Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura tem crescimento de 14% em área licenciada com novos alvarás de construção
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura tem crescimento de 14% em área licenciada com novos alvarás de construção
Manaus

Prefeitura tem crescimento de 14% em área licenciada com novos alvarás de construção

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Dados da Câmara Brasileira da Indústria da construção (Cbic) apontam que a indústria da construção prevê um crescimento de 2,5% em 2023. E, esse aquecimento tem reflexo local, com a Prefeitura de Manaus apresentando 14% de alta, em maio, na área licenciada para novos alvarás de construção.

Conforme levantamento do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), foram licenciados 128.687,23 metros quadrados no mês, contra 113.012,48 metros quadrados do mesmo período em 2022.

O mês de maio ainda é o melhor resultado em metragem quadrada licenciada de 2023, com janeiro ficando em segundo lugar, quando o órgão licenciou 119.214,04 metros quadrados com novos alvarás de construção.

As projeções nacionais de crescimento da indústria da construção consideram a evolução no mercado consistente nos últimos dois anos, além de avaliar o ciclo de negócios do mercado imobiliário, que está em andamento e tem demanda habitacional sólida.

O setor em Manaus está aquecido e os números da prefeitura mostram que a capital superou a marca de 3,2 milhões de metros quadrados licenciados com alvarás de construção na gestão do prefeito David Almeida.

São 3.215.615,61 metros quadrados no acumulado de janeiro de 2021 a maio de 2023, representando 2.392 alvarás de construções novos emitidos pelo sistema. De janeiro a maio deste ano, foram mais 432.951,73 metros quadrados de área licenciada e mais 316 certidões expedidas.

“O Implurb vem dando resposta no sentido de agilizar o licenciamento e tem a grata satisfação de ter superado a marca de 3 milhões. Sinal claro e objetivo de que o prefeito David Almeida tem o compromisso de transformar Manaus em uma das melhores cidades para se fazer negócios, se licenciar obra e para ser global. Parabenizamos a equipe do Implurb, que não tem medido esforços, e que tem entendido o projeto do prefeito e da gestão”, destacou o diretor-presidente da autarquia, engenheiro Carlos Valente.

Os números da gestão municipal são reflexo da eficiência e de metas atingidas com alto impacto na geração de emprego e aumento da renda da população.

Biênio 

No último biênio (2021/2022), o setor da construção civil avançou 17,7% ante 8,2% da economia nacional. Somente nos 12 meses, que foram encerrados em setembro de 2022, a construção cresceu 8,8%.

Sobre o investimento no setor, existe expectativa de que programas sociais, como o “Minha Casa, Minha Vida”, contribuam para alavancar os resultados da indústria da construção civil ainda em 2023.

Sobre o assunto, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, garantiu o investimento de R$ 10 bilhões no programa habitacional ainda este ano.

Manaus tem projetos prontos para fazer adesão ao “Minha Casa, Minha Vida”, tão logo o programa tenha as medidas provisórias editadas pelo governo federal.

— — —

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Arquivo/Semcom

Tags:David AlmeidaManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus realiza primeiro ‘aulão’ do programa English Manaus
Próximo artigo Equipe da 10.ª Vara de Família prepara mutirão de audiências de conciliação para 150 processos, no Fórum da zona Norte

Mais notícias desta categoria

Claudemir José Andrade

3 horas atrás

Procon Manaus promove treinamento do Núcleo de Apoio ao Superendividado

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus promove aulas de ginástica para idosos no Parque Municipal do Idoso

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza serviços de manutenção asfáltica na rua 13 de Maio, na zona Sul

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera via estratégica no bairro Zumbi dos Palmares e garante mais segurança no trânsito

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus participa de evento nacional sobre desafios e tendências na área de avaliação educacional

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus capacita profissionais de enfermagem para manejo de lesões diabéticas

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus garante mais segurança viária com obras de manutenção asfáltica no Tarumã

19 horas atrás

Prefeitura elimina mais de 230 lixeiras irregulares em Manaus na primeira semana de setembro

20 horas atrás

Abertura do ‘Setembro Amarelo’ na rede municipal de ensino

20 horas atrás

Prefeito vistoria UBSs de porte 4 e acompanha obras do Implurb

20 horas atrás

Ageman multa Águas de Manaus em R$ 313 mil por falha técnica em obra no Vieiralves

20 horas atrás
Prefeito David Almeida destaca avanço da construção do Plano Municipal de Saneamento Básico
Prefeito David Almeida acompanha presidente Lula em agenda histórica em Manaus
Prefeitura de Manaus realiza serviços de recuperação de drenagem no bairro Redenção
Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica no bairro Lírio do Vale e garante mais mobilidade para moradores
Prefeitura de Manaus conclui obras emergenciais de drenagem no bairro Adrianópolis e garante mais segurança contra alagamentos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?