Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Primeiras ecobarreiras já coletaram 60 toneladas de resíduos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Primeiras ecobarreiras já coletaram 60 toneladas de resíduos
Gestão EstadualGestão Municipal

Primeiras ecobarreiras já coletaram 60 toneladas de resíduos

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Na manhã deste domingo, 19/5, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp), realizou o serviço de transbordo de resíduos retirados dos rios e igarapés nos últimos 30 dias na capital. A atividade foi inspecionada pelo prefeito David Almeida e o secretário Sabá Reis, titular da Semulsp.

A expectativa é de que a quantidade de resíduos seja menor, por conta da utilização das ecobarreiras instaladas durante esse período. A prefeitura recolhe cerca de 500 a 700 toneladas de resíduos sólidos por mês e a meta, com as ecobarreiras instaladas nos 33 igarapés da capital, é reduzir essa quantidade em até 70% a 80%.

De acordo com o David Almeida, somente com as três ecobarreiras já implantadas, foi possível recolher cerca de 60 toneladas de lixo que foi impedido de chegar até o rio Negro.

“A intenção que nós temos, com a instalação das ecobarreiras, é segurar esse lixo para que ele não chegue ao rio Negro, e assim a gente contribui para o meio ambiente. Esse lixo que já está aqui não PODE mais também ser utilizado para reciclagem, ele já está contaminado, e com a utilização da ecobarreira, o lixo que fica na ecobarreira consegue ser selecionado e reciclado”, disse.

As próximas ecobarreiras serão instaladas nos igarapés do Quarenta, Passarinho e do Franco, nas zonas Sul, Norte e Oeste da capital, respectivamente.

O prefeito acrescentou que esse trabalho integra o projeto Anjos da Floresta, que visa recuperar os mananciais da capital no prazo de 10 a 15 anos. Além disso, há previsão de redução de gastos com limpeza pública em até 20%, mas para isso também é necessária a conscientização de toda a população, pois esse lixo é fruto do descarte irregular.

“Nós vamos trabalhar a conscientização ambiental para que as pessoas possam fazer o descarte correto desses resíduos sólidos, e assim a gente possa economizar 20% desse orçamento que temos para o lixo, para aplicar em segurança, em educação, infraestrutura, mobilidade urbana, e assim viver numa cidade melhor”, completou Almeida.

O prefeito ainda informou a população sobre o serviço de coleta agendada, realizado pela Semulsp, para evitar que resíduos, como geladeira, colchões, sejam descartados nos igarapés.

“Você que tem um material de grande porte e queira descartar, nós temos na Semulsp a coleta agendada. A prefeitura vai na porta da sua casa recolher o seu colchão, a sua TV, a sua geladeira, todo aquele material que você tem de grande porte que quer se desfazer. Liga para a Semulsp, faz o agendamento, e a gente vai buscar na sua porta”, ressaltou.

Os materiais recolhidos da orla da cidade pelas equipes da secretaria foram transportados do porto Trairi, no bairro Compensa, zona Oeste, até o Aterro Sanitário Municipal, localizado no quilômetro 19, AM-010 (Manaus – Itacoatiara).

O secretário Sabá Reis espera que as imagens dos resíduos recolhidos nas ecobarreiras sirvam para conscientização da população manauara.

“Mais do que reter, eu tenho a esperança de que as ecobarreiras sirvam também pedagogicamente para a consciência das pessoas. Eu espero que um dia nem a ecobarreira seja mais necessária, e isso nós vamos depender da consciência do nosso povo. Todos precisam entender que água é vida e lixo também mata”, declarou Reis.

Na manhã deste domingo, o prefeito ainda inspecionou o serviço de retirada de resíduos da ecobarreira instalada no Passeio do Mindu, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, que estava acumulada devido a contenção de todo o lixo trazido pela força das águas das chuvas.

— — —

Texto – Geraldo Farias/Semcom

Fotos – Phil Limma e Dhyeizo Lemos/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBqZ2v

   

Tags:capaDavid AlmeidaItacoatiaraManausmeio ambientePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Ministério Público do Amazonas reúne, em Manaus, grandes nomes do Brasil e de outros países em encontro sobre crime organizado
Próximo artigo Polícia Civil divulga imagem de suspeito de aplicar golpes de estelionato se passando por técnico de informática

Mais notícias desta categoria

Cenografia: Formação Gratuita e Prática em Manaus

3 horas atrás

Secretaria de Educação convoca 61 candidatos do PSS

17 horas atrás

Prodam destaca segurança cibernética no Secop 2025

20 horas atrás

Padaria Artesanal: Um Ano de Sucesso e Empreendedorismo

24 horas atrás

Atendimento humanizado melhora a qualidade de vida do paciente

1 dia atrás

Amazonas: Plano Brasis 2025-2027 Impulsiona Turismo

1 dia atrás

Centro histórico de Manaus – Turismo comunitário em foco

2 dias atrás

Camelôs e lojistas unidos para reordenamento em Manaus

2 dias atrás

Fiscalização em Manaus – Vagas especiais são protegidas

2 dias atrás

Operação Shamar: Justiça Itinerante para Mulheres

2 dias atrás

Serviço de Apoio à Mulher – Inauguração em Coari

3 dias atrás
wilson lima

Wilson Lima Ipen/G6: regular domina imagem do Governo. Veja

4 dias atrás

Bioeconomia: Wilson Lima destaca papel do Amazonas

Detran-AM promove pit stop educativo para motociclistas

Prefeito David Almeida avança em obras de asfaltamento

Setor primário: Investimentos para Careiro da Várzea

Bases Fluviais: Apreensão de Drogas no Amazonas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?