Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prevenção e tratamento de infecção de sítio cirúrgico é tema de palestra
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Prevenção e tratamento de infecção de sítio cirúrgico é tema de palestra
Gestão EstadualGestão Municipal

Prevenção e tratamento de infecção de sítio cirúrgico é tema de palestra

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (CCIH-MMT), da Prefeitura de Manaus, promoveu na manhã desta quinta-feira, 11/4, palestra sobre o Protocolo de Prevenção de Infecção do Sítio Cirúrgico. A apresentação do conteúdo ficou a cargo da enfermeira da CCIH/MMT, Kalyria Kyrk. As palestras ainda acontecerão nesta sexta-feira, 12/4, pela manhã, e nos dias 29 e 30/4 no período noturno.

Segundo a enfermeira obstetra e diretora da MMT, Núbia Cruz, a infecção de sítio cirúrgico é a principal complicação da cirurgia cesariana e a infecção puerperal (após o parto) ainda é referenciada como uma das principais causas de óbitos maternos no Brasil. “Essa é uma realidade evitável, que estamos trabalhando arduamente para mudar. Nosso objetivo com eventos como esse é revisar minuciosamente todos os procedimentos realizados nas rotinas da nossa maternidade de modo a alcançar níveis mínimos em relação às infecções”, ressaltou.

A diretora também destacou como uma intercorrência infecciosa PODE atrapalhar todo o processo puerperal, elencando algumas das inúmeras razões pelas quais as infecções de sítio cirúrgico devem ser evitadas.

“Apenas o fato de serem a principal causa de morte materna já seria argumento suficiente para se trabalhar para evitar ao máximo as infecções do sítio cirúrgico, mas elas também têm outras sérias consequências negativas: prolongam o período de internação das pacientes, aumentando as despesas hospitalares; desestimulam a amamentação; desfavorecem o vínculo mãe-filho e ainda estão relacionadas com o desenvolvimento da depressão pós-parto”, afirmou Núbia.

A enfermeira da CCIH-MMT, Kalyria Kirk, reiterou que, entre todos os protocolos necessários à segurança da unidade hospitalar, a atenção aos processos voltados para a redução dos riscos de contaminação no centro cirúrgico é uma prioridade.

“Como sempre digo, devemos reforçar, periodicamente, as orientações para que os procedimentos se tornem cada vez mais eficientes e seguros, desde a mais simples lavagem das mãos antes e depois de qualquer atendimento, até ações mais complexas. Para isso, temos um Protocolo de Prevenção de Infecção do Sítio Cirúrgico assim como um Protocolo de Antibioticoprofilaxia e Antibioticoterapia em Ginecologia e Obstetrícia, ou seja, temos todas as ferramentas e procedimentos padronizados para reduzir ao máximo a ocorrência de infecções”, destacou Kalyria.

— — —

Texto – Marcella Normando / MMT / Semsa

Fotos – Divulgação / MMT / Semsa

   

Tags:capaManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PMM inicia ciclo de qualificações para práticas corporais na APS
Próximo artigo PMM intensifica ações de sinalização viária pelas vias da capital

Mais notícias desta categoria

Vice-prefeito Renato Junior reinaugura escola municipal

9 horas atrás

ilhática amazônica – Arte e Isolamento Criativo

10 horas atrás

Água Boa: Wilson Lima transforma Benjamin Constant

14 horas atrás

Grupamento de Combate a Incêndio em Atalaia do Norte

14 horas atrás

Cooperação Técnica – Seminário em Amazonas e Acre

1 dia atrás

Amazonastur brilha na WTM Londres com parcerias

1 dia atrás

Cuia de Sabores: Transformando a Alimentação Infantil

1 dia atrás

Detran-AM promove conscientização no Ponta Negra

2 dias atrás

Dia da Malária: Inovações e desafios no controle

2 dias atrás

Governador Wilson Lima: Combate ao Desmatamento Urgente

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus reordenar terminais de ônibus

2 dias atrás

Escola da zona rural brilha na competição Steam 2025

2 dias atrás
Sejusc oferece cidadania a povos originários em Borba
Mobilidade sustentável: Avanços em Manaus
Mídias Digitais – Capacitação de Alunas na Rede Pública
Antecipação do salário de dezembro: ótima notícia!
Operação Natal Mais Seguro 2025: Segurança em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?