Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura recebe Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para alinhar o fortalecimento de políticas públicas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura recebe Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para alinhar o fortalecimento de políticas públicas
Manaus

Prefeitura recebe Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para alinhar o fortalecimento de políticas públicas

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos estiveram reunidos, na tarde desta sexta-feira, 16/6, na Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), da Prefeitura de Manaus, na avenida Compensa, nº 77, Vila da Prata, zona Oeste. A finalidade do encontro foi promover uma maior aproximação entre o governo federal e a administração municipal visando o fortalecimento e suporte às políticas públicas, com o propósito de melhorar o atendimento às necessidades da população. A capital amazonense é a segunda a receber a equipe do ministério, a primeira foi a cidade de São Paulo.

Participaram da reunião, além do titular da Semad, Ebenezer Bezerra, o presidente do Conselho Municipal de Gestão Estratégica, José Arnaldo Lima Grijó, o presidente da Comissão Municipal de licitação, Victor Cipriano; e a controladora-geral do Município, em exercício, Lucilene Viana. Pelo ministério, o secretário de Gestão e Inovação, Roberto Pojo, e a coordenadora-geral de Cooperação Federativa em Gestão, Mariana Brito.  

O secretário Ebenezer Bezerra destacou a disponibilidade do governo federal em assessorar e subsidiar os municípios em aperfeiçoarem e inovarem os seus serviços em vários aspectos. “Nós tratamos de assuntos muito importantes para a gestão, como a contratação e compras públicas, a transferência de imóveis que porventura estejam sendo usados pelas prefeituras, a nova lei de licitações, que exige a integração dos sistemas municipais com o portal nacional e ainda a nova lei de proteção de dados e o apoio que o governo federal poderá nos dar para a sua implantação. Nós estamos muito felizes com isso”, afirmou.

Roberto Pojo, secretário de Gestão e Inovação, do ministério, explicou que o intuito do governo federal é fortalecer a estrutura de área meio e de suporte, responsável pela sustentação à efetiva entrega das políticas públicas. Segundo ele, as reuniões servirão para o compartilhamento de modelos, sistemas e soluções que possibilitem aos cidadãos confiarem no Estado. Ele avaliou como muito positivos os índices alcançados pela gestão do prefeito David Almeida, apontado como o segundo melhor do país na pesquisa do Instituto Paraná divulgada recentemente, e nas áreas de saúde, empregabilidade, previdência, entre outras.

“Nós percebemos que a Prefeitura de Manaus já trabalha com alguns processos muito avançados nessa questão da gestão, tendo um excelente monitoramento dos recursos e um empenho muito grande de tratar a coisa pública com muito respeito. Ficamos muito bem impressionados com esse primeiro diálogo com Manaus”, assegurou Pojo.

O Ministério

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos foi criado em janeiro deste ano com a atribuição de estabelecer as diretrizes, normas e procedimentos voltados à gestão administrativa, à política de gestão de pessoas, liderança e desenvolvimento de competências transversais; à transformação digital, governança e compartilhamento de dados; e à administração do patrimônio imobiliário da UNIÃO, entre outras competências voltadas para uma maior eficiência, eficácia e efetividade do serviço público federal. 

Além dos órgãos de assistência direta e imediata ao ministro de Estado – como a Secretaria-Executiva, a Corregedoria e as Assessorias Especiais – o órgão conta com a Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado. Outras seis áreas, que eram atendidas pelo antigo Ministério da economia, foram migradas para a estrutura do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, compondo as seguintes secretarias: de Gestão e Inovação; de gestão de pessoas e Relações do trabalho; de governo digital; de Coordenação das Estatais; de Gestão do Patrimônio da UNIÃO; e de Gestão Corporativa.

Também fazem parte da estrutura o Arquivo Nacional e, como órgão colegiado, o Conselho Nacional de Arquivos. Entre as entidades vinculadas ao ministério estão a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), a escola Nacional de administração pública (Enap) e a Fundação de Previdência Complementar do servidor público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe).

— — —

Texto – Sandra Monteiro / Semad

Foto – Thelson Souza / Semad

Tags:David AlmeidaManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus lança cartilha sobre Assédio Moral e Sexual no trabalho
Próximo artigo Prefeitura de Manaus promove ‘1° Encontro de Serviços com Profilaxia Pré-Exposição ao HIV’

Mais notícias desta categoria

Guarda Municipal de Manaus reforça patrulhamento no Centro com 126 novos guardas na operação Boas-Festas

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera sistema de drenagem superficial em trecho de 40 metros na avenida Padre Agostinho

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia obra emergencial na avenida Mário Ypiranga para recuperar drenagem e evitar alagamentos

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza operação de trânsito para 4ª corrida do Teatro Amazonas neste domingo

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza controle do trânsito neste domingo

11 horas atrás

Atenção primária de Manaus registra 2,2 milhões de receitas atendidas e amplia fornecimento de medicamentos em 2025

1 dia atrás

Manaus fortalece a Atenção Primária e registra mais de 2,2 milhões de receitas atendidas em 2025

1 dia atrás

Chuvas em Manaus deixam infiltração, desabamento e rompimentos de bueiros até 24/12, diz prefeitura

2 dias atrás

Prefeitura atende quatro ocorrências durante chuva nesta quarta

2 dias atrás

Prefeito David Almeida participa de café natalino no Centro Pop e reafirma ações de acolhimento em Manaus

2 dias atrás

Prefeito participa de celebração de Natal no Centro Pop

2 dias atrás

Natal da Fundação Dr. Thomas reúne 153 idosos em evento de confraternização em Manaus

3 dias atrás
Semulsp retira 3.495 toneladas e consolida limpeza hídrica permanente na orla do rio Negro em 2025
Proben+ abre credenciamento para empresas oferecerem descontos a servidores da Educação de Manaus por 12 meses
Prefeitura de Manaus mantém serviços essenciais de saúde e assistência durante o feriado de Natal
Prefeitura de Manaus divulga episódio do podcast sobre esporotricose animal com gerente do CCZ disponível nas plataformas
Manaus registra aumento de alvarás de construção em 2025 e amplia área licenciada para quase 830 mil metros quadrados
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?