Há 14 minutos
Por Agência Amazonas
A qualificação visa o alcance das metas do novo modelo de financiamento do Ministério da Saúde
FOTOS: Divulgação/SES-AMO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), continua capacitando os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), buscando aperfeiçoar o desempenho dos municípios do interior do estado no programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde (MS). As equipes de saúde de Nhamundá (a 570 quilômetros da capital) receberão o treinamento a partir desta segunda-feira (18/04).
A iniciativa, realizada em parceria com a prefeitura de Nhamundá, está inserida no projeto ‘Capacita+ APS Interior’, da SES-AM, que tem como objetivo fortalecer a APS nos municípios do Amazonas, o alcance das metas do novo modelo de financiamento da atenção básica, além de apoiar e dar mais suporte aos profissionais e gestores municipais.
Para o secretário de Estado de Saúde, Dr. Anoar Samad, a capacitação desses profissionais resultará em números positivos e corrobora com o plano de ação da gestão em motivar, valorizar as equipes de saúde para dar continuidade aos atendimentos à população do interior do estado.
“Por determinação do Governador Wilson Lima, nossa equipe está percorrendo os municípios para realizar essas capacitações. Agora será realizada no município de Nhamundá. Com isso, as gestões municipais podem melhorar os seus índices e conseguir captar mais recursos para ampliar a assistência à população”, afirma Dr. Anoar Samad.
A capacitação, que será realizada no município até a próxima quarta-feira (20/04), é direcionada para os agentes comunitários de saúde (ACS), enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, odontólogos e auxiliares de saúde bucal.
A chefe do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégias (DABE) da SES-AM, Viviana Almeida, ressaltou a importância do treinamento para que os municípios alcancem os indicadores avaliados pelo MS.
“O Amazonas tem municípios com muitas diferenças regionais. Alguns conseguiram alcançar uma boa nota, 25 dos 62 alcançaram nota acima de sete. Outros 15 acima de oito, mas tivemos municípios abaixo de cinco, nota considerada muito baixa. Estamos verificando cada caso para tentar ajudar essas localidades para melhorar essa nota”, disse Viviana Almeida.
A qualificação já foi realizada pelo Governo do Estado, em parceria com as prefeituras, em Manacapuru, Manaquiri, Presidente Figueiredo, Novo Airão, São Paulo de Olivença, Envira, Santa Isabel do Rio Negro, Beruri, Lábrea e Humaitá, neste ano. Em maio, mais quatro municípios da Calha do Rio Juruá receberão a capacitação.
Previne Brasil – O programa é uma estratégia do MS com o objetivo de aumentar o acesso e o vínculo da população com os serviços de saúde disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS). A capacitação dos profissionais busca fortalecer a APS nos municípios e tornar mais eficiente o atendimento às novas regras de financiamento.