Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Prefeitura remove 200 toneladas de lixo e entulho acumulados às margens de igarapé na comunidade Águas Claras
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura remove 200 toneladas de lixo e entulho acumulados às margens de igarapé na comunidade Águas Claras
Manaus

Prefeitura remove 200 toneladas de lixo e entulho acumulados às margens de igarapé na comunidade Águas Claras

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 5 de abril de 2025
4 Min Lidos
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza, neste sábado, 5/4, uma operação emergencial de limpeza e desobstrução na rua Acácia Negra, na comunidade Águas Claras, zona Norte. A ação retirou, em poucas horas desta manhã, aproximadamente 200 toneladas de lixo e entulho das margens do igarapé Geladinho, onde a ocupação irregular de uma área verde e o descarte incorreto de resíduos estavam obstruindo a rede de drenagem e provocando alagamentos nas casas vizinhas.

De acordo com o corpo técnico da Seminf, o local foi “invadido” recentemente. Um trecho às margens do igarapé foi aterrado com resíduos de construção civil, madeira e lixo doméstico por um morador que pretendia comercializar o terreno irregular. O acúmulo de entulho acabou bloqueando a saída da drenagem instalada mais abaixo, gerando uma série de transtornos aos demais moradores da área.

“O lixo que é jogado nas ruas volta. Ele entope bueiros, fecha saídas de drenagem e causa alagamento na casa de quem muitas vezes nem tem culpa do descarte incorreto. Aqui na Águas Claras, retiramos 200 toneladas de entulho de um trecho invadido e aterraram com lixo. É inadmissível. A prefeitura faz a parte dela todos os dias, com drenagem, limpeza, educação ambiental, mas precisamos da colaboração de todos. Cidade limpa é responsabilidade de todos nós”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.

A operação contou com uma retroescavadeira e duas caçambas, que retiraram o material para restabelecer o fluxo da água e minimizar os riscos de alagamentos, especialmente durante o período de chuvas intensas.

A situação na comunidade Águas Claras se soma a um problema crônico enfrentado em toda a capital: o descarte incorreto de lixo. Manaus produz mais de 2,3 mil toneladas de resíduos por dia, o equivalente a quase 600 caçambas cheias. Parte desse material é descartado de forma irregular em ruas, margens de igarapés e áreas verdes, comprometendo o sistema de drenagem e provocando entupimentos e transbordamentos.

Somente em 2025, a Prefeitura de Manaus já desobstruiu 1.378 bueiros, executou a manutenção de 1.004 metros de drenagens existentes e implantou 828 metros de novas redes de drenagem profunda, como parte do plano de enfrentamento ao inverno amazônico.

Paralelamente, a prefeitura intensificou ações de desassoreamento de igarapés, educação ambiental nas escolas e campanhas de conscientização para a preservação do maior curso d’água da capital: o igarapé do Mindu, com mais de 20 quilômetros de extensão.

A prefeitura reforça o apelo à população para que descarte o lixo de forma correta, nos horários e locais adequados, evitando danos à infraestrutura urbana e riscos à saúde pública. A cidade limpa é uma responsabilidade compartilhada, e o comprometimento de todos é essencial para prevenir tragédias e preservar os recursos naturais da capital.

— — —

Texto – Alessandra Taveira/Vice-Prefeitura

Fotos – Carlos Oliveira /Vice-Prefeitura 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjC7St6

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica obras no complexo viário Rei Pelé com equipes qualificadas e múltiplas frentes de trabalho

Por Redação Informe Digital
7 de junho de 2025
Manaus

Prefeito David Almeida participa de homenagem ao ministro do STF, André Mendonça, durante Assembleia Geral da Ieadam

Por Redação Informe Digital
7 de junho de 2025

Colônia Antônio Aleixo recebe primeira fase de ações do ‘Mutirão no Bairro’ e sente efeitos imediatos da presença da Prefeitura de Manaus

Por Redação Informe Digital
7 de junho de 2025
Manaus

Prefeitura realiza festa junina ‘Respeito Não Tem Idade’ em alusão ao ‘Junho Violeta’

Por Redação Informe Digital
7 de junho de 2025
Manaus

David Almeida vistoria obras na Lagoa da Compensa

Por Redação Informe Digital
6 de junho de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza roda de conversa sobre os planos em elaboração de Ação Climática, Saneamento Básico e de Redução de Riscos e Desastres

Por Redação Informe Digital
6 de junho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?