Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura recebe licença do Ipaam para projeto do parque Encontro das Águas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura recebe licença do Ipaam para projeto do parque Encontro das Águas
Manaus

Prefeitura recebe licença do Ipaam para projeto do parque Encontro das Águas

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus obteve a licença prévia (LP) número 014/2023, do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), para o projeto do futuro parque Rosa Almeida, localizado na avenida Desembargador Anísio Jobim, Colônia Antônio Aleixo, zona Leste. Com uma área de urbanização de 17,5 mil metros quadrados em um dos pontos de visão única do fenômeno natural do encontro dos rios Negro e Solimões, a prefeitura se prepara para lançar a licitação para a obra.

A licença foi expedida, nesta segunda-feira, 26/6, para uma área de 1.9132 hectares. Um projeto urbanístico e arquitetônico foi desenvolvido por equipe do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), que se conecta com o museu e o restaurante projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer (morto em 2012).

Tanto a proposta de Niemeyer, de 2005, quanto a do Implurb, de 2021, seguem os critérios para a proteção da dimensão cênica do Encontro das Águas, com áreas de livre circulação e contemplação, valorização do fenômeno e de proteção à paisagem e permeabilidade visual.

“O parque será uma nova referência em opção de lazer, turismo local, nacional e internacional, aproveitando todo o potencial paisagístico natural oferecido pela área. Na questão ambiental, a intervenção vai preservar as árvores existentes, adaptando o traçado de passeios entre as mesmas, tornando o trajeto mais interessante. O parque é voltado para paisagem natural, o Encontro das Águas, o reaproveitamento das árvores existentes e as novas espécies nativas que serão plantadas formando maciços de vegetação”, explicou o diretor do Implurb, Carlos Valente.

construção

Para construir o parque e atualizar sua acessibilidade e importância em uma zona carente de espaços urbanos públicos de qualidade, a prefeitura fez o complemento na proposta e a obra terá museu, restaurante, pavilhão multiuso, pista de caminhada, entre outros mobiliários e paisagismo, com uma área de 37,3 mil metros quadrados.

O ambiente terá duas edificações, uma para acomodar a guarita/área administrativa próxima ao pórtico de entrada, e outra de múltiplo uso, possuindo dois quiosques e banheiros públicos, para dar conforto e atendimento aos frequentadores e turistas, contando ainda com academia ao ar livre, playground e playpet. Nessa implantação se optou em ter uma grande quantidade de áreas de jardins, com paisagismo focado em espécies nativas, desde grandes arbóreas até arbustos.

Escritório

Em 2005, o escritório de arquitetura Oscar Niemeyer projetou a implantação de duas edificações, sendo uma destinada a um museu e outra para um restaurante. Ambas têm área de construção de 3.308,63 metros quadrados.

O museu com dois níveis, o térreo e subsolo voltados para espaços de exposições, se apresenta com uma cúpula de concreto, tendo nas extremidades opostas, duas hastes com 20,70 metros de altura, sendo uma na cor amarela representando o rio Solimões, e outra na cor preta, representando o rio Negro.

A outra edificação é o restaurante/loja, sendo no nível do subsolo, encravado na extremidade oposta ao museu, contendo também um terraço no mesmo nível deste. O restaurante terá acesso por uma rampa com inclinação adequada de acordo com a norma NBR 9050 e o desnível será protegido por guarda-corpo a partir do terraço.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Foto – Divulgação / Implurb

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus leva curso de espanhol avançado para a comunidade da RDS do Tupé
Próximo artigo Prefeitura de Manaus promove treinamento para aprimorar qualidade de vida no trabalho

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus encaminha 49 trabalhadores para vagas fora do Estado em parceria com a Minerva Foods

19 horas atrás

Mais de 20 equipes participaram da 1ª rodada de futsal dos Jogos de Integração dos Servidores da Semed

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus notifica aplicação de lambe-lambe em flagrante e aciona empresas

21 horas atrás

‘Mutirão no Bairro’ no Centro recolhe mais de 520 toneladas de lixo e reforça limpeza urbana na primeira semana

21 horas atrás

Prefeitura mobiliza 500 servidores e oferece programação religiosa e cultural nos campos santos da capital neste domingo

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus e Abrasel-AM firmam parceria para fortalecer a gastronomia no ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

23 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza edição especial do ‘Bolerão no Parque’ em homenagem ao Dia dos Pais

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus mobiliza a população sobre a importância do descarte correto de lixo

2 dias atrás

Feirão ‘Negocia Manaus’ da prefeitura encerra segunda edição com mais de 900 acordos para quitação de dívidas

2 dias atrás

Ação inédita da Educação Especial no rio Negro

2 dias atrás

Primeira semana do ‘Mutirão no Bairro’ no Centro tem 74 notificações e duas multas aplicadas para desocupar calçadas

2 dias atrás

Maria Clara & JP são atração infantil do ‘#SouManaus 2025’

2 dias atrás
Interdição temporária no cruzamento da Autaz Mirim com a Itajubá
Operação ‘Mutirão no Bairro’ na avenida Epaminondas
Prefeitura realiza mais de 200 ações de sinalização em três dias e reforça segurança no trânsito de Manaus
Prefeitura de Manaus participa de congresso de engenharia tratando de ‘Desenvolvimento Urbano Integrado’
Prefeitura de Manaus realiza pavimentação em vicinal do ramal Rio Branquinho
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?