Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Presidente Roberto Cidade participa da abertura oficial do Registre-se! e destaca importância da iniciativa para garantia de cidadania e dignidade
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Presidente Roberto Cidade participa da abertura oficial do Registre-se! e destaca importância da iniciativa para garantia de cidadania e dignidade
ALEAMGestão Estadual

Presidente Roberto Cidade participa da abertura oficial do Registre-se! e destaca importância da iniciativa para garantia de cidadania e dignidade

Por
Última atualização: 13 de maio de 2024
4 Min Lidos
Compartilhar

Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (UB) participou nesta segunda-feira, 13/5, da solenidade de abertura da segunda edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na zona Centro-Sul. A abertura da programação do projeto, que será realizado em Manaus, Barcelos, Benjamin Constant e Tabatinga, foi feita pelo corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes. O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, também participaram da cerimônia.

“O direito à cidadania é um princípio básico e participar deste evento vai ao encontro de tudo aquilo que entendemos sobre respeito ao cidadão e a garantia de dignidade. Parabenizo à Justiça pela iniciativa e ao Estado do Amazonas por auxiliar com os meios necessários para realização desses serviços. O tema é importante, necessário e tem nosso total apoio. Temos uma iniciativa nesse sentido, a Lei nº 4.941/2019, que garante o reconhecimento voluntário e gratuito de paternidade. É primordial a todos o acesso a essa documentação básica”, falou o presidente da Aleam.

Conforme a lei de autoria do deputado, o reconhecimento voluntário de paternidade pode ser feito a qualquer momento, sem burocracia, diretamente em qualquer Cartório de Registro Civil, independentemente de onde o nascimento do filho tenha sido registrado. Os custos para emissão da nova certidão de nascimento ficam a cargo dos cartórios de ofício e correrão por conta das dotações orçamentárias próprias.

Dentre os pré-requisitos para ter acesso à gratuidade estão: para filho menor de 18 anos, a mãe deve estar de acordo com o ato, devendo ainda acompanhar o pai no procedimento realizado no cartório. Neste caso, o pai e a mãe devem apresentar os seus documentos pessoais originais, como RG e CPF, comprovante de residência, além da certidão de nascimento original do filho. Quando o filho já é maior de 18 anos, o filho deve estar de acordo com o ato e acompanhar a ida do pai até o cartório.

Registre-se!

O projeto visa aprimorar o acesso à documentação civil básica e promover o resgate da cidadania de milhões de brasileiros que se encontram “invisíveis” na sociedade por não possuírem a certidão de nascimento.

Por meio de parcerias, a iniciativa tem como objetivo garantir que o público-alvo da campanha (povos indígenas, pessoas em situação de rua, migrantes e refugiados e população carcerária) tenha a possibilidade de obter a certidão de nascimento, que é a documentação necessária para sua plena inserção na sociedade, com o acesso a serviços básicos (educação, saúde e previdência, dentre outros).

Ao todo, são 55 instituições e órgãos parceiros no Amazonas que estão juntos para executar as ações do “Registre-se!”. No ano passado, na primeira edição, foram contabilizados mais de 55 mil atendimentos em 22 estados que possibilitaram a emissão de cerca de 31 mil certidões de nascimento.

A região Norte foi a campeã no número de atendimentos, com 21.798, e na emissão de certidões, com 12.772. O segundo maior número de atendimentos ao público, a região Nordeste, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

  

Tags:ALEAMBarcelosBenjamin ConstantEstado do AmazonasGoverno do AmazonasManausTabatinga
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Nacional

Paula Litaiff: Da Imprensa à Pesquisa, Fortalecendo o Diálogo sobre Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

O Legado de Paula Litaiff e a Contribuição para a Pesquisa em Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: O Olhar da Comunicação para a Pesquisa da UFAM sobre Gênero e Poder

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff e a UFAM: Liderança Feminina e Resiliência na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff Fortalece o Gepos da UFAM: Um Novo Capítulo para a Pesquisa em Gênero na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: Reforço Estratégico para o Gepos da UFAM e a Pesquisa em Gênero e Poder na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?