Para melhorar a cobertura vacinal da população e reforçar a prevenção ao contágio da covid-19, o órgão está disponibilizando vacinação e teste rápido para a doença. O resultado demora no máximo 20 minutos.
Arraial, ocasião para diversão, mas também é momento para falar de prevenção. É com essa premissa que a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, está oferecendo serviços de saúde básica no São João no Parque Anauá, evento do Governo de Roraima, coordenado pela Secretaria de Cultura e Turismo, que se estenderá a próxima sexta-feira, 1º de julho.
O vendedor Maxcione Dias foi uma das pessoas que aproveitaram a oportunidade para fazer teste para covid. Ele classificou a iniciativa como importante, uma vez que o estado tem se deparado com um novo aumento de casos da doença.
“Vamos estar [aqui] todas as noites, prontamente para repassar todas as orientações para a população. Nós precisamos melhorar a nossa imunização, a cobertura vacinal da nossa população, tanto para a covid-19 quanto para a Influenza”, destacou a coordenadora da CGVS, Valdirene Oliveira
Assim como o vendedor, a fiscal de caixa de supermercado Lady Jaimes Gonçalves também avaliou a oferta de teste rápido e vacinação como essencial para melhorar a qualidade de vida da população.
“É muito importante que a população fique ciente [desse serviço] e que, caso positivado [para a covid-19], que faça o isoladamente, para tomar de conta a sua saúde e dos demais”, frisou.
Além da vacina da covid-19, a população também pode se imunizar contra o vírus da influenza, independente da faixa etária de idade.
“Essa é uma ótima iniciativa, o atendimento é eficaz, rápido e o melhor é que o serviço veio até a gente. Eu nem estava sabendo que iria ter teste para covid-19 e isso é muito bacana”, completou.
Além da aplicação de vacinas e realização de teste rápido para a covid-19, a população também pode usufruir de orientações para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, por meio da atuação de técnicos do Núcleo de Controle de DST/Aids.
ORIENTAR PARA PREVENIR
“Essa é uma estratégia que a gente considera muito relevante, facilitando o acesso aos insumos de prevenção, com preservativos masculino e feminino. Nossa equipe está prestando todas as orientações sobre uso correto desses preservativos e estamos reforçando onde buscar a testagem rápida para HIV, Sífilis e hepatites B e C, além de divulgar que temos disponível no SUS o autoteste de HIV, que pode ser feito até mesmo em casa”, salientou a técnica do NCDST/AIDS.