Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Primeira unidade inaugurada no interior, Prato Cheio de Manacapuru transforma vidas e garante segurança alimentar à população
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Primeira unidade inaugurada no interior, Prato Cheio de Manacapuru transforma vidas e garante segurança alimentar à população
Governo do Amazonas

Primeira unidade inaugurada no interior, Prato Cheio de Manacapuru transforma vidas e garante segurança alimentar à população

10 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Unidade marcou o início da expansão do programa para outros municípios e vem gerando um impacto positivo, transformando a vida da população

Fotos: Kerolyn Leigue/SEAS

Administrado pela Secretaria de Estado de assistência social (SEAS), o restaurante popular Prato Cheio de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) foi o primeiro a ser inaugurado pelo Governo do Amazonas no interior do estado. A unidade marcou o início da expansão do programa para outros municípios e vem gerando um impacto positivo, transformando a vida da população, especialmente a de Manacapuru.

No município, a unidade fica localizada na rua Quintino Bocaiuva, nº 1288, bairro Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Inaugurado no dia 2 de dezembro de 2021, a unidade já serviu mais de 290 mil refeições até hoje.

Desde a implantação, o Prato Cheio de Manacapuru tem garantido a dignidade e apoio a muitas famílias na região, como é o caso da dona Walderiza Monteiro, 60 anos, que trabalha como feirante e não tinha um local acessível para almoçar antes da unidade do Prato Cheio ter chegado em Manacapuru.

Foto: Kerolyn Leigue/SEAS

“Eu trabalho como feirante e antes eu não tinha onde almoçar, precisava ir em casa para me alimentar, mas com a abertura desse restaurante, com apenas R$ 1, consigo comprar um prato de comida. A comida também é uma delícia, todos os pratos são meus favoritos, sempre venho aqui na companhia de meus netinhos”, contou.

Outra beneficiada com o programa, no município de Manacapuru, é Rosenilda Pereira, de 59 anos. Ela conta que não tinha condição de pagar por um almoço, se quisesse. Mas, agora, com o Prato Cheio ela tem acesso a refeição de qualidade e segurança alimentar.

Foto: Kerolyn Leigue/SEAS

“Quando eu fazia o trajeto de ir ao centro e na volta queria almoçar, era sempre muito caro e eu não tinha condições de pagar. Mas, agora, a gente tem a opção de comer aqui. Um local bom e barato que atende os mais necessitados”, disse.

Além de proporcionar dignidade, segurança alimentar e refeição de qualidade por um preço acessível, o programa Prato Cheio também gera emprego e renda aos colaboradores que trabalham para atender a população. Em Manacapuru, são dez funcionários treinados e capacitados para o serviço.

“Hoje, nós somos uma equipe de dez pessoas no Prato Cheio de Manacapuru e, através desse programa, nós atendemos aqui, diariamente, 400 pessoas que realmente necessitam dessa alimentação adequada e nós agradecemos muito ao Governo do Estado por esse programa ter chegado ao nosso município. Nós somos gratos a isso”, disse o colaborador da unidade e também morador de Manacapuru, Müller Pereira.

Foto: Kerolyn Leigue/SEAS

A secretária titular da SEAS, Kely Patrícia, destaca o avanço das políticas públicas da assistência social com a expansão do programa Prato Cheio para as comunidades do interior, tendo como ponto de partida o município de Manacapuru.

“A expansão do programa para além da capital reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a assistência social, assim garantindo que as famílias que vivem em áreas distantes tenham acesso a um alimento nutritivo e digno, com segurança alimentar. O Prato Cheio de Manacapuru já serviu mais de 290 mil refeições, desde a sua inauguração, e isso é um grande avanço se levarmos em consideração que o município não possuía unidade do Prato Cheio”, disse.

Prato Cheio

O Prato Cheio é um programa social que tem como público-alvo as pessoas em situação de vulnerabilidade, entre os quais desempregados, pessoas com deficiência, trabalhadores informais e mulheres que chefiam famílias e que se encontram em situação de extrema pobreza, pobreza ou baixa renda. O programa tem 44 unidades em funcionamento, sendo 18 em Manaus e 26 no interior.

O programa é dividido em dois serviços distintos: nos restaurantes populares, o almoço é vendido pelo valor simbólico de R$ 1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Nas cozinhas populares, a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro do alimento, de sabores variados, de segunda a sábado, também das 8h às 13h.

O post Primeira unidade inaugurada no interior, Prato Cheio de Manacapuru transforma vidas e garante segurança alimentar à população apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governador Wilson Lima reinaugura Caic Alexandre Montoril reformado no bairro Petrópolis, zona sul
Próximo artigo Temporada de Cruzeiros 2024/2025: Azamara Journey visita pela primeira vez o Amazonas

Mais notícias desta categoria

Detran-AM registra 230 infrações na operação fim de ano seguro 2025 em Manaus entre 24/12 e 25/12

1 hora atrás

Primeiro bebê do Natal de 2025 nasce no Instituto Dona Lindu em Manaus e recebe assistência da rede estadual

3 horas atrás

IML Manaus convoca familiares para reconhecimento do corpo de Junie Marshall e fornece orientações práticas

3 horas atrás

Detran-AM retoma serviços da CNH a partir de 25/12 e atendimento presencial volta em 29/12

6 horas atrás

Local de retirada de medicamentos estratégicos no Amazonas passa a ser a sede da FVS-RCP em Manaus.

1 dia atrás

Hospitais do Amazonas registram aumento de atendimentos por acidentes de trânsito às vésperas das festas

1 dia atrás

Detran-AM inicia Operação Final do Ano Seguro 2025 em Manaus com mais de 120 agentes nas ruas até 1º de janeiro de 2026

1 dia atrás

Ateliê 23 ocupa palco do Teatro Gebes Medeiros neste fim de semana com dois espetáculos premiados

1 dia atrás

Governo do Amazonas publica calendário do IPVA 2026 com alíquotas reduzidas e prazos de pagamento

1 dia atrás

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais em plantões 24h durante ponto facultativo e feriado de Natal

1 dia atrás

Entrega de título definitivo garante segurança jurídica e novas perspectivas para famílias no Amazonas

1 dia atrás

SES-AM confirma plantao 24 horas em 25 unidades de urgencia e emergencia no Natal e Ano Novo e detalha esquema de atendimento

1 dia atrás
Governo do Amazonas inicia obras do Amazonas Ecolar em Iranduba e entrega sistema viário e iluminação pública em LED
Concurso Ipaam oferece 140 vagas com inscrições de 16 a 30 de janeiro de 2026 e provas em março
Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de dois desaparecidos em Manaus e pede informações à população
Governo do Amazonas entrega viaturas, armamentos e munições a Iranduba para reforçar policiamento local
Prosamin+ reassenta 1.734 famílias e entrega Parque Residencial Maués para Natal em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?