numa crescente, saindo de uma média de 15 por dia para 30. E agora, alcançando uma média de 34/dia.

Os procedimentos cirúrgicos que tiveram aumento foram cirurgia plástica (66,67%), urologia (20,24%), torácica (18%), ortopedia (7,84%), vascular (7,28%) e cirurgias gerais (3,17%).

As cirurgias plásticas apresentaram o maior aumento percentual entre os tipos de procedimentos realizados no HPS 28 de Agosto, passando de 18 no primeiro trimestre para 30 no segundo. Esse tipo de intervenção está, em sua maioria, relacionado ao atendimento especializado do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) da unidade, que é referência na região.

A ortopedia possui o maior volume de operações no centro cirúrgico: 969 no primeiro trimestre e 1.045 no segundo. O diretor técnico do CHS, Roberto Zonta, detalha que a especialidade tem realizado cirurgias de próteses e com uso de outros materiais que não eram utilizados, e que esses números são reflexo de um corpo técnico altamente capacitado.

Foto: Guilherme Fragas / CHS 

“Aumentamos a quantidade e estamos fazendo cirurgias mais complexas, até as que não são referência da nossa unidade. Temos um corpo técnico altamente qualificado. O aumento da produção é reflexo da qualidade dos nossos médicos”, disse.

Vítima de um acidente de trânsito com motocicleta em Itacoatiara (a 176 km de Manaus), Ediney Pereira Vieira, foi transferido para o HPS 28 de Agosto e se surpreendeu com a agilidade no diagnóstico e tratamento. “Eu vim de urgência, na ambulância. Cheguei aqui e os médicos me trataram super bem. Fui operado no mesmo dia que eu cheguei e já vou pegar alta hoje. Tudo rápido, graças a Deus”, afirmou.

A irmã dele, Leila Maria, estava grata com a rapidez do atendimento. “O atendimento foi perfeito. Antigamente você passava três, quatro, até seis meses para conseguir uma cirurgia e hoje nós ficamos muito impressionados. Está transformado o 28 de Agosto e que continue assim”, afirmou.

O post Procedimentos cirúrgicos no HPS 28 de Agosto aumentam 11,52% no segundo trimestre de 2025 apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova preferência a pecuarista que tem contrato de pastoreio, caso a terra seja colocada à venda
Próximo artigo Associação registra aumento de casos de recuperação judicial no setor rural

Mais notícias desta categoria

Ações e investimentos do Governo do Amazonas ampliam acesso à saúde da mulher em todo estado

9 horas atrás

Em Manicoré, Polícia Militar do Amazonas salva bebê após engasgo durante amamentação

9 horas atrás

IML pede auxílio para encontrar familiares de Ricardo Jane Ferreira de Lima

9 horas atrás

Secretaria de Estado de Educação incentiva professores e diretores escolares a participarem da Escuta Nacional do MEC

10 horas atrás

Agenda esportiva do fim de semana destaca estreia do Manaus na Série D e programação gratuita na Vila Olímpica

10 horas atrás

Concerto no Teatro Amazonas celebra centenário da pianista Jerusa Mustafa com encontro de gerações

1 dia atrás

Operação Tamoiotatá 6: Segunda etapa é concluída com mais de R$ 32 milhões em multas por infrações ambientais

1 dia atrás

Saúde do Amazonas inova no cuidado com a implantação de centros especializados para crianças e adolescentes com TEA

1 dia atrás

Ipaam promove educação ambiental para mais de 1.500 alunos em cinco escolas de Ipixuna

1 dia atrás

Peixe no Prato Solidário: Programa movimenta a economia local com a compra de 470 toneladas de pescado para a população

1 dia atrás

Abril Azul: Governo do Amazonas fortalece inclusão de jovens com TEA por meio do esporte no Pelci

1 dia atrás

FVS-RCP orienta sobre cuidados com alimentos mais consumidos na Semana Santa

1 dia atrás
Pesquisa em Saúde: FVS-RCP lança edital o Programa de Iniciação Científica 2026/2027
Governo do Amazonas mantém funcionamento de serviços essenciais durante o feriado da Semana Santa
SES-AM divulga funcionamento da rede de urgência e emergência no feriado da Semana Santa
Semana Santa: Governo do Amazonas dá início ao Feirão do Pescado em dois pontos estratégicos de Manaus
Fapeam recebe inscrições para os programas Painter Ecoturismo e Profix-RH até 9 de abril
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?