Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prevenção do câncer do colo do útero tem reforço nas unidades de saúde da prefeitura no ‘Março Lilás’ 
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prevenção do câncer do colo do útero tem reforço nas unidades de saúde da prefeitura no ‘Março Lilás’ 
Manaus

Prevenção do câncer do colo do útero tem reforço nas unidades de saúde da prefeitura no ‘Março Lilás’

2 horas atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus está realizando ações de educação e promoção da saúde em toda a REDE básica municipal, ao longo deste mês, com o objetivo de informar e sensibilizar a população para a prevenção e o combate ao câncer do colo do útero. A programação, coordenada pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), faz parte da campanha “Março Lilás”, que teve abertura oficial nesta sexta-feira, 6/3, na unidade de saúde da Família (USF) Prefeito Frank Abrahim Lima, zona Norte.

A abertura foi realizada pela manhã e contou com palestra apresentada por profissionais de saúde, informando os comunitários sobre o câncer do colo do útero e seus riscos, e enfatizando o papel do exame preventivo e da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para a prevenção e a detecção precoce da doença.

A chefe da Divisão de Atenção à saúde da Mulher da Semsa, Lúcia Freitas, enfatiza que o foco da campanha é sensibilizar as usuárias para a adesão ao exame preventivo, ou citopatológico. O procedimento é capaz de detectar estágios pré-cancerosos da doença e é recomendado para todas as pessoas com útero de 25 a 64 anos, de forma prioritária.

Lúcia assinala que, enquanto algumas mulheres realizam o preventivo do câncer do colo do útero de forma regular, outras nunca fizeram o exame. “Queremos alcançar justamente essas usuárias, donas de casa, trabalhadoras, mulheres vítimas de violência, para que elas façam seus exames, tenham o diagnóstico precoce, e não venham assim a morrer por essa doença, que é prevenível em quase 100% dos casos”, pontua.

A gestora explica que o preventivo, ou citopatológico, deve ser feito a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos, entre pessoas na faixa etária de rastreio que já tiveram atividade sexual.

Ações e ‘Sabadão Lilás’

Durante o “Março Lilás”, a Semsa vem promovendo rodas de conversa e palestras em todas as unidades da REDE básica, para conscientização de usuárias e do público em geral sobre a prevenção e combate ao câncer do colo uterino. As equipes de saúde também vão intensificar a oferta do exame preventivo e da vacinação contra o HPV.

Os profissionais vão atuar ainda em ações em escolas, grupos de idosos, conselhos locais de saúde, comunidades quilombolas, grupos LBGTQIA+, entre outros, em conjunto com equipes do Programa saúde na escola (PSE) e das áreas de Atenção à saúde do Idoso e de Promoção da Equidade às Populações Vulneráveis da secretaria.

“Estamos trabalhando o máximo de ações para difundir a importância da prevenção em todos os territórios”, aponta Lúcia Freitas.

A agenda da Semsa terá também o “Sabadão Lilás”, no dia 14/3, com ações de educação em saúde e reforço da oferta do preventivo, além da vacinação contra o HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, e jovens de 15 a 19 anos que nunca receberam a vacina.

A programação especial alcançará nove unidades de horário ampliado da Semsa: USF Rosa Almeida e USF Dr. José Rayol dos Santos, no Distrito de saúde (Disa) Sul; USF Alfredo Campos, USF Maria Leonor Brilhante e USF Amazonas Palhano, no Leste; USF Balbina Mestrinho, USF Carmen Nicolau e USF Major PM Sálvio Belota, no Norte; e USF Deodato de Miranda Leão, no Sul. As cinco Unidades Móveis de saúde da Mulher da secretaria serão também mobilizadas na ação.

Fortalecimento

Lúcia Freitas assinala que a Semsa vem desenvolvendo ações para o fortalecimento da prevenção, promoção e cuidado integral à saúde feminina, em alinhamento aos eixos estratégicos de redução da morbimortalidade materno-infantil e por câncer do colo do útero e da mama.

Entre elas está a ampliação da oferta do preventivo, inclusive com a coleta do exame em meio líquido, implementada de forma pioneira entre as capitais, em 2023, e atualmente disponível em 115 USFs. O avanço se refletiu no aumento de exames realizados, que passou de 89.276, em 2021, para 131.090, em 2025.

Lúcia destaca ainda que a REDE municipal conta ainda com dois Serviços de Referência para Diagnóstico e Tratamento de Lesões Precursoras do Câncer do Colo do Útero (SRC), que realizam colposcopias e biópsias para usuárias do Sistema Único de saúde (SUS) com lesões suspeitas detectadas no preventivo. As unidades ficam nas policlínicas Castelo Branco e Antônio Comte Telles.

“Em 2025, essas unidades responderam por 56,3% das colposcopias e 67,4% das biópsias do colo do útero realizadas pelo Sistema Único de saúde (SUS) em Manaus, evidenciando seu papel estratégico na linha de cuidado desse agravo no município”, observa.

A gestora destaca também que, neste ano, a REDE municipal passou a dispor de laboratório próprio para análise de histopatologia das biópsias do colo do útero, agilizando o diagnóstico e favorecendo o tratamento precoce das usuárias.

Agravo

O câncer do colo do útero é um dos tipos mais incidentes da doença entre a população feminina em Manaus, com uma estimativa de 410 casos novos para o ano de 2026, no município, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A infecção persistente pelo HPV é a principal causa do agravo, que é tido como amplamente prevenível, por meio da vacinação de crianças e adolescentes contra o vírus e pela realização do exame preventivo. As chances de cura chegam a 100% quando a doença é diagnosticada em sua fase inicial.

#paratodosverem – Palestra— — —

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus promove ação de embelezamento para idosas residentes da Fundação Dr. Thomas em alusão ao Mês das Mulheres
Próximo artigo Semig fortalece debate sobre o setor mineral no Amazonas com seminário inédito

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus promove manhã lúdica e sustentável no parque Cidade da Criança

28 minutos atrás

Com mais de 1 mil processos, Prefeitura fez análise de 3,2 mil engenhos publicitários em 2026

43 minutos atrás

Ageman multa Águas de Manaus em R$ 531,5 mil por descumprimento de protocolo regulatório após pane na ETA Ponta das Lajes

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus realiza ação integrada de abordagem social na zona Sul da capital

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza ação formativa sobre a Base Nacional Comum Curricular Computação

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus promove ação de embelezamento para idosas residentes da Fundação Dr. Thomas em alusão ao Mês das Mulheres

3 horas atrás

David Almeida empossa primeira mulher comandante da Guarda Municipal e anuncia concurso para 590 novos agentes

3 horas atrás

Projeto do aquário da Prefeitura de Manaus aposta na riqueza da vida aquática amazônica

4 horas atrás

Projeto do aquário da Prefeitura de Manaus aposta na riqueza da vida aquática amazônica

4 horas atrás

Prefeitura alerta para prazo final de adesão a desconto para licenciamento de publicidade

4 horas atrás

Prefeitura alerta para prazo final de adesão a desconto para licenciamento de publicidade

4 horas atrás

Prefeitura realiza treinamento tecnológico para equipe da Defesa Civil no CCC

5 horas atrás
David Almeida lança pedra fundamental do Aquário de Manaus e anuncia corredor turístico coberto na rua Bernardo Ramos
Ação conjunta entre o Procon Manaus e a Decon-AM resulta na apreensão de mais de 950 produtos falsificados em shopping da capital
Semsa promove discussão sobre Violência contra a Mulher com profissionais de saúde
Prefeitura de Manaus executa contenção com rip-rap no Armando Mendes e reforça proteção de área próxima a igarapé
Prefeitura de Manaus recupera escadaria de 30 metros e realiza obras de contenção no Tancredo Neves, garantindo mais segurança a moradores
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?