Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prevenção da gravidez na adolescência é tema de ação de saúde
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prevenção da gravidez na adolescência é tema de ação de saúde
Manaus

Prevenção da gravidez na adolescência é tema de ação de saúde

12 meses atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Equipes da Prefeitura de Manaus promoveram uma ação de educação em saúde em uma escola da REDE pública de ensino da zona Norte, na tarde da quarta-feira, 19/2, com foco na prevenção da gravidez não intencional na adolescência. A atividade, coordenada pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), faz parte da programação desenvolvida pela pasta em atenção à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, realizada neste ano de 1º a 8 de fevereiro.

Na ação, aproximadamente 280 alunos, com idades de 10 a 14 anos, de nove turmas da escola estadual professor Sebastião Loureiro, no bairro Nova Cidade, participaram de palestras e rodas de conversa com profissionais de saúde da Semsa, abrangendo temáticas como puberdade, sexualidade, prevenção da gravidez na adolescência e métodos contraceptivos.

Conforme a responsável técnica do Programa saúde na escola (PSE) no Distrito de saúde (Disa) Norte da Semsa, Marfisa Girão, assuntos como sexo, métodos contraceptivos e gravidez são pouco discutidos no contexto familiar, e por isso as atividades nas escolas constituem uma boa oportunidade para difundir o conhecimento e sensibilizar o público jovem sobre esses temas.

“Trabalhando a temática da prevenção da gravidez dentro das escolas, conseguimos disseminar muito mais esse conhecimento, pois os alunos atuam como multiplicadores, compartilhando entre eles as informações que repassamos nas palestras e rodas de conversa”, explica.

A responsável técnica da área de saúde da Criança e do Adolescente do Disa Norte, Virgínia Costa, relatou que a atividade foi estruturada de modo a apresentar aos adolescentes um amplo panorama de temas, enfocando desde questões relacionadas à puberdade, entre os alunos mais jovens, até a prevenção da gravidez e métodos contraceptivos, entre os mais velhos.

“Com conhecimento, uma adolescente tem mais meios para evitar uma gravidez não intencional e todos os impactos que isso PODE trazer para sua vida. Essa ação ajuda a apresentar os métodos contraceptivos que temos aos jovens que já iniciaram a vida sexual”, aponta.

Estações

As atividades na escola Sebastião Loureiro envolveram nove turmas, sendo duas delas do 6º ano do ensino fundamental, que participaram de palestra e bate-papo com profissionais da Semsa sobre Dignidade Menstrual e Puberdade. Outras sete turmas do 1º ano do ensino médio se revezaram entre três estações temáticas, com apresentações e rodas de conversa sobre Sexualidade; Prevenção da Gravidez na Adolescência; e Métodos Contraceptivos.

Os alunos receberam ainda exemplares da cartilha “O que precisamos saber sobre a prevenção da gravidez na adolescência”, produzida pela Semsa Manaus, e preservativos.

A enfermeira da UBS N-54, Suzi Ledo, convidou os adolescentes a discutir e refletir sobre os impactos de uma gravidez não intencional na idade deles, atraindo o interesse e incentivando a interação dos alunos com as equipes.

“Eles ficam no início um tanto retraídos para falar de temas como sexo e gravidez, por isso conversamos bastante e fazemos dinâmicas com perguntas, e aos poucos eles se soltam e começam a participar e fazer questionamentos”, conta.

Uma das estudantes que participaram da ação, Stefanny Jordany, de 11 anos, do 6º ano do Fundamental, conta que a apresentação sobre as mudanças vividas pelas meninas durante a puberdade, a exemplo do início da menstruação, foi a que mais chamou sua atenção.

“Achei muito boa a iniciativa de trazer esses temas para a gente, pois são assuntos que precisamos conhecer agora que estamos entrando na fase da adolescência”, disse.

A aluna do 1º ano do ensino médio, Evelyn Christina Portilho, 14, conta que já tinha noção sobre vários temas trazidos nas estações temáticas, como gravidez, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e métodos como preservativo e dispositivo intrauterino (DIU), e disse considerar importante levar esses assuntos para as escolas.

“São coisas que os adolescentes falam muito entre si, e é importante informar sobre esses assuntos também na sala de aula”, afirmou.

Programação

Ao longo deste mês, em atenção à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, a Semsa vem reforçando ações de educação em saúde voltadas ao público jovem, nas unidades da REDE municipal de saúde e também em unidades da REDE pública de ensino, por meio do PSE.

Nas escolas, as ações são coordenadas pelas equipes do Programa saúde na escola (PSE) e do Núcleo de Atenção à saúde da Criança e do Adolescente da secretaria, sendo conduzidas pelos profissionais dessas áreas nos Distritos de saúde e nas unidades básicas vinculadas ao PSE.

Nas unidades da REDE de Atenção Primária à saúde, as atividades incluem oferta de consultas, rodas de conversa, testagem rápida para algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e orientações sobre contracepção, além da distribuição de material informativo.

Semana

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi instituída pela Lei nº 13.798, de 3 de janeiro de 2019, sendo realizada anualmente na semana que inclui o dia 1º de fevereiro. A iniciativa tem como objetivo disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez entre o público adolescente.

Nos termos da Organização Mundial de saúde (OMS), a gravidez na adolescência é aquela que ocorre entre jovens na faixa etária de 10 a 19 anos completos, representando um desafio à saúde pública, com implicações para as jovens mães e suas famílias, para o desenvolvimento dos filhos e para o sistema de saúde como um todo.

— — —
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa 

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem pluvial na avenida Constantino Nery
Próximo artigo Prefeitura realiza primeira ação do ‘Procon Manaus nas Escolas’

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus registra recolhimento de mais de 35 toneladas em operação de limpeza urbana no sambódromo durante o Carnaval

7 horas atrás

Unidades móveis de saúde da mulher de Manaus terão horários ajustados durante o Carnaval e feriado

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus acompanha vítimas de naufragio no Encontro das Águas e oferece suporte

1 dia atrás

Prefeitura e ManausCult acompanham desfiles e investem no Carnaval de Manaus com repasses por edital

1 dia atrás

CarnaIdoso 2026 reúne mais de 2,5 mil pessoas no Parque Municipal do Idoso em Manaus

2 dias atrás

Recuperação asfáltica na rua Cardo Santo em Manaus avança para melhorar a mobilidade local

2 dias atrás

Escola de Transporte Inclusivo do IMMU inicia qualificação para permissionários do transporte complementar em Manaus

2 dias atrás

Concretagem da oca avança no parque Encontro das Águas Rosa Almeida em Manaus com 380 metros cúbicos de concreto

2 dias atrás

Manausprev convoca sete aprovados em concurso de 2021 para reforçar quadro de analistas previdenciários na Prefeitura de Manaus

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção asfáltica na avenida Hibisco para melhorar tráfego no Distrito Industrial

2 dias atrás

Procon Manaus Itinerante encerra primeira edição de 2026 com atendimentos gratuitos no Parque das Tribos

2 dias atrás

Manaus prorroga até 16/2 inscrições para Pnab 2º ciclo com R$ 5 milhões em fomento

2 dias atrás
Prefeitura de Manaus prorroga prazo de matrículas EJA Manaus até 28 de fevereiro e mira 10 mil vagas
Manaus lança campanha de segurança com adesivos para copos e amplia investimentos para o Carnaval 2026
Carnaval de Manaus tem apoio da Prefeitura e fomento às escolas de samba na primeira noite de desfiles
Prefeitura de Manaus investe na organização do trânsito com implantação de sinalização na capital
Prefeitura de Manaus amplia sinalização viária em bairros das quatro zonas da cidade
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?