O vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC) participou na última quarta-feira (16/3), do 1º Fórum Municipal de Vacinação, realizado no auditório do Novotel Manaus, no Distrito Industrial I, zona Sul de Manaus. O evento que contou com a participação de especialistas e gestores da área da saúde teve como tema “Imunoprevenção, uma responsabilidade de todos”.
O intuito do Fórum foi discutir maneiras de aumentar a cobertura vacinal, principalmente em crianças na faixa etária de 0 a 14 anos. Segundo a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, o evento não discutiu apenas a expansão da vacinação infantil, mas serviu para fortalezar o compromisso dos todos os profissionais da saúde com o tema. “Para que a estrutura pública funcione bem cada um precisa fazer a sua parte. Nós precisamos estar juntos. Todos comprometidos com o futuro, com a saúde coletiva e a vida”, disse a secretária.
Como presidente da Comissão da Saúde da Câmara Municipal de Manaus (COMSAU/CMM), o vereador Daniel ressaltou a importância da vacinação, especialmente infantil. “A imunização é importante para prevenir sequelas na vida adulta. A vacinação é a arma mais poderosa para melhorar a qualidade de vida do ser humano”, destacou o parlamentar
Elson Melo, conselheiro municipal de saúde, relatou seu drama pessoal ao contar que adquiriu poliomielite (paralisia infantil) por não ter sido imunizado quando criança, por sofrer com as consequência da doença até hoje, ele defende e reforça a importância da vacinação. “Se eu tivesse tomado a vacina, eu não teria passado por todo o tratamento pós-paralisia infantil” e ressaltou que “vacina boa é vacina no braço”.
A vacinação infantil também foi defendida pelos profissionais da saúde, Amanda Alecrim, representante da Sociedade Brasileira de Imunizações e por Djalma Coelho, subsecretário da Semsa.
Fake News sobre vacinas
De acordo com a pediatra, Solange Dourado, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e coordenadora do Centro de Referência de Imunobiólogicos (Crie/AM), a baixa cobertura vacinal está muitas vezes relacionada a difusão de notícias falsas, as famosas Fake News, o que provoca resistência das famílias sobre a eficácia e segurança dos imunizantes.
A médica apontou que 7 em cada 10 brasileiros acreditam em informações falsas sobre vacinas. “Vamos falar sobre isso para acabar com esse medo da vacina e tirar dúvidas com as pessoas certas sobre o assunto”, pontuou Solange.
Durante sua apresentação, a médica indicou um guia chamado “Como se comunicar sobre a segurança das vacinas” produzido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e disponibilizado em pdf através link: https://iris.paho.org/handle/10665.2/53181” .
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador