Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Primeiros educadores do projeto “Mestre Qualificado” entram na reta final dos cursos de mestrado da UEA
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Primeiros educadores do projeto “Mestre Qualificado” entram na reta final dos cursos de mestrado da UEA
Governo do Amazonas

Primeiros educadores do projeto “Mestre Qualificado” entram na reta final dos cursos de mestrado da UEA

4 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Iniciado em 2022, projeto fortalece educação continuada de professores e pedagogos. Mestrandos iniciaram a defesa de suas dissertações

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, e em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), o projeto prioritário “Mestre Qualificado”, do programa “Educa+Amazonas”, conclui, no primeiro semestre de 2025, a formação de 40 professores e pedagogos contemplados nas primeiras turmas de Mestrado em Educação, Letras e Arte, Ciências Humanas e ProfÁgua (Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos).

Nesta reta final, os professores realizam as defesas de suas dissertações nos programas oferecidos pela UEA. Para 2025, a expectativa é que 65 educadores ingressem em novas turmas de Mestrado, com previsão de conclusão em 2027.

A Secretaria de Educação garante o afastamento dos servidores do Quadro do Magistério Público da Secretaria, com direito à percepção do vencimento e demais vantagens inerentes ao cargo. O objetivo é que os profissionais retornem à sala de aula com o olhar também de pesquisador.

“A gente entende que eles vão devolver, como educadores, após pesquisarem e reconhecer esse papel essencial que eles têm, toda essa pesquisa, aplicando metodologias inovadoras na rede, aprofundando os conhecimentos pedagógicos, interdisciplinares, e aí levar até o aluno um professor mais qualificado e alinhado às necessidades dos nossos estudantes”, afirmou a gerente de Articulações e Desenvolvimento Profissional, da Secretaria de Educação, Darle Teixeira.

Transformar a educação por meio da pesquisa

Um dos novos mestres a integrar o corpo docente da Secretaria de Educação é o professor de Língua Portuguesa Luiz Guilherme Melo. O professor realizou a defesa de sua dissertação nesta terça-feira (18/03), no Programa de Pós-Graduação em Educação, da UEA.

Luiz Guilherme desenvolveu a pesquisa “Dose de Letra: o uso do Podcast como prática educativa no ensino da Literatura do Amazonas em uma escola de Manaus”, sob orientação da Profa. Dra. Carolina Brandão Gonçalves. O estudo investigou o potencial pedagógico do podcast para despertar o interesse dos estudantes da Educação Básica pela literatura do Amazonas, tornando o ensino mais dinâmico e envolvente.

A pesquisa envolveu um grupo de dez alunos do Ensino Médio da Escola Estadual (EE) Maria da Luz Calderaro, localizada na zona centro-oeste de Manaus, na produção de dois episódios de Podcast sobre os poetas amazonenses Thiago de Mello, autor de “Os Estatutos do Homem”, e Luiz Bacellar, autor de “Sol de Feira”.

“Os resultados mostram que o engajamento de estudantes na produção de um episódio de podcast, que inclui leitura, pesquisa, roteirização e gravação, não apenas aproximaram os estudantes das obras literárias amazonenses, mas também aumentaram o interesse deles pela leitura literária”, afirmou o professor pesquisador Luiz Guilherme Melo.

Além dos programas de Mestrado, mais de 3 mil professores do Ensino Fundamental e do primeiro segmento da Educação para Jovens e Adultos (EJA) também participaram do projeto Mestre Qualificado por meio do curso de pós-graduação “Saberes e Práticas para a docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa e Matemática”, finalizado em novembro de 2024.

O post Primeiros educadores do projeto “Mestre Qualificado” entram na reta final dos cursos de mestrado da UEA apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo pede alteração da LDO de 2025 para tornar permanentes as mudanças no Imposto de Renda
Próximo artigo FCecon prorroga prazo para inscrições no Paic

Mais notícias desta categoria

Governo do Estado avança nas tratativas para oferecer soluções de moradia definitivas as famílias do Monte Horebe

1 hora atrás

Prosai Parintins avança nas obras do novo sistema de abastecimento de água, com foco nos reservatórios

1 hora atrás

Beneficiárias do Prosamin+ participam da 5ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras

2 horas atrás

Sessão de fotos incentiva autoestima de idosos do Ceci Aparecida

2 horas atrás

PC-AM divulga imagem de jovem autista desaparecida após sair da escola no bairro Colônia Terra Nova

3 horas atrás

Ipaam sensibiliza mais de 800 estudantes sobre prevenção de queimadas e desmatamento em Silves

4 horas atrás

Subvenção Econômica: ADS realiza ação itinerante no interior para credenciamento de juticultores e malveiro

4 horas atrás

Em Santo Antônio do Içá, Sepror realiza cursos para agricultores familiares indígenas de Vila Betânia Macurane

4 horas atrás

Arena da Amazônia recebe evento com nomes históricos do futebol brasileiro

4 horas atrás

‘Amassunu’ transforma o Teatro Amazonas em rio de sons da floresta e da cultura amazônica

4 horas atrás

Corpo de Bombeiros do Amazonas publica norma técnica com requisitos de segurança para estações de carregamento de veículos elétricos

4 horas atrás

Saúde AM Digital: Destaques do Encontro Estratégico do SUS

6 horas atrás

Limpa Crédito: Afeam intensifica ações de liquidação e renegociação em Itapiranga, Silves, Jutaí e Fonte Boa

Secretaria de Educação convoca mais 114 candidatos do PSS para atuação no interior do Amazonas

Detran-AM: Operação de combate ao ‘rolezinho’ registra 200 infrações e remove 55 motocicletas em Manaus

Ipaam aplica mais de R$ 100 mil em multas durante a 7ª fase da Operação Região Metropolitana

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisadora amazonense ganha prêmio de melhor tese de doutorado

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?