Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Presidente do Banco Central justifica taxa de juros em audiência na Câmara
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Presidente do Banco Central justifica taxa de juros em audiência na Câmara
Nacional

Presidente do Banco Central justifica taxa de juros em audiência na Câmara

2 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

09/07/2025 – 20:37  

Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Gabriel Galípolo: “Banco Central vai perseguir a meta de inflação de 3%”

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse na Câmara dos Deputados que mais de 70% dos itens que compõem o índice de inflação estão acima da meta de 3% ao ano para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Esta, segundo ele, é a principal justificativa para a taxa de juros básica de 15% ao ano fixada pelo Comitê de Política Monetária. Ou seja: a alta de preços não é pontual, mas disseminada.

Ele afirmou aos deputados da Comissão de Finanças e tributação que a taxa de 15% é alta porque a política monetária no Brasil não tem os mesmos efeitos que em outros países. Ele explicou que existem subsídios cruzados que fazem com que as empresas consigam obter crédito com um custo menor que uma taxa normal.

Vários deputados, como Sidney leite (PSD-AM), reclamaram da taxa de juros. “Se nós tivéssemos uma taxa de juros abaixo de dois dígitos, a grande maioria das indústrias do polo industrial da Zona Franca de Manaus estaria trabalhando em três turnos. Mesmo tendo o recorde de venda de motocicletas hoje no Brasil”, disse.

O deputado Paulo Guedes (PT-MG) ouviu a explicação de Galípolo, mas comentou que é injusta a situação atual porque a dívida pública sobe muito, minando o esforço fiscal do governo. “Não consigo, nesse momento, apesar de toda a sua generosidade, da sua explicação até um pouco clara, mas não me convence.”

Gabriel Galípolo disse que o Banco Central não PODE flexibilizar a busca da meta de inflação até porque a expectativa de mercado para a inflação de 2027 ainda é de 4%. Mas sinalizou que a inflação de alimentos já passou de 17,5% em março para 12,5% em maio. “O Banco Central não vai se desviar, nem vai mediar com qualquer outro tipo de busca de objetivo. O Banco Central vai perseguir a meta e vai usar os instrumentos dele que são necessários para defender a moeda, que é uma instituição dependente da credibilidade, e o poder de compra do povo brasileiro.”

Galípolo também falou que o Banco Central está estudando novas formas de regulação do sistema porque, nos últimos anos, vários novos agentes entraram no mercado ofertando crédito.

Sobre a invasão a contas de instituições participantes do pix, Galípolo disse que tudo está sob investigação da polícia Federal. Mas ele explicou que o sistema é íntegro porque a invasão ocorreu pela corrupção de um funcionário de uma empresa e não por um ataque cibernético.

Ele também afirmou que não há nada definido sobre a compra do banco Master pelo BRB até porque os termos do negócio ainda estão sendo fechados. Segundo ele, só depois disso é que o Banco Central dará um parecer sobre a viabilidade da compra.

Reportagem – Silvia Mugnatto
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Deputados criticam anúncio dos EUA de tarifa de 50% para as exportações brasileiras
Próximo artigo Comissão aprova projeto que torna permanentes os incentivos tributários para o esporte

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova prioridade em serviços públicos para mães e cuidadores de pessoa com deficiência ou autismo

12 horas atrás

Câmara aprova projeto que autoriza a criação da Fundação Caixa

14 horas atrás

Ministro da Saúde detalha aumento das despesas e pede mais recursos para a Pasta

14 horas atrás

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei

14 horas atrás

Câmara aprova criação de política de combate à perda e ao desperdício de alimentos

15 horas atrás

Comissão aprova projeto que aumenta penas para crimes sexuais contra vulneráveis

15 horas atrás

Hacker diz que Carla Zambelli mandou invadir sistema do CNJ para provar que era violável

15 horas atrás

Estudo mostra que emendas parlamentares somam mais de R$ 11 bilhões em estados e capitais

18 horas atrás

Comissão aprova projeto que cria Livro Nacional do Mérito na Segurança Pública

18 horas atrás

Comissão aprova projeto que obriga laticínios a informar o preço do leite antecipadamente ao produtor

18 horas atrás

Comissão aprova projeto que assegura atendimento a pessoas com deficiências ocultas

18 horas atrás

Comissão aprova projeto que proíbe discriminação por qualquer motivo contra pessoas do espectro autista

19 horas atrás
Comissão aprova diretriz para segurança de mulheres e crianças em banheiros públicos
Comissão aprova projeto que prevê relatório prévio sobre estado de veículo anunciado em leilão
Comissão aprova critérios para cobrança do Imposto Territorial Rural
Comissão aprova projeto que permite continuar divórcio após morte de cônjuge
Câmara aprova acordo internacional sobre direito do mar
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?